sexta-feira, 16 de abril de 2010

Aneurisma Cerebral

Aneurisma Cerebral



O que é, tratamento, causas, riscos e sintomas




O que é aneurisma cerebral



Aneurisma é uma dilatação anormal na parede de uma artéria, a qual é um vaso sanguíneo que carrega sangue rico em oxigênio do coração para outras partes do corpo. Quando o aneurisma ocorre em uma artéria do cérebro ele é chamado de aneurisma cerebral. A maioria dos aneurismas cerebrais não produz nenhum sintoma até que fiquem grandes e comecem a vazar sangue ou rompem-se. Quando o aneurisma cerebral cresce demais ele pode romper-se, causando sangramente perigoso, e freqüentemente fatal, dentro do corpo.



Um aneurisma cerebral que rompe causa derrame, o qual pode incluir como sintomas dor de cabeça forte e súbita, náusea, vômito, pescoço duro, fraqueza repentina em uma área do corpo, dificuldade repentina de falar e até perda de consciência, coma ou morte. O grau de periculosidade do aneurisma cerebral depende do seu tamanho e localização no cérebro, se ocorreu vazamento ou ruptura, e ainda a idade e saúde geral da pessoa.





Causas do aneurisma cerebral


Um aneurisma pode ser resultado de arteriosclerose. Quando a arteriosclerose desenvolve-se, a parede da artéria fica grossa, danificando e perdendo seu revestimento interno normal. A área danificada da artéria pode se dilatar em decorrência da pressão sanguínea, resultando em aneurisma. O aneurisma também pode ocorrer em decorrência da constante pressão alta dentro de uma artéria.








Fatores de risco para o aneurisma cerebral



Os fatores que podem aumentar o risco de aneurisma cerebral incluem:
* Arteriosclerose.
* Fumo - há oito vezes mais risco de desenvolver aneurisma se a pessoa fuma.
* Histórico familiar de aneurisma, doença cardíaca ou outros problemas nas artérias.
* Pressão muito alta e contínua entre os 35 e 60 anos de idade.
* Uso de entorpecentes como cocaína.





Sinais e sintomas do aneurisma cerebral



Se o aneurisma cerebral pressionar nervos do cérebro, ele pode
causar sinais e sintomas que incluem:
* Pálpebra caída.
* Visão dupla ou outras alterações na vista.
* Dor acima ou atrás do olho.
* Pupila dilatada.
* Fraqueza ou falta de sensibilidade em um lado da face ou do corpo.
.


Se o aneurisma cerebral romper-se, os sintomas podem incluir dor de cabeça súbita e forte, náusea, vômito, pescoço duro, perda de consciência e sinais de derrame. Os sinais de derrame são similares aos mencionados para o aneurisma cerebral, mas eles geralmente aparecem subitamente e são mais severos. Qualquer um desses sintomas requer atenção médica imediata.





Tratamento do aneurisma cerebral




O tratamento para aneurisma cerebral depende do seu tamanho, localização, se está infectado e se houve ruptura. Um aneurisma cerebral pequeno que não se rompeu pode não necessitar de tratamento. Um aneurisma cerebral grande pode pressionar o tecido do cérebro, causando dor de cabeça forte ou visão prejudicada, e tem grande probabilidade de romper. Se o aneurisma romper, haverá sangramento no cérebro, que causará derrame cerebral. Se um aneurisma cerebral ficar infectado, necessitará de tratamento médico imediato. O tratamento para muitos aneurismas cerebrais, especialmente os grandes ou que estão crescendo, envolve cirurgia, a qual pode ser arriscada dependendo da localização.





Colocação de stent ajuda no tratamento de aneurisma cerebral


A embolização de aneurisma com colocação de stent assistida é uma opção de tratamento eficaz para pessoas que sofreram de um aneurisma cerebral com ruptura, revela um estudo publicado na revista “Radiology”.


Um aneurisma cerebral é uma dilatação que se desenvolve numa área frágil da parede de uma artéria cerebral. A ruptura do aneurisma resulta numa hemorragia intracraniana, a qual é frequentemente fatal. Os tratamentos para uma ruptura de um aneurisma incluem a cirurgia e um procedimento pouco invasivo denominado de “embolização”, no qual a dilatação na artéria cerebral é preenchida com fios metálicos para ajudar na prevenção de hemorragias repetidas e para restaurar o fluxo sanguíneo normal.








No entanto, na opinião dos autores do estudo, este procedimento pode ser falível em situações em que a região da artéria proximal ao aneurisma é larga, o que pode levar a que os fios metálicos sejam projectados para fora da dilatação.



Para este estudo, os investigadores da University of Tempere, na Finlândia, avaliaram uma outra opção de tratamento, denominado por “embolização com colocação de stent” assistida”. Neste procedimento, um stent é colocado na região proximal ao aneurisma, de forma a ajudar a manter os fios metálicos dentro da dilatação.



Os investigadores, liderados por Olli Tahtinen, verificaram que a implementação teve sucesso em 44 dos 61 participantes do estudo. Foi também constatado que o fluxo sanguíneo foi restaurado em 64% dos casos.



Em declarações ao sítio HealthDay, Olli Tahtinen afirma que este novo procedimento “é uma opção eficaz para o tratamento de aneurismas cerebrais com ruptura, os quais são difíceis de serem tratados cirurgicamente ou pela embolização com balão.”

15 comentários:

  1. minha esposa tem muita dor de cabeça,ela e super agressiva ,tem preguiça,transtorno da personalidade e dor com inchaço na coluna cervical com fortes dores na nuca. pode ser um aneurisma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é que ela procure um especialista ( um neurologista ). Este profissional poderá fazer uma avaliação e chagar a um diagnóstico preciso.
      Obrigado pela visita !

      Excluir
  2. se possivel aguardo a ajuda de um profissional neurologista acima descrito,para informar melhor

    ResponderExcluir
  3. Minha mãe teve neurisma cerebral gigante segundo o neurologista.ele nao quer fazer uma cirurgia nela porque disse que estar localizado num lugar muito sensivel eperigoso no cerebro ,onde se haver cirurgia ela pode morrer e disse tambem que pode haver sangramento a qualquer momento.Então nos mandou para uma segunda opinião.Espero uma resposta mais esclarecedora para me orintar melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Há casos em que o risco cirúrgico se torna incontestável, o neurologista é o profissional mais indicado para fazer esta avaliação. As vezer uma cirurgia pode encurtar o tempo de vida de uma pessoa, para isso existe o risco cirúrgico, através dele o especialista avalia os pós e contras e decide pela melhor condição de manter a vida do paciente.
      Talvez um outro tipo de tratamento possa ser mais siguinificativo que a cirurgia ( produza menos risco ).
      Pelo que vejo ela esta nas mãos de um profissional consciente.

      Excluir
  4. Excelente post!Aqui na minha cidade ocorre muitos casos de aneurisma cerebral,inclusive em jovens,é impressionante e triste.abçs

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao diga isto entrega nas mãos de Deus, acredite e tenha fé nada é impossivel para QUEM CRE EM DEUS. e espero de coração q tenha ocorrido tudo bem com sua mãe.

      Excluir
  6. minha mãe era hipertensa e não se cuidava direito há 6 meses ela passou mal com uma dor de cabeça muito forte, vomito pensamos que fosse a pressão mas ela não parava de reclamar de dor de cabeça quando levei ao hospital ela já estava perdendo algumas informações e não estava falando direito foi feita uma tomografia e detectaram
    a aneurisma e a operaram mas só sobreviveu uma semana.
    demoramos cerca 7 horas para levá-la ao hospital será q esse socorro tardio pode ter influenciado na morte dela? e nós filhos temos risco de desenvolver a mesma coisa?obrigado

    ResponderExcluir
  7. Nós seres humanos temos o costume de quando sentimos cefaleia (dor de cabeça) não investigarmos a causa. Esse processo de aneurisma não surge da noite para o dia, é um processo que vem de longo tempo, gradativamente. As vezes sentimos uma cefaleia e não damos a devida importância a mesma.
    O grau do aneurisma é variável, depende de sua localização (superficial ou profundo : isso num linguajar popular). Quando uma aneurisma é muito extenso o risco de sequelas é muito grande e em consideradas situações é fatal.
    Todos nós corremos o risco de ter esta patologia, uns mais outros menos, tudo depende da história genética associada ao ritmo de vida que cada um leva.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Aceite um conselho. Tire a da casa de repouso, pois Uma Mãe merece todo o nosso cuidado! Cuide dela. Nada como ser tratada pela própria família e no futuro você sentirá muito remorso.

    ResponderExcluir