quarta-feira, 7 de abril de 2010

ATRAGÉDIA RONDA NITEROI

1961 FOI O FOGO HOJE É A ÁGUA


INTRODUÇÃO


A maior tragédia da história dos picadeiros foi em Niterói, em 1961, quando o Gran Circus Norte-Americano pegou fogo. O incêndio, criminoso, provocou a morte de mais de 400 pessoas. Houve ainda acidentes fatais como o do Circo Vostok, em Pernambuco, em 2000, quando uma criança de 6 anos foi devorada por leões. Mesmo números sem animais ferozes podem acabar mal. A maioria dos espetáculos coloca a vida dos artistas em risco e nenhum número é completamente seguro.



FOGO DESTROI O PICADEIRO


Niterói era a Capital do Estado do Rio e tinha uma população à época, semelhante a densidade demográfica de Cabo Frio hoje: cerca de 200 mil habitantes. Era 17 de dezembro de 1961 e o Gran Circus Norte-Americano estava apresentando, após exaustiva divulgação pela cidade, a sessão inaugural de uma temporada de 10 dias. Exatamente por ser a primeira apresentação, o circo recebera uma superlotação de público. Era uma tarde de domingo muito quente. Fazia em torno de 39 graus. Além de 300 convidados, pagaram ingressos 2800 pessoas.



Adilson Marcelino Alves, o “Dequinha”, foi o principal responsável pelo espetáculo de horror que traumatizou o mundo e atraiu milhares de voluntários para o socorro às vítimas que sobreviveram à tragédia. “Dequinha”, o incendiário, havia sido contratado como mão-de-obra temporária para a montagem do circo, com outros 49 trabalhadores. Mas se desentendera com um funcionário do circo.Por isso,acabou expulso debaixo de agressões. Ele resolveu vingar-se e chamou dois amigos para ajudá-lo no ato criminoso. Ele foi demitido após 2 dias de trabalho sob acusação de preguiçoso e ladrão pelo dono do circo, Dino Stevanovich.


Juntaram-se a “Dequinha”, José dos Santos, “Pardal” - ladrão que cumpria 10 anos de cadeia, mas estava solto sob licença especial do diretor do presídio – e Walter Rosa dos Santos, “Bigode”, ambos acompanhados de Regina Maria da Conceição e Dirce Siqueira de Assis, respectivamente. A caminho do picadeiro da tragédia, “Bigode” comprou l litro de gasolina e deixou a garrafa com o combustível escondida numa árvore.O show já estava em andamento quando “Dequinha” e “Bigode” removeram um tapume e passaram por baixo da lona.Conseguiram entrar sem pagar os ingressos. “Pardal”, o terceiro cúmplice, preferiu aguardar à distância, bebericando, na companhia das duas mulheres.



Lá dentro do Gran Circus Norte-Americano, os dois incendiários ocuparam o último degrau da arquibancada.Assistiram vários números e até deram gargalhadas e bateram palmas. O show estava chegando ao fim quando o funcionário do circo, Maciel Felizardo, reconheceu “Dequinha” na platéia e ameaçou deslocar-se ao seu encontro na arquibancada.As trapezistas apresentavam os últimos minutos de um número de contorcionismo, quando “Dequinha” deu a ordem a “Bigode”: ta na hora, gritou. Nesse momento, de acordo com o inquérito,o comparsa tentou demover o principal criminoso do plano, alegando que havia muita gente no local e alguém poderia morrer. “Dequinha” reagiu, afirmando “que estava com bronca do dono do circo e que ele o devia”.



Os dois criminosos saíram do circo por onde entraram e voltaram a se juntar a “Pardal” e as duas mulheres para o ato máximo da loucura: “Bigode” derramou a gasolina sobre a lona e ainda ponderou com “Dequinha”, dizendo que já havia derramado o combustível e se ele quisesse tocar fogo, que tocasse, problema dele.O incendiário não pestanejou: riscou o fósforo e o atirou sobre a lona embebida de gasolina. O fogaréu provocou um pavor tão grande que, soube-se depois, a trapezista Nena Stevanovich não concluiu o tríplice mortal e, desesperada, caiu sobre a rede de proteção. Foi a primeira a gritar fogo! Pronto: estava começando a maior tragédia já vista em Niterói. O mundo acompanharia depois as cenas dramáticas daquela terrível tragédia que arrasou a ex-capital do RJ naquele domingo de dezembro de 1961.



Os detalhes desse incêndio criminoso do Gran Circus são ainda mais comoventes e absurdos. Por exemplo: o circo ardeu em chamas quando faltavam apenas 20 min. para o encerramento daquele primeiro espetáculo, onde estavam mais de mil crianças. Ao anunciar que a lona era de nylon, a companhia confessara uma propaganda enganosa. Em menos de 50min, o fogo consumiu todo o material ordinário de cobertura, ingrediente a mais para ativar a fúria do fogo e atingir rapidamente as pessoas que, em vão, tentavam a fuga impossível no meio de uma multidão aos gritos, em pânico, atingida pelo fogo ou eram pisoteadas.



Os espectadores – todos ao mesmo tempo – tentavam deixar aquele local, agora de pavor e morte, por um mesmo corredor de entrada. O clima de fim de mundo do incêndio se completava com o rugir das feras, feridas e presas nas jaulas nos fundos do circo. Resumo da ópera bufa: “Dequinha” era um desequilibrado.Na época tinha 22 anos, mas a idade mental dele era de 6 anos e 3 meses.Réu confesso, pegou 16 anos de cadeia, mas foi assassinado a tiros uma semana após deixar a prisão.”Bigode” também foi condenado a 16 anos e “Pardal” pegou l4 anos de cadeia. O cirurgião plástico Ivo Pitangui teve participação fundamental no socorro às vítimas. Ele utilizou 300 metros de pele liofilizada (congelada) - enviados pelos EUA - nas cirurgias reparadoras.



Figura emblemática desta tragédia de Niterói em 1961 foi o então empresário de transportes José Datrino, que abandonou seus caminhões e, “numa performance religiosa”, ouviu as vozes “astrais” que –segundo confidenciara aos amigos – o chamaram para uma missão espiritual junto as famílias dos mortos do circo. Datrino, que ganhou fama no eixo Rio – Niterói como “Profeta Gentileza” fez das cinzas do circo um belo jardim e passou a consolar familiares enlutados, levando-lhes palavras de paz, bondade e compreensão. Erguendo uma túnica branca comprida, cabelos longos, e sempre empunhando uma placa com mensagens positivas e otimistas,o Profeta Gentileza deixou sua marca nas pilastras do Viaduto do Caju e, antes de sua morte, foi homenageado pelo cantor Gonzaguinha, Marisa Monte e pela Escola de Samba Grande Rio.



O ano de 1961 foi, como se constata, marcado realmente por muitos acontecimentos importantes e relevantes do ponto de vista histórico (e até nostálgicos) , mas nenhum fato atingiu o absoluto nível de gravidade como o trágico incêndio do Gran Circus Norte-Americano, que transformou, (através de um mutirão de voluntários) o Ginásio Caio Martins numa fábrica improvisada de caixões,e o Hospital Antônio Pedro num endereço de muita dor, pavor e mortes. Assim foi 1961, o ano da Bossa Nova, do Santos e do Botafogo. Da pílula e do twist. Do então astronauta soviético Yuri Gagarin, primeiro homem a entrar em órbita. Lá de cima ele deu uma olhada e disse que a terra era azul. Niterói não deveria estar no foco de Gagarin. Aqui a paisagem era sombria, e a dor muito profunda. A cidade, ardendo em chamas, chorava e enterrava centenas de mortos.



FONTE DA PESQUISA : http://intertvonline.globo.com/rj/colunas.php?id=82



HOJE NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO A CHUVA JÁ MATOU MIS DE 140 PESSOAS, SÓ EM NITEROI JÁ HOUVE 82 ÓBITOS ATÉ O MOMENTO .





Chuvas provocam novo deslizamento em Niterói

Dezenas de casas foram atingidas na noite desta quarta-feira



A cidade mais castigada pelas chuvas que caem sobre o estado do Rio desde a noite de segunda-feira, Niterói, a 15 km da capital, sofreu com um novo deslizamento de terra pouco antes das 22h desta quarta-feira, 7.


Segundo informações do Corpo de Bombeiros, aproximadamente 45 casas teriam sido atingidas pelo deslizamento e soterrado cerca de 50 pessoas, no Morro do Bumba, no Viçoso Jardim – bairro conhecido como "mar do morros".

Segundo moradores, no momento do deslizamento não chovia na região. No entanto, segundo os bombeiros, o fato de o terreno ser propício a deslizamentos pode ter contribuído para o acidente.



Pouco depois da tragédia, moradores estavam desesperados, chorando, gritando nomes de parentes e tentando ajudar com as próprias mãos as equipes dos bombeiros que foram desviadas de outros locais para tentar encontrar soterrados.



De acordo com o coronel Alves de Souza, três corpos já foram encontrados no local. Outras 25 pessoas foram resgatadas. Ele assegurou que os bombeiros que fazem o trabalho de remoção não correm risco de morte ou de sofrer acidentes.



O trabalho segue durante a madrugada, com ajuda de escavadeiras para remover toneladas de entulhos e lama. Um helicóptero auxilia na iluminação da área já que a rede elétrica teve de ser desligada para evitar mais acidentes.



Conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura, como a área já havia sido muito atingida pela enxurrada, havia a expectativa de que muita gente tivesse saído de casa e o número de vítimas fosse menor.



O número de mortes decorrentes das chuvas no Rio nos últimos dias superou os óbitos ocorridos na tragédia que abalou Santa Catarina em novembro de 2008.



Enquanto em SC foram 135 mortos em 16 municípios, no Rio, pelo menos 146 pessoas morreram em apenas sete cidades.



Fonte: Correio do Povo

Novo deslizamento deixa ao menos três mortos em Niterói

Um deslizamento de grandes proporções ocorrido às 20h50 desta terça-feira provocou ao menos três mortes no bairro Viçoso Jardim, no morro do Bumba, em Niterói. Com isso, sobe para 82 o número de mortes confirmadas no município por causa das chuvas que atingem a região desde o início da semana. Niterói é a cidade mais afetada pelos temporais que castigam o Rio de Janeiro há dois dias. Até às 23h30, os corpos de três pessoas tinham sido encontrados e 21 sobreviventes haviam sido resgatados.

Dezenas de casas soterradas no Morro do Bumba, Niterói #chuvanorio

Bombeiros já confirmam duas mortes. Cerca de 30 casas foram cobertas por terra e lama no Morro do Bumba, no Cubango

Um deslizamento de terra, na noite desta quarta-feira, soterrou dezenas de casas no Morro do Bumba, próximo à garagem da Viação Santo Antônio, na localidade conhecida como Viçoso Jardim, em Niterói. O número de imóveis atingidos pode chegar a 50, segundo bombeiros que estão no local. Estima-se que cerca de 60 pessoas estejam soterradas, e pelo menos dois corpos já foram retirados.

Vinte e três pessos já foram resgatadas com vida. Os feridos estão sendo levados para o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), em Niterói. O fornecimento de energia foi cortado no local, para evitar riscos de explosões e incêndios. Bombeiros dos quartéis de Niterói, Itaboraí, Itaipu e São Gonçalo foram mobilizados. O trabalho de resgate vai atravessar a madrugada. O secretário estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, e o prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, estão seguindo para o local da tragédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário