segunda-feira, 23 de abril de 2012

A FORÇA DA NATUREZA


RECEBI UM E-MAIL COM O SEGUINTE ARTIGO E RESOLVI POSTAR PARA  QUEM QUISER TEXTAR.


GENGIBRE  um  Anti-inflamatório Natural



Gengibre e seus benefícios


Isso é realmente algo assustador!   
Mas o Dr. Al Sears indica um  analgésico que não tem efeitos colaterais.
E o mais interessante é  que  provavelmente você já tenha esse analgésico aí na sua casa ! Plante num vaso, no quintal ou no jardim.


Os pedaços de gengibre podem durar longo tempo fora ou dentro da geladeira.


Pasme, mas esse analgésico se chama GENGIBRE. 

Isso mesmo!  Gengibre.

Durante séculos o Gengibre tem  sido usado em toda a Ásia para tratar dores nas  articulações, resfriados e até mesmo indigestão. O  Gengibre cru ou cozido pode ser um analgésico eficaz, mesmo para condições inflamatórias como a osteoartrite. Isso porque a inflamação é a causa raiz de todos os tipos de problemas como artrite, dor nas costas, dores musculares,  etc ... 

 Ele contém 12 compostos diferentes que combate  a inflamação.

Um desses compostos abaixa os  receptores da dor e atua nas terminações nervosas. Juntos, eles trabalham quase o mesmo que as drogas anti-inflamatórias, tais como o  ibuprofeno e a aspirina, mas sem os efeitos  colaterais.
Assim, se a sua intenção é  eliminar esses analgésicos, passe a consumir o  Gengibre. Segue algumas dicas para você  ter uma boa dose diária de  gengibre: Isso vai estimular a  circulação sanguínea e aliviar dores nas articulações. Beber chá de gengibre: É barato. É muito  fácil. O gosto é ótimo.

E cura:


Aqui está  uma receita usada pelo Dr. Al  Sears:



01.   * Quatro copos de água;

02.* Um  pedaço de aproximadamente 5 cm de Gengibre  descascado e  cortado em fatias; * Limão e mel a gosto. Se  preferir, use laranja no lugar do limão.  Fica ótimo!

Procedimento:

Ferva a água numa panela com  fogo alto.
 
Assim que começar a fervura adicione as  fatias de Gengibre, deixe em fogo baixo, cubra  a panela para que os vapores não saiam e  deixe fervendo por aproximadamente 15  minutos.  
O chá está pronto!  
Basta coar, e adicionar o mel com o limão ou  laranja.


   Uma  Breve explanação sobre o Gengibre






O gengibre é uma das mais antigas e populares plantas medicinais do mundo. Suas propriedades terapêuticas são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.

Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosses, resfriado e até ressaca. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal, cólicas menstruais.

No Japão, massagens com óleo de gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações. Na fitoterapia chinesa, a raiz do gengibre é chamada de “Gan Jiang” e apresenta as propriedades acre e quente. Sua ação mais importante é a de aquecer o baço e o estômago, expelindo o frio. É usada contra a perda de apetite, membros frios, diarréia, vômitos e dor abdominal. Aquece os pulmões e transforma as secreções. Na medicina Ayurvédica, o Zingiber officinale é conhecido como “medicamento universal”.



Além desses benefícios, o gengibre também tem ação bactericida, é desintoxicante e possui poder afrodisíaco – onde seu óleo é utilizado para massagear o abdomen, provocando calor ao corpo e excitando os órgãos sexuais. Na medicina chinesa tradicional, por sua reconhecida ação na circulação sangüínea, ele é utilizado contra a disfunção erétil. Uma pesquisa da Unicamp realizada em coelhos comprovou os efeitos.

Recentemente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconheceu a ação dessa planta sobre o sistema digestivo, tornando-a oficialmente indicada para evitar enjôos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de alimentos gordurosos.

O gengibre possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces e sob diversas formas como: fresco, seco, em conserva ou cristalizado. O que não é recomendado é substituir uma forma pela outra, nas receitas, pois seus sabores são muito distintos: o gengibre seco é mais aromático e tem sabor mais suave.

A forma seca é amplamente utilizado na China, no Japão, na Indonésia, na Índia e na Tailândia.


 

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Enfermagem em Foco


INFORMATIVO PARA A ENFERMAGEM


Rejane tem reunião com secretário municipal de Saúde

Em reunião com a deputada Enfermeira Rejane, nesta segunda-feira, dia 09/04, o secretário de Saúde do Município do Rio, Hans Dohmann, anunciou que na edição do dia 11/4, do Diário Oficial do Município foram convocados cerca de 400 enfermeiros do banco de concursados...
Comissão da Câmara de Deputados aprova piso salarial de R$ 4,6 mil

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade o projeto de lei 4.924/09, que estabelece piso salarial para a Enfermagem. De acordo com a deputada Enfermeira Rejane, pela proposta, os enfermeiros terão piso de R$ 4.650,00; técnicos receberão R$ 3.255, e os auxiliares...
 
Dupla jornada é tema de reunião no TCU

A deputada Enfermeira Rejane participou, em Brasília, de reunião no Tribunal de Contas da União - TCU para tratar sobre acumulação de cargos dos profissionais de enfermagem. De acordo com a chefe de gabinete do presidente do TCU, Thaís Matta Machado Fernandes, o entendimento do Tribunal é de que o profissional pode acumular, motivo pelo qual se torna necessário analisar cada caso.
 
 


A pesquisa 'Perfil da Enfermagem no Brasil' buscará caracterizar através de um levantamento amostral o contingente de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem em atividade no país.

Ela vai enfocar aspectos sociodemográficos, formação profissional e acesso à informação técnico-científico, o mundo do trabalho e aspectos político-ideológico.
Para alcançar se objetivo a pesquisa se baseará nos dados de todas as unidades da federação, e posteriormente, de cada região brasileira, para somente então traçar o Perfil da Enfermagem do Brasil. O conjunto das três categorias profissionais, denominada de Equipe de Enfermagem, segundo dados disponíveis no Conselho Federal de Enfermagem é constituído aproximadamente por mais de um milhão e seiscentos mil inscritos.
Os dados cadastrais do Cofen serão selecionados exclusivamente pela mesma instituição a partir de parâmetros definidos pela coordenação da pequisa. A amostra será basicamente constituída pelas seguintes variáveis: sexo, idade, localização geográfica, proporção de profissionais segundo unidades da federação. O tamanho de cada amostra regional será distribuído proporcionalmente ao números de profissionais em cada unidade da federação.
Os dados serão coletados por um questionário específico enviado pelo Cofen aos sujeitos selecionados na amostra considerando as três categorias de enfermagem: enfermeiro, técnicos e auxiliares. O questionário poderá também ser respondido através dos sites das instituições (Cofen e ABEn) nos níveis nacional e regional.
Os resultados da pesquisa serão divulgados por meio de relatórios, e posteriormente serão encaminhados para as instituições parceiras e demandantes dessa pesquisa.
O presidente do Cofen, Manoel Carlos Neri da Silva, explicou que, além da importância de referência nacional e internacional, espera-se que o produto deste estudo, que qualifica e proporciona demanda dos trabalhadores da enfermagem brasileira, possa contribuir para a formulação de políticas públicas tanto no setor saúde quanto no educacional, no que se refere aos as pectos de gestão, da regulação e da educação da enfermagem tendo em vista a sua inserção no Sistema Único de Saúde (SUS).
Toda a pesquisa vai ser custeada com recursos próprios do Conselho Federal de Enfermagem na ordem de quatro milhões, quinhentos e vinte mil, seiscentos e noventa e dois reais, aprovada na 385ª Reunião Ordinária do Plenário do Cofen, por unanimidade dos seus membros.

Reprodução do site:  



sexta-feira, 6 de abril de 2012

FELÍZ PÁSCOA

ORAÇÃO DE PÁSCOA



Oração

Ó Cristo Ressuscitado, da morte vencedor,
por tua vida e teu amor, mostraste a nós a face do Senhor.
Por tua Páscoa o céu à terra uniste e o encontro com DEUS a todos nós permitiste.
Por ti, Ressuscitado, os filhos da luz nascem para a vida eterna e abrem-se para os que crêem as portas do reino dos céus.




De ti recebemos a vida que possuis em plenitude pois nossa morte foi redimida pela tua e em tua ressurreição nossa vida ressurge e se ilumina.
Volta a nós, ó nossa Páscoa, teu semblante redivivo e permita que, sob teu constante olhar, sejamos renovados por atitudes de ressurreição e alcancemos graçã, paz, saúde e felicidade para contigo nos revestir de amor e imortalidade.
A ti, inefável doçura e nossa eterna vida,
o poder e a glória por todos os séculos.

Amém!
Desejo à você uma Feliz Páscoa!!!

sexta-feira, 23 de março de 2012

O Grande Chico Anysio


Chico Anysio




Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho,
conhecido como Chico Anysio
-Nasceu em Maranguape, Ceará, 12 de abril de 1931
- Morreu no Rio de Janeiro, 23 de março de 2012



Quem foi Chico Anysio ?

-  Foi um:
a. humorista,
b. ator,
c. dublador,
d. escritor,
e. compositor,
f. pintor brasileiro.


Notório por seus inúmeros quadros e programas humorísticos na Rede Globo, com a qual tinha contrato até 2012.

Morreu no dia 23 de março de 2012, às 14h48, no Hospital Samaritano no Rio de Janeiro por conta de uma falência múltipla de órgãos.


Dirigiu e trabalhou ao lado de grandes nomes do humor brasileiro no rádio e na televisão, como:
a.     Paulo  Gracindo,
b.     Grande Otelo,
c.      Costinha,
d.     Walter D'Ávila,
e.       Jô Soares,
f.       Renato Corte Real,
g.      Agildo Ribeiro,
h.     Ivon Curi,
i.        José Vasconcellos,
 e muitos outros, tornou-se um dos mais famosos, criativos e respeitados humoristas da história do país.


Breve História 



   Aos  08 (oito) anos de idade, saiu do Ceará com destino ao Rio de Janeiro, foi trabalhar, aos 17 anos, na rádio Guanabara, onde exerceu diversas tarefas, dentre as quais, podemos citar comentarista de futebol, locutor de rádio e radio ator. Nesta época, Chico Anysio chegou a comandar 3 programas por semana. Começava, então, a história do maior humorista que o Brasil já teve.





  Em 1.957, estréia na televisão (TV Rio) em um programa humorístico chamado Aí Vem Dona Isaura, em seguida, ainda no mesmo canal, participa da Praça da Alegria, Domingo Alegre, Só Tem Tantã e Noite de Gala. Na época das chanchadas, criava diálogos para os filmes da Atlântida Cinematográfica e ainda participou de alguns filmes como ator. Na TV Tupi, na década de 60, cria o Chico Anysio Show (apresentado nas TV Tupi e Excelsior) e, ao mesmo tempo, apresenta o programa O Homem e o Riso. Nesta época, Chico Anysio também já tinha demonstrado suas habilidades em espetáculos de stand up comedy.





  A sua estréia na Rede Globo de Televisão acontece no ano de 1.968, com o programa Chico Especial.

Em 1.971, num programa chamado Chico City, Chico cria mais de 200 personagens conquistando popularidade com personagens como:
a.     Alberto Roberto,
b.    Tavares,
c.      Pantaleão,
d.    Bozó,
e muitos, muitos outros. 
  
Ainda na Globo, criou os seguintes programas:

a.     Chico Total,
b.    Chico Anysio Show,
c.      A Escolinha do Professor Raimundo.



Chico Anysio, além de seu humor fino, compôs mais de 300 músicas (algumas gravadas por grandes cantoras como Dolores Duran e Dalva de Oliveira, etc..).
Esteve à frente de diversos espetáculos teatrais:
a.     Uma noite com Chico Anysio,
b.    Olha Eu Aí Outra Vez,
c.      O Fofo e Chico.
d.  Tom. 




Além disso, publicou diversos livros:
a.     o Batizado da Vaca,
b.    Como Segurar Seu Casamento,
c.      O Enterro do Anão,
d.    A Curva do Calombo,
e.      Feijoada na Copa,
f.      O tocador de Tuba. 
Este incansável brasileiro ainda achou tempo para dedicar-se à pintura, já expôs mais de 37 vezes e, hoje, produz mais de 300 telas por ano.

Observações:
1. Chico Anysio recebeu,  no ano 2.000, em Brasília, uma homenagem que o colocava entre os 20 brasileiros vivos mais importantes deste século, ao lado de pessoas como Pelé, Raquel de Queiroz e Emerson Fittipaldi.

2.  Chico Anysio casou 6 vezes e teve 7 filhos (seis homens e uma mulher, filha dele e da ex ministra Zélia Cardoso de Melo). Alguns dos seus filhos são humoristas, com destaque para Bruno Mazzeo.

O Velho Chico agora Vai Alegrar no Céu 

 Piada de Chico Anysio  1 9 7 5


O SERMÃO

O padre fazia seu sermão anual e o Cícero Félix estava lá, na primeira fila, ouvindo tudo atentamente. Só que, por descuido e falta de atenção, o padre cometeu um erro ao dizer:

- … E Jesus com 5 mil pães deu de comer a 5 homens!

O Cícero Félix não deixou por menos e interrompeu:

- Ah, isso eu também faço!

O padre fuzilou-o com um olhar, mas deixou passar prosseguiu com o sermão.

No ano seguinte, o mesmo sermão e o Cícero Félix ali, na primeira fila. O padre percebendo a presença do homem disse, com veemência:

- …E Jesus com cinco pães… cinco… deu de comer a 5 mil homens!

Olhou para o Cícero Félix e disse, num tom de desafio:

- Faz agora!

E o Cícero Félix:

- Faço com a sobra do ano passado!




SEXO

No Consultório Médico, o Dr. Colhe a História dos Pacientes:

1º. Paciente:

- Nome? - Adalberto.

- Idade? - 89 anos.

- Sexo? - Acabou!



2º. Paciente:

- Nome? - Luisinho.

- Idade? - 23…

- Sexo? - Os dois!



3º. Paciente:

- Nome? - Fernando!

- Idade? - 31!

- Sexo? - Enooooorme!!!



 Base da Pesquisa :


quinta-feira, 22 de março de 2012

A SAÚDE DO ENFERMEIRO



ENFERMEIRO: A PROFISSÃO DO SACRIFÍCIO



        VOCÊ E A  LUTA PELAS 30 HORAS




                         Introdução

               A Saúde do Trabalhador        

O processo de trabalho deve ser o centro das atenções na saúde do trabalhador, pois possibilita a análise da interseção adoecimento/sofrimento ligadosà atividade laboral, e de todos os fatores como as relações humanas e a significação do trabalho na vida do indivíduo. Dessa forma, através do estudo do processo de trabalho de diferentes profissionais, inclusive do enfermeiro, é possível considerar o seu desgaste físico e psíquico e estabelecer a relação causa-efeito com as diversas atividades produtivas ou laborativas. Assim, ao refletir sobre o processo de trabalho em saúde é possível relacioná-lo ao de diversos setores como a indústria, a economia entre outros, pois compartilha características comuns a estes.
                                                               



     Assim :
    Iniciemos com Sigmund Freud, pois ele nos apresenta de forma bastante precisa a dimensão que o trabalho tem na vida do indivíduo:
   Não é possível, dentro dos limites de um levantamento sucinto, examinar adequadamente a significação do trabalho para a economia da libido.

    Nenhuma outra técnica para a conduta da vida prende o indivíduo tão firmemente à realidade quanto a ênfase concedida ao trabalho, pois este, pelo menos fornece-lhe um lugar seguro numa parte da realidade, na comunidade humana.

    A possibilidade que essa técnica oferece de deslocar uma grande quantidade de componentes libidinais, sejam eles narcísicos, agressivos ou mesmo eróticos, para o trabalho profissional, e para os relacionamentos humanos a ele vinculados, empresta-lhe um valor que de maneira alguma está em segundo plano quanto ao de que goza como algo indispensável à preservação e justificação da existência em sociedade. A atividade profissional constitui fonte de satisfação especial, se for livremente escolhida, isto é, se, por meio da sublimação, tornar possível o uso de inclinações existentes, de 1 Psicóloga impulsos instintivos persistentes ou constitucionalmente reforçados (FREUD, 1930/1976, p. 144).


     A partir de Freud, consideramos a atividade profissional como sendo continente de muitos aspectos subjetivos, uma vez que em sua vivência podemos dar vazão a pulsões, podemos chegar a uma realização pessoal, enfim, temos a oportunidade de viver de forma emocionalmente mais rica e prazerosa, e portanto, com mais saúde. Porém não é dado como certo que o Trabalho seja sempre sentido desta maneira. É muito tênue adiferença que separa uma vivência profissional saudável da patológica, que sobrecarrega e fere emocionalmente o sujeito.
No caso do enfermeiro, sabemos não ser tarefa fácil conciliar este cuidado de ordem prática e emocional tal como apresentamos sob a denominação de função materna. O Enfermeiro, à sua maneira, pode encontrar um suporte sobre o qual possa se apoiar durante a sua atuação. Porém nem todos os Enfermeiros tem os mesmos recursos emocionais e conseguem “suportar” bem o envolvimento que têm com o paciente. Desta forma,  parece ser algo de extrema importância pensar neste cuidador; se ele está preparado para lidar emocionalmente com toda a carga emocional de que é depositário durante os atendimentos que realiza. Se a sua formação contempla, e de que maneira contempla, quando pensamos em cuidar da saúde mental deste Profissional da Enfermagem.




        Enfermagem é a arte de cuidar e a ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico, desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe atividades de promoção, proteção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde. O conhecimento que fundamenta o cuidado de enfermagem deve ser construído na intersecção entre a filosofia, que responde à grande questão existêncial do homem, a ciência e tecnologia, tendo a lógica formal como responsável pela correção normativa e a ética, numa abordagem epistemológica efetivamente comprometida com a emancipação humana e evolução das sociedades.


                 A saúde dos enfermeiros


      O trabalho do enfermeiro sofre os impactos das transformações no mundo do trabalho do século XXI. Compreender como estas transformações têm  afetado a qualidade de vida e a saúde dos trabalhadores é um desafio para as pesquisas atuais.


     As longas jornadas de 12 horas, 24 horas, ou mais, plantões noturnos, e o multiemprego são exemplos de algumas modalidades de trabalho exercidas pelos enfermeiros. Estas características têm sido associadas a distúrbios musculoesqueléticos, à obesidade e hábitos de vida pouco saudáveis, tais como: dormir menos de 6h/dia, maior consumo de bebidas alcoólicas e cigarro. Levando-s  em conta a má condições de trabalho. Estes fatores aumentam a chance de desenvolvimento de diversos problemas de saúde, em especial, problemas cardiovasculares e psicológicos.

No Brasil, segundo Sarquis (2007) muitos trabalhadores de saúde principalmente na enfermagem, estão submetidos a processos de desgaste porque necessitam mais de um vínculo empregatício, o que se sobrepõe às atividades, diminuindo períodos de descanso e lazer. Portanto, o trabalhador realiza longas jornadas de trabalho de até 18 horas consecutivas, para depois realizar o descanso. Cecagno et al. (2002), refere que muitas vezes o trabalhador torna-se distante de seus familiares e de situações da vida diária por ter jornadas longas ou correr
entre dois ou três empregos, tornando-se alienado, irritado e estressado e afastando-se do convívio social e familiar. Dessa forma direciona a maior parte de seu tempo a atividades profissionais, deixando de lado questões subjetivas, pois passa a ver o trabalho em primeiro plano sem perceber os prejuízos que está acumulando não apenas para si como também à família.

        O trabalho em turnos, particularmente o trabalho noturno, está associado a agravos à saúde: distúrbios digestivos, problemas psíquicos, queixas do sono, doença coronariana e problemas na saúde reprodutiva. No caso dos trabalhadores de enfermagem que trabalham à noite, deve-se considerar que as consequências da privação de sono não incidem apenas sobre os trabalhadores, mas também sobre a assistência prestada aos pacientes, resultando na maior possibilidade de erros nos cuidados de enfermagem, já que podem diminuir o desempenho psicomotor. No entanto, os horários de sono durante o plantão noturno ainda não estão regulamentados no trabalho de enfermagem.
             
Observação:

Para Marzialle (1995) a carga horária de trabalho excessiva pode desencadear a fadiga mental nos profissionais, acarretar alterações na concentração, distúrbios do sono, desconforto físico, aumento das reações à luz e ruídos, sintomas esses mais comuns em enfermeiros do plantão noturno, seguidos dos enfermeiros do plantão da manhã e da tarde, o que pode ser relevante e contribuinte para o adoecimento crônico.

                             
       Os problemas de saúde entre os trabalhadores têm gerado manifestações de presenteísmo e absenteísmo. O afastamento do trabalho por motivos de saúde resulta em grandes perdas tanto para o trabalhador quanto para as instituições.

       Muitos são os fatores que obrigam ao trabalhador da enfermagem não se ausentar do trabalho para se tratar, um deles é as 40 horas semanais, que alguns hospitais impõem aos seus profissionais. Essas 40 horas estão ligadas a  condições que não respaldam ao trabalhador se afastar do trabalho por um período de 30 dias  ou mais, mesmo que seja por motivo de doença e como conseqüência deste afastamento impõe-se perda salarial. Desta forma o trabalhador, mesmo doente faz de tudo para não se afastar do trabalho. As consequências do presenteísmo, que se refere à “presença física do indivíduo no trabalho; porém com mau desempenho e baixa produtividade”,

        Muitas vezes, os trabalhadores comparecem ao trabalho, porém doentes, aspecto este que pode estar relacionado tanto a problemas de saúde propriamente ditos, como relacionado ao grau de motivação, engajamento ou satisfação com o trabalho.

      Assim, é notória  a necessidade e a importância de estudos sobre o efeito da organização do trabalho na saúde dos profissionais de enfermagem, que se expressa também através dos horários de trabalho, duração da jornada e ritmo de trabalho.
      A obtenção de evidências mais acuradas sobre as relações entre o trabalho e a saúde poderá contribuir para justificar a importância dos exames periódicos de saúde ( que as instituições privadas e públicas não submetem seus funcionários) integrados aos cuidados preventivos entre os trabalhadores de turnos, além de oferecer dados para subsidiar legislações específicas que protejam a saúde destes trabalhadores.
                       


     Uma Visão Ampla da Enfermagem


    A enfermagem é uma profissão que abrange uma diversificada maneira de conviver com as pessoas. Sendo uma profissão que convive com os seres humanos nos momentos mais críticos da sua vida, a enfermagem torna-se uma profissão que pode ser considerada  generalista, ou seja: apresenta  um diversificado conhecimento sobre as demais profissões.
     Como diz o dito popular:

   Todo Enfermeiro tem um pouco de: Médico, Educador, Psicólogo,
 Psiquiatra, Nutricionista, etc...

      Com toda essa diversidade da profissão a enfermagem também tem seus anseios e sofrimentos, pois, estes profissionais também são seres humanos e sofrem as conseqüências de desgaste físico e  mental, como qualquer pessoa.

     Hoje em dia podemos observar e analisar a enfermagem em vários aspectos, mais vamos nos prender no ser humano com necessidades e condições necessárias para exercer  sua profissão digna e saudável.

     Vejamos:

a.  Com Relação ao Sexo

-  A enfermagem é uma profissão predominantemente feminina e observa-se que num grupo de 100% de profissionais, 80% são do sexo feminino.

b.  Quanto a Idade

-  No Brasil, no momento, observa-se  que a idade média dos enfermeiros em exercício da profissão é de 48 anos, sendo que os mais novos têm em média 22 anos e os mais velhos têm em média 65 anos.

c.   Com Relação a Família

-     Mais da metade dos Enfermeiros são casados (em média 72%) e em média 67% tem filhos.

d.   Vínculo Empregatício

-      Observa-se que mais da metade do universo de Enfermeiros têm 02 (dois) vínculos empregatício e que grande parte  são funcionários públicos, em média 84%.

e.   Trabalho Profissional ( Carga Horária Semanal )
-   Com relevância a carga horária semanal, os enfermeiros apresentam uma carga horária bastante elevada ( pesada), entre  60 à 64 horas semanais.
f.  Trabalho Doméstico

-    como a enfermagem é uma profissão onde o maior número de profissionais é do sexo feminino, observa-se que o trabalho profissional, soma-se o trabalho doméstico ( realizado em casa ). É observado ainda que média o trabalho doméstico ocupa cerca de 16 horas semanais desse profissional.


g.    Trabalho Noturno


-    Como é notório o trabalho de enfermagem envolve o turno diurno e o noturno.  Sendo que um nº bem significativo (57%), tem um trabalho ou um emprego noturno. O que é muito desgastante e prejudicial para a saúde física e mental do profissional da enfermagem, isto porque ele não está só envolvido com o trabalho noturno, mas, esta envolvido a questão emocional  também ( convivendo com a dor, o sofrimento, o nascimento, a morte, etc...) .


h.     Satisfação com a Profissão e o Trabalho


-         Uma grande maiorias esta satisfeita com a profissão que abraçou ( 56%). Mais muitos relatam insatisfação com as condições de trabalho que as instituições lhes oferecem.

         Já com relação ao salário, quase a totalidade (97%), demonstra insatisfação, levando em conta a responsabilidade e o esforço que a profissão exige.

  

i.  Quanto ao Reconhecimento no Trabalho

-    Cerca de mais da metade, aproximadamente 60% dos enfermeiros alegam não receber o reconhecimento e o respeito adequado que deveriam receber.




j.     A Saúde do Enfermeiro


-    Como em qualquer profissão as pessoas adoecem e na enfermagem não poderia ser diferente.
      As doenças mais comuns identificadas nos profissionais de enfermagem são:

a.          Hipertensão Arterial   
  48%
b.          Dislipedemia
  43%
c.           Problemas Vascular     
  42%
d.           LER e DORT                 
  40%
e.          Gastrite                          
  32%
f.            Problemas Articulares  
  22%
g.         Doenças renais               
  19%
h.          Hérnia de Disco             
  13%
i.              Diabetes                          
  10%


Observação:

Definição de LER  e DORT     
Consiste em uma síndrome de dor nos membros superiores, com queixa de grande incapacidade funcional, causada primariamente pelo próprio uso dos membros superiores em tarefas que desenvolvem movimentos locais ou posturas forçadas. Também é conhecido por L.T.C. (Lesão por Trauma Cumulativo) e por D.O.R.T (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), mas na realidade entre todos estes nomes talvez o mais correto tecnicamente seria o de Síndrome da Dor Regional. Contudo, como o nome L.E.R se tornou comum e até popular, esta é a denominação adotada no Brasil, e representa exatamente o que se trata a doença, pois relaciona sempre tais manifestações com certas atividades no trabalho. O diagnóstico diferencial deve incluir as tendinites e tenossinovitisprimarias a outros fatos, como reumatismo, esclerose sistêmica, gota, infecção gonocócica, traumáticas, osteoartrite, diabetis, mixidema, etc., uma vez que estas também representam frequentes lesões causadas por esforço repetitivo.
As lesões inflamatórias causadas por esforços repetitivos já eram conhecidas desde a antiguidade sob outros nomes, como por exemplo, na idade velha, a "Doença dos Quibes", que nada mais era do que uma tenossinovite, praticamente desaparecendo com a invenção da impensa. Já em 1891, De Quervain descrevia o "Entorse das Lavadeiras".



É muito comum as doenças Crônicas no profissional de enfermagem,  podemos citar os seguintes exemplos:

Hipertensão Arterial, o Diabetes Melittus e as Dislipidemias, assim podemos estar atentos e buscar a  prevenção de agravos e no  processo de trabalho em  enfermagem.

A Hipertensão Arterial (HA) foi a doença de maior prevalência entre os enfermeiros confirmando os achados na literatura, seguida de HA associada a Dislipidemias. A HA acomete, aproximadamente 22% da população adulta brasileira e corresponde a 15,2% das intervenções realizada no SUS, constituindo o fator de risco mais comum para doenças cardiovasculares, as quais representam a primeira causa de mortalidade no Brasil (BRASIL, 2002). 

        


Etc....                                                        


k.     Saúde  Psíquica e Emocional 

-    São muitas as queixas de  insônia, tensão e tristeza. Muitos perdem o sono pro preocupação (25%), muitos relatam depressão e tristeza (33%) e um número bem expressivo se sente incapaz de manter a atenção no que está fazendo ( 81% ).

l.   Preparação da Saúde de Cada Enfermeiro

-   Muitos Enfermeiros se consideram em bom estado de Saúde, quando comparado com outras pessoas de sua idade. Mais o que assistimos no dia-dia é que, o Enfermeiro em geral, cuida da Saúde das outras pessoas  e  esquece da sua.
     Observando-se  em percentagem tal colocação, temos um índice de 62% com esta resposta, mais a realidade evidenciada é outra. Muitos Enfermeiros mostram-se bem, mais a realidade é que as doenças: ocupacionais, de stress e emocionais estão presente na vida deste profissional.
     

m.    Abscenteísmos

-  O afastamento do enfermeiro é em número de 45% para tratamento de saúde, consultas médicas ou para fazer exames de rotina, pelo menos 01 (um) dia por ano.
   Lembrando que a profissão é formada na sua maioria de  pessoas do sexo feminino e tal afastamento é um direito previsto em lei.


Observação:

     Não  foi observado em órgão públicos ou privados obrigatoriedade de exames periódicos para os profissionais da saúde.


n.   Hábitos e Estilo de Vida          

-    Nos dias atuais são inúmeros os hábitos incorporados a vida de cada pessoa e o Enfermeiro não pode ficar  fora desse grupo.
    Como sabemos os hábitos de vida são fatores importantes para determinar a boa saúde ou a má saúde  de uma pessoa.
    Baseado neste fato observa-se entre os Enfermeiros  as seguintes informações sobre os hábitos e estilos de vida:

a. 69%- não praticam exercícios físicos
b. 80%- estão acima do peso
c. 12%- são fumantes
d. 19%- ingerem bebidas alcoólicas, + de 1 X/ semana     
e. 24%- se alimentam de forma inadequada, + de 4X/semana
f.  18%- se auto medicam                  
h. 40%- não fazer 2 alimentações adequadas diariamente
                                                                          
 Foi enumerado apenas alguns fatores preponderantes, se formos fazer um análise mais profundo podemos observar outras colocações que proporcionam uma má qualidade de vida de qualquer profissional.

   Tudo isso deve-se a complexidade de vida do profissional da saúde, em particular do Enfermeiro, que tem uma responsabilidade imensa, que é a de cuidar de pessoas.  Não podemos nos esquecer da sobrecarga de trabalho e do Stress do dia-dia deste profissional.
Observação:

O exercício físico regular reduz a pressão arterial sistólica e diastólica em normotensos, auxilia na redução dos níveis pressóricos dos doentes, e deve ser acrescentado ao tratamento não medicamentoso da hipertensão arterial. Reduz
também o peso corporal e contribui para a diminuição do risco de indivíduos normotensos desenvolverem hipertensão. A atividade física deve estar representada por exercícios físicos aeróbicos tais como caminhadas, ciclismo, natação e corrida,
realizadas numa intensidade entre 50 a 70% do consumo máximo do oxigênio, com duração de 30 a 45 minutos, três a cinco vezes por semana (SBH, 2006).
                                                          



o.   O Sono do Enfermeiro

-   O sono de boa qualidade é um dos fatores preponderantes para a saúde de qualquer pessoa.
      Devido a vida estressante que os Enfermeiros levam, principalmente os  que trabalham nos plantões noturnos, a saúde do Enfermeiro é afetada. Quando avaliamos quanto a satisfação com o sono um número bem considerado, aproximadamente 42%, afirmam estarem insatisfeitos com o sono.
      Lembrando que, o ser humano tem um relógio biológico que regula todo funcionamento do seu organismo, quando este relógio é alterado certamente o organismo certamente sofre danos.

     




BIBLIOGRAFIA :