quinta-feira, 30 de maio de 2013

Comemoração de Corpus Christi em São gonçalo - Rio de Janeiro





          O Feriado   de   Corpus Christi 


      Corpus Christi é uma celebração católica que comemora o corpo de cristo. Para os fiéis da religião, a hóstia consagrada pelo padre é transformada em real carne e sangue de Jesus. É este mistério que é celebrado no evento.
     

      Festejo em São Gonçalo – Rio de Janeiro

    Todos os dias o trânsito pesado, que é comum na principal via no Centro de São Gonçalo – RJ, hoje , 30 de Maio de 2013, deu espaço  para  uma obra de arte que deixar qualquer um vidrado. 
  
Estou falando do maior tapete da América Latina, o tapete de Corpus Christi.  Um tapete que consta de 241 painéis, com as mais diversa  imagens religiosa .

   Essa obra de arte tem aproximadamente 2 (dois) quilômetros de extensão e tem o seu início ( próximo a Praça Zé Garoto) na Rua Dr. Feliciano Sodré  indo até o seu final, que fica  no cruzamento em frete ao Clube Mauá ( um dos mais tradicionais Clubes de São Gonçalo).
  
   O início da confecção, da obra de arte, que ilustra a festa de Corpus  Christi, se iniciou no  final da noite de 4ª feira e seguiu pela madrugada desta  5ª feira.
  
   Segundo informações, foram utilizados 2.000  Kg de serragem, inúmeros tubos de tintas e 50 toneladas de Sal Grosso.

 
      Tema da Obra de Arte

    Esse ano o tema dos painéis é a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada em julho, no Rio de janeiro. Considerado um dos mais importantes eventos turísticos e de fé do Brasil, o tapete de Corpus Christi de São Gonçalo contará com a presença da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude  (JMJ).

    


   Missa  em Homenagem a  Corpus Christi



     Na manhã desta 5ª feira, às 8h, será celebrada uma missa campal em frente à Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante, com o Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco. Após a celebração, os fiéis seguem em procissão passando pelos tapetes nas Ruas Coronel Moreira Cesar, Feliciano Sodré e Nilo Peçanha, onde haverá a bênção do Santíssimo Sacramento. Os padres da região participarão da celebração ( mais de 50 padres ), de diversas comunidades, acompanharão o cortejo.


       São Gonçalo, 5ª feira, 30 de Maio de 2013

   Abaixo eis algumas verdadeiras de arte que compõem o tapete de Sal de aproximadamente 2 Km, que ilustram a festa de Corpus Christi  em São Gonçalo - Rio de janeiro.




http://www.centralmidi.com.br/Musicas/Classicas/Mozart/Mozart-Piano_Concert_Elvira.midhttp://www.centralmidi.com.br/Musicas/Classicas/Mozart/Mozart-Piano_Concert_Elvira.mid



http://www.centralmidi.com.br/Musicas/Classicas/Mozart/Mozart-Piano_Concert_Elvira.midhttp://www.centralmidi.com.br/Musicas/Classicas/Mozart/Mozart-Piano_Concert_Elvira.mid







domingo, 26 de maio de 2013

Decisão do Supremo (STJ) sobre Duplo Vínculo


Supremo Tribunal Federal (STF) reconsidera decisão sobre acumulação de cargos de Enfermeira e rechaça parecer da Advocacia Geral da União (AGU)

O Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro, entrou com um Agravo Regimental contra a decisão que julgou improcedente a Acumulação de 2 cargos públicos por incompatibilidade de horários de uma enfermeira.
O ministro Arnaldo Esteves Lima, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), reconsiderou a decisão contrária dada anteriormente. Ao julgar o caso, o ministro rejeitou o argumento da União que queria estabelecer carga horária semanal máxima e ressaltou que "é lícita a acumulação de cargos, nas hipóteses previstas na Constituição, quando comprovada a compatibilidade de horários". Julgou procedente o pedido formulado inicialmente e reconheceu o direito da autora à acumulação de dois cargos públicos, desde que não haja sobreposição de horários.
A decisão do ministro, que revogou sentença anterior é uma conquista para a toda categoria, pois ele reconheceu que a União parte de um pressuposto sem respaldo na Constituição e se apega a pareceres sem força normativa.
Esta decisão reforça o sentimento de que o Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ) está no caminho certo. Vamos contestar na Justiça a "acumulação ilícita de 2 cargos públicos". "É mais uma vitória da categoria. E espero que ela convença, de uma vez por todas, os ministérios da Saúde e do Planejamento que o duplo vínculo, como prevê a Constituição, é legitimo e legal. E que cessem as perseguições aos enfermeiros".



STF Garante Aposentadoria Especial
 
O Supremo Tribunal Federal já declarou a omissão do Congresso Nacional para justificar o julgamento de 18 ações que garantem o direito à aposentadoria especial para servidor da Saúde, desde que trabalhe em exposição a agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à sua integridade física.

A ação que orientou as demais foi iniciada há bastante tempo por uma servidora federal, auxiliar de enfermagem. O STF julgou procedente o mandado de injunção (MI), adotando como parâmetro o sistema do regime geral da Previdência Social, que no artigo 57 da lei 8213/91 dispõe sobre a aposentadoria especial na iniciativa privada.

Na ação, a auxiliar de enfermagem pedia que fosse suprida a falta de norma que regulamenta o artigo 40, parágrafo 4º da Constituição Federal, afim de possibilitar o exercício do direito à aposentadoria especial, em razão de ter trabalhado 25 anos em atividade considerada insalubre.

Com base nesse julgado, outras ações que tratam do mesmo tema, como o MI 795 e o 797 foram analisados de igual forma, garantindo o direito à aposentadoria especial.

Enquanto os servidores da Saúde enfrentam péssimas condições de trabalho, muitas vezes aposentando-se por invalidez ou até trabalhando doente para cumprir seu papel, a questão foi abandonada pelo Congresso Nacional e prossegue sem regulamentação há mais de 10 anos.

Para assegurar o direito, a FESEMPRE orienta os sindicatos a acionarem seus departamentos jurídicos, para que providenciem ações judiciais em benefício dos enfermeiros, auxiliares de enfermagem, auxiliares de consultório dentário, garis, enfim, todos aqueles que trabalham em condições insalubres.

Antônio Francisco Silva - "Sardinha"
Orientador Sindical da FESEMPRE e servidor público da Saúde na Prefeitura de Belo Horizonte.

domingo, 12 de maio de 2013

SEMANA DE ENFERMAGEM DE 12 A 20 DE MAIO

" 


             PARABENS ENFERMAGEM

         





                          JURAMENTO DA ENFERMAGEM"


"SOLENEMENTE, NA PRESENÇA DE DEUS E DESTA ASSEMBLÉIA, JURO:

DEDICAR MINHA VIDA PROFISSIONAL A SERVIÇO DA HUMANIDADE, RESPEITANDO A DIGNIDADE E OS DIREITOS DA PESSOA HUMANA, EXERCENDO A ENFERMAGEM COM CONSCIÊNCIA E FIDELIDADE; GUARDAR OS SEGREDOS QUE ME FOREM CONFIADOS; RESPEITAR O SER HUMANO DESDE A CONCEPÇÃO ATÉ DEPOIS DA MORTE; NÃO PRATICAR ATOS QUE COLOQUEM EM RISCO A INTEGRIDADE FÍSICA OU PSÍQUICA DO SER HUMANO; ATUAR JUNTO À EQUIPE DE SAÚDE PARA O ALCANCE DA MELHORIA DO NÍVEL DE VIDA DA POPULAÇÃO; MANTER ELEVADOS OS IDEAIS DE MINHA PROFISSÃO, OBEDECENDO OS PRECEITOS DA ÉTICA, DA LEGALIDADE E DA MORAL, HONRANDO SEU PRESTÍGIO E SUAS TRADIÇÕES". 







           O que é ser enfermeiro?

Ser enfermeiro é tudo aquilo que mais ambiciono na vida.
É uma maneira de estar, de se apresentar ao mundo de braços abertos.
É um olhar atento ao pormenor, que foge à vista do senso comum.
É uma forma de viver para o próximo...sem nunca deixar de ser nós mesmos.
Ser enfermeiro:
É estar presente, mesmo quando se está ausente...
É a palavra dita à pessoa certa, na hora certa.
É reparar em tudo, e em mais alguma coisa que ninguém mais repara no paciente.
É o paciente sentir-se protegido, como se um anjo o cuidasse.
É querer o melhor, afastando o pior.
Por que escolhi ser enfermeiro?
Escolhi os plantões, pois sei que o escuro da noite amedronta os enfermos.
Escolhi estar presente na dor, porque já estive muito perto do sofrimento.
Escolhi servir ao próximo, pois sei que todos nós um dia precisamos de ajuda.
Escolhi o branco para transmitir a paz.
Escolhi estudar os métodos de trabalho, porque os livros são as fontes do saber.
Escolhi ser enfermeiro e me dedicar à saúde, porque respeito a vida.
Ser enfermeiro é um mito... é mágico!

(Autor Desconhecido)"







    O QUE É SER ENFERMEIRO ?


 Ser Enfermeiro é gostar de pele, de toque, não é somente cuidar de pessoas,
Mas valorizar o ser humano como pessoas, é mostrar a cada momento, destreza, satisfação e empatia.
Impor respeito e autoestima frente ao medo, insegurança, interagir com a sociedade,
compreender o processo saúde-doença proporcionando melhor qualidade de vida.


Ser Enfermeiro é se apaixonar pela profissão, aproximar-se das pessoas, independentemente
do seu nível social, crença e raça, agir e ser uniforme com sua essência, solidez e conhecimento.
Deixar-se por momento de lado para se dedicar e servir ao outro, ter muitas faces de ações, um leque
de possibilidades para zelar pelo bem estar da saúde.

Ser Enfermeiro é transcender do pessoal, no profissional buscar por mudanças e estrutura psicológica, ganhar experiência, ter chance de ensinar outras pessoas a elevação do autocuidado.
Ter respeito pela vida, buscar nas fontes a sabedoria, não apenas técnica, mas sobre tudo humana, ouvir o paciente com alegria e levar sempre uma palavra de conforto.

   Ser Enfermeiro é ser alguém muito especial na vida de outro alguém.


Extraído do Livro: Confraria dos Poetas - II Antologia. São Paulo: Editorama; 2008:109.









   



Num leito de hospital
Com a dor rasgando a alma
São eles que com dedicação e bondade
Nos amenizam o sofrimento
Com muito amor e calma.


Os sedativos que nos dão
As vezes não resolvem mais
Mas seu semblante tem tanta ternura
E nos transmite tanta paz.

Seja noite, seja dia
Muitas vezes na correria
Lutando contra o tempo
Nos dão força e segurança
E com o olhar tão sereno
Fazem nascer uma esperança

Cuidando desde o mais velho até a criança
Sem descriminar raça ou cor
Enfermeiras e enfermeiros
Todos vestidos de branco
São anjos de luz enviados por Deus
Para suavizar nossa dor.

Anjos de Luz
Geslaide R. S. Schneider