sexta-feira, 13 de agosto de 2010

ELEIÇÕES - GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

DEBATE POLÍTICO AO CARGO DE GOVERNADOR


Dia 12/08/2010 a Rede Bandeirantes proporcionou aos eleitores Cariocas o debate onde mostrou as idéias e a capacidade de prometer dos candidatos ao Governo do estado do Rio de Janeiro.

Lembro que a disputa é ao cargo de Governo do Estado do Rio de Janeiro, então as promessas e os programas de governo devem ser dirigidos ao povo do Estado e não a uma certa região do ESTADO. Isto é colocado porque vem se observando nos últimos anos uma tendência a se beneficiar ao Município do Rio de Janeiro, talvez por ser o Palco da Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016.
Mas, o Governo deve governar para o estado e não só para um Município.

Não entendo por que afinal governadores não se licenciam para disputar eleições, já que são candidatos a reeleição, tornam a disputa desigual ou melhor anti-democrática, pois, estar a frente de um governo e mera propaganda política, pois, a todo instante o governo esta em evidência, sem contar com as inaugurações e agenda governamental que é noticiada constantemente pelos meios de comunicação. Logo, o candidato a reeleição recebe privilégio que os outros candidatos não recebem.


Os Principais candidatos ao Governo do Estado do Rio de Janeiro são :

Fernando Gabeira (PV),
Fernando Peregrino (PR),
Jefferson Moura (PSOL)
Sérgio Cabral Filho (PMDB)


Eles se reuniram no estúdio da TV Bandeirantes, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, para um debate na noite desta quinta-feira (12/08/2010).

Os candidatos, mediados pelo jornalista Sérgio Costa, debateram por duas horas e apresentaram propostas para a :

Saúde ( sempre a saúde e nada melhora ),
Educação ( outro argumento sempre explitado),
Segurança ( outra fonte de promessa).

Você acha que já esteve no Governo, prometeu em anos anteriores e não melhorou em nada vai fazer nos próximos anos, anos voltados para preparação para a Copa do Mundo e Olimpíadas.

Colocações dos candidatos :

a. discursou Jefferson Moura - “Você pode, com seu voto, optar por uma alternativa de mudança contra a velha política. Olho vivo nas pesquisas. Eleição não é corrida de cavalo. Sou um jovem candidato que não ando de helicóptero e nem tenho milhões na minha conta”.



b. O candidato Fernando Gabeira enfatizou a causa ambiental.“Estudei muito a questão do petróleo porque temo que ele traga problemas para o nosso oceano e turismo. No caso da educação, evidentemente nós precisamos avançar na educação formal média, reformular o ensino médio e reformular até a formação dos professores”.


c. Fernando Peregrino lembrou os principais apoiadores de sua candidatura, os ex-governadores do Rio Anthony Garotinho e Rosinha Matheus.“Vou ter um programa de habitação popular. Vamos construir cem mil casas populares, reabilitar os projetos sociais do ex-governador Garotinho, como a farmácia popular”.

Fernando Peregrino - que afirmou que cresce a criminalidade no interior do estado.





d. Sérgio Cabral falou de seu governo. “Queria agradecer à minha equipe de trabalho que virou a página do Rio, que agora tem as contas pagas em dia, que alcançou a paz, que está no caminho que não tem mais volta de acabar com o poder paralelo onde as pessoas são vítimas”.


Pergunto : Onde esta a Paz ?

Será que o Candidato vive em outro Estado ou em outro Município !



Temos que tomar cuidada, pois, ter rosto bonitinho, falar bonito e prometer é perigoso, isto por que, é o destino de um povo que esta em jogo. Uma Canetada pode criar problemas para a vida de muitas pessoas.

Será que vale apena acreditar em quem prometeu anteriormente e não cumpriu, vamos lembrar, que em campanhas anteriores, sempre foi prometido melhoria no serviço de saúde e de educação, segurança pública nem se fala.

Hoje vem a pergunta: você viu algo de melhora nestes serviços prometidos no Estado do Rio de janeiro.




Durante o debate foi lembrado que : Ainda existe números imensos de crime, onde quase 6 mil pessoas são assassinadas por ano, sem contar os encontros de cadáver, os desaparecidos e as pessoas que morrem mas entram nas estatísticas de lesão corporal porque vieram a falecer dias após a agressão. Isso tudo num país que registra por ano 50 mil homicídios.



Outro ponto explorado foi o emprego de familiares a frente dos cargos de empresas prestadoras de serviço ao Estado.


Cabe a você eleitor prestar bem atenção nas colocações dos candidatos e mais atenção ainda na conduta desses candidatos, porque existe candidato que já demonstrou não respeitar os direitos dos seres humanos, das categorias profissionais e principalmente ter demonstrado ser um ditador. Cabe a você pensar em quem tem as melhores condições de tocar este Estado com proveito para todos e não para si e seus “amigos”.


Prometer todos prometem, mais, as decisões não depende só deles, depende da Câmara dos deputados e das decisões políticas. Políticos com muitos compromissos com outros partidos certamente trará problema para a sociedade, pois, não terá as melhores cabeças pensantes ao seu lado. Terá sim que distribuir cargos entres os participantes do conchaves para a sua eleição.


Um comentário:

  1. Cabral está proporcionando um recomeço ao rio. O Rio não está pacificado, está pacificando. e a cada dia está melhor. temos que reconhecer , pois nenhum outro governante pensou nisso, Cabral está melhorando a vida de milhares de pessoas que antes viviam prisioneiras do medo dentro de suas casas com medo do tráfico. Ainda tem muito a ser feito, mas o primeiro passo foi dado, o que torna Cabral com grandes chances de ganhar.

    ResponderExcluir