domingo, 29 de agosto de 2010

CUIDADO COM O SEU VOTO ELE PODE SER UMA ARMA CONTRA VOCÊ

FUNÇÕES DO GOVERNADOR





O GOVERNADOR TEM FUNÇÕES E OBRIGAÇÕES PARA COM UM ESTADO E NÃO PARA COM UM MUNICÍPIO EM PARTICULAR. O

GOVERNADOR TEM OBRIGÇÕES PAR COM TODOS OS MUNICÍPIOS DO ESTADO EM QUE ELE EXERCE A FUNÇÃO DE GOVERNADOR.




No Brasil Contemporâneo, o cargo de governador é posto como o de líder máximo do Poder EXECUTIVO de um Estado da federação. Na condição de chefe, ele deve representar o seu Estado nas mais importantes questões políticas, administrativas e jurídicas que envolvam os interesses da mesma região.


O mandato de um governador do Brasil dura quatro anos e pode se estender por igual período se o mesmo for reeleito pelo voto direto. Nos Estados Unidos, a escolha de um governador acontece a partir da votação em um conjunto de delegados que representam a intenção de voto em determinado concorrente. Mesmo não sendo democrática, a China também tem seus governadores. Nesse caso, cada um deles é indicado pelo presidente do país.




No regime político brasileiro, o governador tem autonomia para organizar um secretariado que trata das mais variadas questões de seu Estado. Assim como um presidente da República, ele tem autonomia para tomar diversas decisões e oferecer projetos de lei estaduais, desde que esses não firam os princípios postulados pela Constituição Federal. Caso não administre bem as finanças de seu Estado, o governador pode ser julgado por crime de improbidade.




Em termos práticos, a ação governamental estabelece um processo de descentralização do poder político capaz de acelerar várias questões políticas, econômicas e sociais de âmbito regional e local. Apesar de sua utilidade, o exercício do cargo de governador pode estabelecer situações de conflito político, quando o mesmo não segue ou concorda com as diretrizes do governo central. De tal modo, o governador deve ser hábil no equilíbrio entre as demandas de seu Estado e as exigências da federação.



Governador é o cargo político que representa o poder EXECUTIVO na esfera dos Estados e do Distrito Federal. É função do governador: a direção da administração estadual e a representação do Estado em suas relações jurídicas, políticas e ADMINISTRATIVAS, defendendo seus INTERESSES junto à Presidência e buscando INVESTIMENTOS e obras federais. O governador do Distrito Federal, por ser um caso singular (município neutro), exerce certas funções que são cabíveis ao prefeito.




O termo “governador” foi estabelecido a partir de 1947. No entanto, ao longo da história do Brasil, o cargo correspondente ao de governador já existia muito antes, só que com terminologias diferentes. Com funções semelhantes, podemos citar o cargo de donatário e capitão-mor, no Período Colonial; o cargo de presidente de província, no Período Imperial; e o de presidente de estado, na República Velha.



No Brasil, o governador tem um mandato de quatro anos, sendo eleito através do sistema de sufrágio universal. É eleito o candidato que tiver 50% dos votos mais um, caso contrário, os dois candidatos mais votados disputam o segundo turno. Nos Estados Unidos, são os delegados de cada Estado que elegem o governador, ou seja, o sistema de votos é distrital. Já na China, o governador é eleito pelo sistema central, é o presidente que escolhe os governadores.



OBSERVE SE O GOVERNADOR DO SEU ESTADO, QUE ESTA TENTANDO A REELEIÇÃO VEM EXERCENDO O SEU MANDATO

CONFORME A EXIGÊNCIA DO CARGO DE GOVERNADOR.

OBSERVE SE ELE GOVERNOU PARA TODO ESTADO ( PARA TODOS MUNICÍPIOS) OU SE PREVILEGIOU ALGUNS MUNICÍPIOS E DEIXOU OUTROS SEM AS OBRIGAÇÕES DE SEU CARGO.




PENSE NISSO!



E NA HORA DE VOTAR VOTE CONCIENTE E CONHECENDO A VIDA E O PASSADO DO CANDIDATO QUE VOCÊ ESCOLHEU PARA LHE REPRESENTAR E ADMINISTRARO SEU ESTADO !

Nenhum comentário:

Postar um comentário