terça-feira, 10 de agosto de 2010

HEMORRÓIDAS


O que são hemorróidas?



O termo hemorróidas refere-se à condição na qual as veias ao redor do ânus ou reto inferior ficam inchadas e inflamadas. Hemorróidas podem ser resultado de esforço para evacuar. Outros fatores que contribuem para a hemorróida são gravidez, constipação crônica, diarréira e intercurso anal. A hemorróida pode ser dentro do ânus (interna) ou abaixo da pele ao redor do ânus (externa).





Quais são os sintomas da hemorróida?



Embora muitas pessoas tenham hemorróidas, nem todas experimentam sintomas. O sintoma mais comum da hemorróida interna é sangue vermelho vivo cobrindo as fezes, sobre o papel higiênico, ou na privada. Porém, uma hemorróida interna pode projetar-se através do ânus para fora do corpo, ficando irritada e dolorida. Sintomas da hemorróida externa podem incluir inchaço doloroso ou protuberância dura ao redor do ânus resultante do coágulo sangüíneo. Essa condição é chamada de hemorróida externa trombosada. Adicionalmente, o excesso de esforço e atrito ao redor do ânus podem causar irritação com sangramento e/ou coceira, o que provoca um ciclo vicioso de sintomas. Hemorróidas geralmente não são perigosas ou requerem tratamento para toda a vida. Na maioria dos casos, os sintomas da hemorróida somem em poucos dias.



Como é o diagnóstico da hemorróida?



É importante uma avaliação criteriosa e diagnóstico apropriado pelo médico toda vez que houver sangramento através do reto ou sangue nas fezes. O sangramento pode também ser sintoma de outras doenças no aparelho digestivo, incluindo câncer colorretal. O médico examinará o ânus e reto para procurar por vasos sangüíneos inchados que indicam hemorróidas, e também fará exame retal digital com o dedo em luva lubrificada para tentar sentir anomalias. Avaliação mais precisa do reto para hemorróidas requer exame com anuscópio, um tubo iluminado útil para ver hemorróidas internas, ou com proctoscópio que é usado para examinar mais completamente o reto inteiro. Para verificar outras causas de sangramento gastrintestinal, o médico pode examinar o reto e cólon inferior com um sigmoidoscópio, ou todo o cólon com um colonoscópio.




Como tratar hemorróidas?




O tratamento das hemorróidas visa inicialmente aliviar os sintomas. Medidas para aliviar os sintomas da hemorróida incluem:
* Banho de banheira por 10 minutos com água morna várias vezes ao dia.
* Aplicação de creme ou supositório contra hemorróida por um certo tempo.

Prevenir o reaparecimento de hemorróidas necessitará aliviar a pressão e esforço da constipação. O médico geralmente recomenda aumentar a ingestão de fibras e líquidos na dieta. Comer a quantidade correta de fibras e beber de seis a oito copos de líquidos (não alcoólicos) resultará em fezes mais macias, as quais colocaram menos pressão nas hemorróidas causadas pelo esforço de evacuar. Boas fontes de fibras incluem frutas, vegetais e grãos integrais. Adicionalmente, o médico poderá sugerir suplemento alimentar de fibras . Em alguns casos, é necessário que hemorróida seja tratada endoscopicamente ou com cirurgia. Esses métodos são usados para encolher e destruir o tecido hemorroidal.




Como prevenir hemorróidas?



A melhor forma de prevenir hemorróidas é manter as fezes macias, de modo que elas sejam evacuadas facilmente, e esvaziar o intestino assim que sentir vontade de evacuar. Exercício físico, incluindo caminhada, e elevação de fibras na dieta podem reduzir a constipação e esforço para evacuar.

17 comentários:

  1. obrigada pelas informações, axo q estou com esses sintomas mas não são inflamadas e sim parecem veias e é muito doloroso pra ir ao banheiro as vezes, sintome muito constrangida em ir ao médico* mas vou me encorojar se Deus quizer* um abarço*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os 10 mandamentos para quem sofre de hemorróidas

      A doença hemorroidária é muito freqüente na população em geral e deve-se sempre estar atento para os sintomas da mesma. Os sintomas mais comuns são : sangramento anal, prurido ("coceira no ânus"), prolapso (saída do mamilo hemorroidário para fora do ânus) e incômodo anal.
      Nestes casos, consulte sempre o seu médico.
      Ele é o único profissional credenciado a avaliar seu problema e determinar o tratamento mais adequado.
      Não dê ouvidos a conselhos de pessoas leigas e não se trate com produtos populares e de livre escolha. Isto poderá lhe trazer complicações.
      Você deve tomar cuidado com a alimentação. Evite alimentos gordurosos e condimentados. Dê preferência a alimentos ricos em fibras, cereais, frutas, legumes e verduras.
      Procure fazer refeições regulares. Habitue-se a comer todos os dias nos mesmos horários.
      O uso de laxantes é prejudicial. Evite-os
      Quanto ao vestuário íntimo, é bom saber que os tecidos sintéticos prejudicam a respiração da pele e podem até causar irritações. Use somente roupa íntima confeccionada em algodão.
      A higiene da região anal é de fundamental importância. Evite o uso de papel higiênico sempre que possível. Lave a região anal com água e sabonete, esta é a higiene adequada, válida também para quem não sofre de hemorróidas.
      Vá ao banheiro sempre que sentir vontade, porém permaneça no vaso sanitário apenas pelo tempo necessário, evitando as leituras que, são comuns a várias pessoas nesta condição.
      Pratique exercícios físicos. O melhor é andar todos os dias.
      Mande instalar em seu banheiro uma ducha higiênica.
      Jogue fora o papel higiênico, que limpa e "lixa".

      Excluir
  2. Também ajuda utilizar um remédio para tornar as fezes mais moles. Utilizo um remédio chamado 46, que pode ser encontrado em qualquer farmácia e ajuda em muito na época em que a hemorróida está atacada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, existe medicamentos que ajudam amolecer as fezes, mais, vamos nos lembrar que qualquer medicamento deve ser prescrito por um médico, pois cada organismo tem uma resposta a um dado medicamento.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Tudo vai depender do grau da doença. Só o seu médico pode decidir, ele tem os instrumentos adequados para avaliar e designar o grau do problema.
      Em muitos casos o paciente e o médico preferem o tratamento através de dietas e medicamentos deixando o tratamento cirúrgico para um grau mais avançado da doença.
      Obrigado pela visita !

      Excluir
  4. Em questao de sexo anal, sera que tem problema, eu acho que sim, mas gostaria de uma confirmacao te@nica.?/?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há um atrito na região e com isso estímulo de uma maior circulação sanguínea na região retal, com isso pode surgir dor e sangramento ( isso porque a hemorróida nada mais é do que uma dilatação de um vaso sanguíneo ).

      Excluir
  5. Obrigado!
    Espero que as informações tenham sido úteis !
    Volte sempre !

    ResponderExcluir
  6. Qual o medico que trata a.hemorróidas?

    ResponderExcluir
  7. Tranquilizei-me muito depois que descobri que esse problema é extremamente comum e existe, até mesmo, uma ramo da medicina direcionado: - a proctologia. No meu caso, a a hemorroida surgiu devido à prisão de ventre que me fazia forçar demais a evacuação das fezes, a prisão de ventre era resultado do consumo excessivo de óleo de cozinha, óleo vegetal. Fui ao médico, ele me passou uma pomada contendo acetato de hidrocortisona 0,5% - lidocaína base 2,0% e uma cartela de comprimidos, subgalato de bismuto 2,0% e óxido de zinco 10,0%, minha dúvida é: após o termino da pomada, devo voltar a comprá-la para continuar o tratamento ou não é recomendado?

    ResponderExcluir