quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O MITO DA AIDS

TRISTE NÚMEROS DA AIDS



Controle da AIDS no Brasil




O mapa do controle da AIDS, divulgado pelo Ministério da saúde (MS), mostra o Rio de Janeiro como o segundo Estado com maior número de novos casos da AIDS no País.

Veja só, dados de 2007, para cada 100 mil indivíduos, registrou-se 28,9 casos, qie é um índice muito superior que a média brasileira, que é correspondente a 17 casos para cada 100 mil habitantes.

Hoje, sabe-se com segurança que o vírus está presente :
a) no esperma;
b) nas secreções vaginais;
c) no leite;
d) no sangue.

Logo o contato com estas substâncias pode gerar contágio.

O indivíduo portador do vírus do HIV, pode ficar até 10 anos sem desenvolver a doença ou apresentar os principais sintomas, que são:
a) febre alta;
b) diarréia constante;
c) crescimento dos gânglios linfáticos;
d )perda de peso;
e) erupições na pele.

Quando diminui a resistência da ou seja, a imunidade cai, surge as doenças oportunistas, como:
a) pneumonia;
b) resfriados;
c) toxoplasmose;
d) monilíase, etc.........

Para diminuir a incidência da doença, todos devem estar atento aos cuidados necessários para prevenir a mesma e usar de forma correta o preservativo nas relações sexuais.
É direito de todo indivíduo exigir agulhas e seringas descartáveis em qualquer procedimento médico e não deve-se deixar usar objetos estéreis em qualquer procedimento que entre em contato com o sangue.

Em caso de transfusões, exija o sangue com o selo do teste do HIV, ou seja as bolsas de sangue com o selo do Hemo-Rio (órgão responsável pelo teste dos sangues no Rio de janeiro).

Prevenir é melhor do que remediar!

A doença não escolhe: raça, cor. Sexo, posição social ou idade, todos estão sujeitos a contrair a doença, principalmente os mais descuidados.











Nenhum comentário:

Postar um comentário