quarta-feira, 7 de abril de 2010

GLOSARIO DE ALGUMAS PLANTAS MEDICINAIS

Uso das ervas populares é regulamentado pela Anvisa



http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/bed98b8041b63b4f8cb5dd255d42da10/tabela.pdf?MOD=AJPERES


Recorrer a uma planta, folha, casca, raiz ou flor para aliviar os sintomas de algum problema de saúde como gripe, dor de cabeça ou mal-estar é prática comum. Tomar um chá de boldo para curar a dor de estômago ou de camomila para acabar com a ansiedade é receita de vovó seguida à risca de geração em geração. A boa notícia é que agora a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) reconhece os benefícios das chamadas “drogas vegetais” e regulamenta o seu uso.


Porém, a Agência alerta que a ação terapêutica desses vegetais é influenciada pela forma de preparo. Alguns possuem substâncias que se degradam em altas temperaturas e por isso devem ser macerados. Já as cascas, raízes, caules, sementes e alguns tipos de folhas devem ser preparados na água em ebulição (fervente). Frutos, flores e grande parte das folhas devem ser preparadas por meio de infusão, ou seja, joga-se água quente sobre o produto, tampa e aguarda-se um tempo determinado para a ingestão.



A resolução da Anvisa também fica de olho na segurança da manipulação desses produtos que serão submetidos a testes de garantia de que estão livres de microrganismos como bactérias e impurezas, além da qualidade e da identidade. A fabricação, importação e comercialização das ervas deve ser informada no mínimo de cinco em cinco anos.



Os locais de produção destas “drogas vegetais” também devem cumprir as Boas Práticas de Fabricação. As empresas precisam informar nas embalagens dos produtos o nome e endereço do fabricante, datas de fabricação e validade, contra-indicações, número do lote, posologia e formas de uso.

Assim como as ervas, os medicamentos fitoterápicos também são obtidos de plantas medicinais, mas são manipulados e distribuídos em cápsulas, xaropes, tinturas etc.



Obs: O uso de qualquer substância, natural ou não, deve ser consultada antes com especialistas para que se tenha o máximo de certeza. Pesquise, comente, se informe.



Veja a relação abaixo um pequeno glossário sobre plantas medicinais:


Agar-ágar – Alga marinha usada como laxante suave, aumenta o bolo fecal melhorando as contrações intestinais. Fonte natural de colágeno vegetal, substância importante para prevenir rugas e flacidez. Auxilia no tratamento de emagrecimento.

Alcachofra – Estimulante das funções digestivas e hepáticas. Atua nas afecções do fígado e vias biliares. Reduz a taxa de colesterol e triglicérides. Auxilia no emagrecimento. Usado no tratamento de hepatite, cirroses, cistites, hipertensão arterial e edemas.


Alcaçuz – Controlador da azia, ulceras, gastrites é popular contra a hepatite, icterícia, estomago dilatado, enjôo e espasmos musculares. Age na expectoração dos brônquios e combate a asma.

Alfafa – Fortificante, combate o raquitismo, abre o apetite, é calmante, tônico, repõe as forças na debilidade. Suplemento alimentar rico em vitamina A, B, C,E e k e minerais como fósforo, ferro, magnésio e silício.


Berinjela – Pode reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, combater a arteriosclerose e problemas cardiovasculares. Diminui o ácido úrico e auxilia nas dietas de emagrecimento.


Betacaroteno – É encontrado em frutas, verduras e legumes. Essencial para a função normal da retina, crescimento ósseo, função testiculares, ovarianas e regula o crescimento do tecido epitelial.

Beterraba – Ajuda a baixar os níveis de colesterol total e LDL (mau colesterol). Evita que as paredes das artérias sejam danificadas e oxidadas pelos radicais livres. Favorece o bom funcionamento do fígado, rins, vesícula, baço e intestino.


Boldo – possui propriedades estimulantes e tônicas da função digestiva. Ministrado e casos de problemas estomacais, fígado, prisão de ventre e ressacas.


Carqueja – Possui ação reguladora do aparelho digestivo. Combate dor de cabeça e problemas hepáticos. Auxilia no controle da obesidade.


Carvão Vegetal – Auxilia no tratamento das dores de estômago, mau hálito, aftas, gases intestinais e intoxicações. É também recomendado como um antidiarrético.

Cáscara Sagrada – Indicado no tratamento de constipação intestinal e como laxativo.

Castanha da Índia – Poderoso agente contra diversos males da circulação sanguínea. Aumenta a resistência dos vasos capilares, diminuindo a queda de cabelos fracos. Indicado no tratamento de varizes, hemorróidas, flebites e perturbações na circulação venosa.

Catuaba – Tonico estimulante do sistema nervoso indicado para estabelecer a potencia sexual, funções digestiva e fraqueza em geral.

Cavalinha – Combate das doenças das vias urinaria, rins e bexiga. É cicatrizante auxilia no tratamento de úlceras, cálculos renais, gota e doença do fígado. A cavalinha é indicada para regime de emagrecimento.


Centelha Asiática– Suplemento que pode reduzir os riscos de desordens circulatórias, celulite informações de quelóides. Regula a produção de colagem, ajuda a liberar a gordura localizada.


Chapéu de Coro – Combate a tose gripes e resfriados. É diurético e facilita as infecções dos rins, bexiga e vias urinarias. Utilizado no tratamento do reumatismo e da gota.

Clorela – Alga de elevado valor nutritivo, conhecido como a mais completa fonte de vitaminas e sais minerais. Indicada nos casos de carência alimentar. Agem no sistema imunológico e elimina metais pesado do organismo.


Dente de Leão – Tem propriedades diuréticas; é tônico, digestivo, estimulante do fígado e das glândulas linfáticas. Ajuda e eliminar a uréia o colesterol e o acido úrico. Alivia anemia, insuficiência e hepática, cistite reumatismo e gota.

Espirulina - Fonte natural proteínas, vitaminas e sais minerais. Eficaz no tratamento de desnutrição, anemia e no combate no estresse fortalecendo o sistema imunológico, eliminando metais pesados do organismo.

Fucus – Auxilia no tratamento de emagrecimento e da gordura localizada. Possui efeitos desintoxicantes intestinais e laxantes.


Garcínia Camboja – Auxilia Nos regimes de emagrecimentos. E supressora do apetite, reduz lipídios do sangue e aumenta o nível de energia do organismo.


Garra-do-Diabo – Possui ação antiinflamatória. Auxilia no tratamento de doenças reumático e digestiva e do sistema locomotor como: atrite, artrose, gota, bursite, fibromialgia, tendinite, reumatismo.

Gengibre – Estimula as atividades gástricas, celebrais, e exerce pronunciada ação sobre os órgãos reparatórios e o aparelho genital. Usado em dispepsias, cólicas, flatulência, rouquidão, bronquites e catarros.


Ginkgo Biloba – Melhora a memória, visão, combate a labirintite, usado n tratamento das microvarizes e ulceras varicosas. Eliminas os radicais livres.


Ginceng – Considerado como rejuvenescedor. Ativa a recuperação do sangue, combate ao estresse estimula as funções sexuais. É também utilizado no combate ao diabetes.


Guaraná – estimulante natural de ação rápida, combate o cansaço físico e mental, oferecendo o organismo uma sensação de bem-estar e vitalidade.


Hipérico – Indicado no combate a insônia, nervosismo, depressão, insuficiência hepática, má digestão, diarréia crônica, acideis excessiva no estomago e vermes intestinais.


Kava-Kava – Indicado como ansiolítico e modulador de áreas os sistemas nervoso central. Relaxante muscular, atua também no tratamento de insônia, alem de amenizar o sintoma da TPM.

Lecitina de Soja – Auxilia na redução da taxa de colesterol e triglicérides, combate arteriosclerose. Previne a formação de cálculos biliares, fornece colina e fósforo que são nutrientes essenciais ao cérebro.


Levedo de Cerveja – Suplemento natural rico em vitaminas do complexo B e aminoácidos. Aumenta a resistência física, principalmente dos atletas. Fortalece a raiz dos cabelos.


Maçã – Melhora o desempenho sexual induzindo naturalmente na produção de testosterona provocando o aumento da libido.


Maracujá – A farinha da casca do maracujá e um suplemento indicado como fibra alimentar, regulariza a função intestinal e eficaz no combate da diabetes e do colesterol.


Marapuama – Antidisentérico, anti-reumático, antiestresse, e tônico. Aumenta libido e estimula o desempenho sexual. Combate a sonolência, indisposição, fadiga e cansaço. Aumenta o vigor físico e a capacidade mental.

Óleo de Alho – Efetivo antimicrobiano e antiviral. Combate a bronquite, gripe e afecções intestinais, fluidifica o catarro, melhora a absorção da vitamina B, prevenindo beribéri, o cansaço muscular e nervoso.


Óleo de Copaíba – Conhecido como o balsamo de copaíba. Anti-séptico e cicatrizante natural, usado no tratamento das vias urinarias, respiratórias, pulmonárias, contra tossi e bronquite.

Óleo de gérmen de trigo – Fonte natural de vitamina E. eficaz na fertilidade em ambos os sexos. Aumenta a resistência física dos esportistas, combate a fadiga revitaliza a pele agindo contra o ressecamento e as rugas.

Óleo de linhaça – É um suplemento que resultou em uma freqüência de ataques de asma. Reduz a pressão arterial, combate as doenças cardiovasculares, reduz o colesterol e triglicérides, mantém a pele saudável, fortalece o sistema imunológico, auxilia no tratamento da osteoporose, e da artrite reumatóide.


Óleo de Prímula – Usado contra o endurecimento da parede das artérias e no tratamento da TPM. Combate a esclerose múltipla, pressão alta, cirrose hepática, inflamação e reduz o colesterol.

Pata-de-Vaca – Considerada eficaz no tratamento do diabetes e nas ações purgativas e diuréticas. Se usada diariamente, permite um regime alimentar menor rigoroso para os diabéticos. Possui ainda propriedades antidiarréicas.


Porangaba – Supressora do apetite, agente emagrecedor, cardiotônica, estimula a circulação sanguínea e elimina o deposito de gorduras nas veias reduzindo as doenças cardiovasculares.


Quebra-Pedra – Usado na eliminação de cálculos renais, nefrites e cistites. Diurético e eficaz no tratamento do ácido úrico e de todas suas manifestações.

Tribulus Terrestre – Estimula a função erétil e o aumento da libido em homens e mulheres, aumenta os níveis corporais de testosterona, e LH reduzindo os níveis de colesterol. É cardiotônica estimulante do apetite. Os tribulus terrestres combate a síndrome pó-menopausa e auxilia no aumento muscular dos atletas.

Senne – Possui ação laxativa, elimina os gases e normaliza o funcionamento do intestino.

Unha-de-Gato – Poderoso imunoestimulante. Indicada contra gripe,virose, alergia em geral, sinusite, renite, amidalite, bursite, artrite, gastrite, ulcera gástrica, inflamações geniturinárias, prostatite, reumatismo, diabetes, alterações do ciclo menstrual.


Valeriana – Combate a taquicardiaco, insônia, fadiga, cefaléia, de origem nervosa enxaqueca estresse depressão. E sedativo e anti-espasmótico.

Vinagre de Maçã – Indicado no regime de emagrecimento. Ajuda o fígado a promover a desintoxicação do organismo. Agiliza o metabolismo, eliminando o excesso de gordura acumulada no corpo. auxilia na redução do colesterol e promove o bom funcionamento do intestino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário