terça-feira, 26 de janeiro de 2021

ALGUNS TERMOS USADOS EM IMUNOLOGIA

ALGUNS CONCEITOS IMPORTANTES USADOS EM IMUNOLOGIA

 

1.       Adjuvante: Material que facilita a resposta imune normal.

2.       Afinidade: Medida da força de ligação entre um sítio de combinação de anticorpo e um determinante antigênico.

3.       Alérgeno: Antígeno que estimula a produção de anticorpos reagínicos.

4.      Alergia: Termo que atualmente engloba qualquer conseqüência adversa, imunologicamente mediada, devido a exposição a antígenos, mas que deveria ser restrita à descrição da hipersensibilidade imediata (Tipo I).

5.       Anticorpo: Imunoglobulinas formadas em resposta à introdução de material dentro do corpo que é por ele reconhecido como estranho. Sua propriedade característica é combinar-se com o material indutor (antígeno) em condições fisiológicas.

6.       Antígeno (Ag): Moléculas reconhecidas por anticorpos e receptores de linfócitos. Não necessariamente desperta resposta imune. O antígeno é a sustância que, ao ser introduzida no organismo, provoca resposta imunológica específica, com exceção dos haptenos (pequenos determinantes antigênicos) capazes de induzir uma resposta imune somente quando acoplados a um transportador. A resposta imune é um dos mais importantes mecanismos adaptativos, pois permite a sobrevivência em ambientes potencialmentes lesivos.

7.       Aquisição de memória: Uma vez em contato com o agente infeccioso, o sistema imune produz células de memória capazes de reconhecer esse agente e produzir uma resposta mais rápida e eficaz em um segundo contato

8.       Célula efetora: Célula que realiza uma função especifica

9.       Célula matadora natural (NK): Célula linfóide mal definida encontrada em animais normais e capaz de destruir células infectadas por tumores ou vírus.

10.   Complemento: Sistema de proteínas, razoavelmente complexo, ligado a enzima e auto agregador que é ativado por vários fatores, em particular pela interacão antígeno-anticorpo, e que resulta numa ampla variedade de conseqüências biológicas tais como lise de menbrana celular e opsonização.

11.   Diversidade: O sistema imune reconhece milhares de antígenos diferentes e produz uma resposta adequada para cada um deles;

12.   Doença auto-imune: Doença causada por resposta imune dirigida contra os próprios tecidos do animal.

13.   Especificidade: O sistema imune reconhece os diversos agentes infecciosos e produz uma resposta específica para cada um deles. Garante que cada clone molecular reconheça apenas um tipo de Antígenos; logo, antígenos distintos desencadeiam respostas específicas.

14.   Epítopo: Região de um antígeno que é efetivamente reconhecida pelo receptor do Linfócito ou pelo Anticorpo.

15.   Fagocitose: É o ato de comer realizado pelas células. O termo compreende vários processos, inclusive quimiotaxia, aderência ingestão e digestão ede partículas.

16.   Hapteno: Molécula não protéica que pode se ligar a sítios específicos de combinação de anticorpos mas não pode, pôr si só, iniciar uma resposta imune. Ou seja, quando isolada, é um antígeno sem propriedade imunogênica; para que se torne inumogênica precisa de associação com outra molécula.

 

17.   Hipersensibilidade imediata: Hipersensibilidade mediada pôr anticorpos reagínicos em que a administração de antígeno produz uma resposta detectável dentro de segundos ou minutos.

18.   Hipersensibilidade tardia: Reação da pele a um antígeno injetado, mediada pôr células. Assim denominada porque a reação não atinge a intensidade máxima até 24 a 48 horas após a administração do antígeno.

19.   Imunização: Em sentido escrito é a administração de antígeno a um animal com a intenção de produzir imunidade protetora. Entretanto, atualmente vem sendo comumente usada para descrever o procedimento para induzir uma resposta imune.

20.   Imunógeno: Substância que é capaz de suscitar uma resposta imune.

21.   Imunoglobulinas: Classe de proteínas que possuem atividade de anticorpo.

22.   Linfocinas: Glicoproteínas obtidas de linfócitos, as quais controlam as atividades de outras células. Deste modo elas servem para regular muitos aspectos das respostas imunitárias.

23.   Pinocitose: Literalmente é o ato de beber realizado pelas células. *Sensibilidade: O sistema imune é capaz de reagir mesmo diante de uma pequena quantidade de antígenos;

24.   Sorotipo: Suptipo dentro de um grupo de organismos que pode ser identificado somente por técnicas sorológicas

25.   Tolerância: Garante que elementos do sistema imune possam reconhecer sem responder com ativação a um determinado Antígeno; evita lesão do hospedeiro durante resposta a antígenos estranhos.

26.   Toxóide: É a modificação de uma toxina de modo que sus toxicidade é destruída mas não sua imunogenicidade. Usualmente isto é conseguido tratando a toxina com formaldeído.

27.  Vacina autógena: Vacina preparada a partir de organismos causadores de doença num indivíduo ou população e subsequentemente usada nesse mesmo indivíduo ou população para estimular a imunidade, tendo em vista auxiliar sua recuperação. Isto pode ser últil quando a imunidade é altamente linhagem específica.

28.   Vacina mista: Vacina contendo uma mistura de diferentes antígenos usada com a intenção de promover imunidade contra vários microrgarnismos ou toxinas através de uma única injecção. Pôr exemplo, as vacinas contra cinomose canina, hepatite infecciosa e leptospirose podem ser satisfatoriamente combinadas em vacina mista.

29.   Vacinação: A administração de antígeno (vacina) em um animal com intenção de estimular uma resposta imune protetora.

30.   Virulência: Este termo é usado para quantificar a potência da produção de doença pôr um microrganismo patogênico particular..

 

sábado, 2 de janeiro de 2021

ASPECTOS RELACIONADOS AOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

 

 É importante ressaltar que a legislação que trata dos direitos de deficientes é vasta, isto pode ser verificado quando se faz uma pesquisa na internet. A Educação especial é definida pela legislação como, a modalidade de educação escolar voltada para indivíduos portadores de deficiência, mas isso não quer dizer que as pessoas “especiais”, terão salas e aulas exclusivamente para eles. O art. 58 da LDB determina que a educação especial seja oferecida “dentro das classes de ensino regular”, na forma de apoio especializado. Com referência aos avanços no que se refere às Políticas Públicas voltadas para as pessoas com deficiência, vemos que as leis de referência buscam o entendimento dos processos que estão embasados em movimentos políticos e sociais.

      Quando olhamos o Estatuto da Pessoa com Deficiência, vemos um conjunto de leis que regem e regulam as instituições afins. A base do estatuto foi o modelo utilizado na Europa que ao longo dos anos, veio sofrendo melhorias e retrocessos através das Políticas Públicas implantadas com a finalidade de atuarem diante da complexidade que a situação exige. Ao longo do tempo a luta pelos direitos das pessoas com deficiência perdurou, e sempre foi uma luta de conflito entre a deficiência corporal e a discriminação. Só em 2015 é que veio o início da grande revolução com a publicação de “Estatuto da Pessoa com Deficiência”, cujo principal objetivo é o de garantir a igualdade de direito a todos os portadores de deficiência no Brasil. Desta forma se concretiza a igualdade de direito a todos, preconceito e discriminação. O estatuto proporciona ao portador de deficiência e a seu acompanhante, o direito à gratuidade nos transportes públicos e ainda o direito de redução no valor do ingresso à metade, nos locais de diversão, tais como: Shows, teatros, cinemas, etc. Este direito é estendido a locais públicos e privados se dá em todo o Território brasileiro. Outro ponto marcante do estatuto é a estimulação a capacitação para o mercado de trabalho profissional, que se dá através do Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência, um marco que unido a reserva de vagas em concursos públicos, em torno de 20%, dão a verdadeira inclusão social do deficiente ao mercado de trabalho. Outros benefícios completam a inclusão social das pessoas deficientes, tais como:

 

a.                   Aposentadoria Especial: - o tempo para aposentadoria depende do grau de deficiência ( leve, moderada e grave ). 

b.                  Aposentados por Invalidez e Pensões;

c.                  Prevenção: - Triagem Neonatal, através do Testes: do pezinho, da orelhinha e do olhinho;

d.                 Acessibilidade nos transportes públicos;

e.                  Rapidez na tramitação dos processos jurídicos administrativos;

f.                   Prioridade nos serviços voltados ao público;

g.                  Prioridade na restituição do Imposto de Renda;

h.                  Lei das Cotas.

 

      Com relação à educação, observamos os esforços para formação de profissionais para atendimento educacional especializado, profissionais que possam compreender, fomentar e estimular o acesso dos alunos da educação especial aos serviços especializados da Política Nacional de Educação Especial, tornando a educação inclusiva em todos os sentidos.

      Os objetivos do Atendimento Educacional Especializado são muitos e estão embasados na concepção da inclusão, são direcionados a todas as ações e serviços da educação especial, estando presente em todas as modalidades e níveis de ensino.

     Após esta explanação, fica bem claro o que foi desenvolvido pelo Brasil nos últimos anos, mas, isto não significa dizer que as condições de vida das pessoas com deficiência são plenamente satisfatórias, ainda há muito coisa a ser feita, pois, os desafios são muitos. É preciso enfatizar que as pessoas com deficiência também serão beneficiadas com a melhora das condições econômicas e sociais do País. Dessa forma, avanços na distribuição de renda, crescimento econômico, serviços públicos de qualidade e programas sociais eficazes, etc., são benefícios para todos, pessoa com deficiência (PcD) ou não.

     Sendo todos beneficiados, todos sentirão os efeitos da melhora social em geral, por isto que as políticas específicas, tais como: gratuidade, cotas e outros benefícios, nada mais que uma estratégia ampla, na qual são equiparadas oportunidades e todos passam a construir um País mais justo e humano.

 

Referencia:

Proteção ao deficiente físico e a lei em sentido amplo. 2011. Disponível em:

< https://www.saudeesustentabilidade.org.br/coluna/protecao-ao-deficiente-fisico-e-a-lei-em-sentido-amplo/>. Acesso em: 03 set. 2020.

 

Borges, Jorge Amaro de Souza. O estado da arte sobre políticas públicas para pessoas com deficiência no Brasil: dialogando sobre transversalidade e educação. 2016. Disponível em: < https://inclusao.enap.gov.br/wp-content/uploads/2018/05/o-estado-da-arte-sobre-pp-para-pcd-no-Brasil.pdf>. Acesso em: 03 set. 2020.

 

Entenda como funciona a Lei de Inclusão para pessoas com deficiência. 2017. Disponível em: <https://blog.freedom.ind.br/entenda-como-funciona-a-lei-de-inclusao-para-pessoas-com-deficiencia/ >. Acesso em: 01 set. 2020.

 

Presidência da Republica. Estatuto da Pessoa com Deficiência. 2015. Disponível em:

< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>.Acesso em: 02 set. 2020.

LBI garante novos direitos às pessoas com deficiência. 2015. Disponível em: <https://www.camarainclusao.com.br/noticias/lbi-garante-novos-direitos-as-pessoas-com-deficiencia/>. Acesso em: 02 set. 2020.

Declaração de Salamanca

  Sobre a Declaração de Salamanca

O mundo aponta a Declaração de Salamanca como o principal documento internacional com a finalidade de proporcionar as diretrizes básicas, que apoiam as formulações e reformas das políticas e dos sistemas educacionais. Esta declaração é uma afirmação mundial sobre a educação inclusiva e representa um equilíbrio consensual sobre as sucessivas orientações da educação das pessoas com necessidades especiais, principalmente as crianças e os jovens. Vale a pena focar na importância e necessidade da educação de crianças com necessidades especiais. Sendo de vital importância o sucesso da gestão escolar, cada vez mais atuante e reconhecida, onde a preparação adequada dos educadores é fundamental para a estruturação das escolas integradoras do sistema educacional.  Com relação aos programas de formação inicial, estes deverão favorecer aos estudantes das matérias pedagógicas, uma orientação adequada e eficiente sobre a diferença apresentada, sendo a boa prática educativa, à adaptação do conteúdo curricular, a utilização de novas técnicas e tecnologias de assistência, a individualização de procedimentos de ensino uma ferramenta vital para o sucesso. Com relação a preparação dos professores, todos devem ser contemplados, pois desta forma, todos poderão praticar sua autonomia e com isso aplicarem suas habilidades na adaptação do currículo referente a instituição que estão inseridos. Dessa forma atenderão as necessidades dos alunos e contribuirão com especialistas, com os pais, com a comunidade e de maneira marcante e objetiva contribuirão com o ensino superior que possui formação de especialidades e pesquisa, avaliação e no desenvolvimento de programas baseados em matérias pedagógicas, fatores preponderantes para um desenvolvimento satisfatório.  A declaração deixa claro que os mestres possuem uma representação fundamental com relação à administração do processo educacional, isto pode ser observado através dos meios estatísticos e das pesquisas, através dos conhecimentos técnicos, do uso dos equipamentos apropriados para atender os indivíduos que apresentam necessidades educacionais especiais.

    Com base nos relatos acima, é de vital importância investir numa sociedade inclusiva, independente do meio utilizado, que pode ser: recursos, prestação de serviços ou utilização das variadas estratégias  para vencer as barreiras da inclusão na sala de aula. Desta forma se consegue suprir as necessidades especiais que desafiam a inclusão e se consegue beneficiar a todos que precisam dela.

   

   Referências:

 

SANTOS, Alex Reis dos. EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A DECLARAÇÃO DE SALAMANCA. Disponível em: < https://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2016/12/tcc_07.pdf >. Acesso em: 30 ago. 2020.

 

SANTOS, Alex Reis dos. DECLARAÇÃO DE SALAMANCA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2012. Disponível em: < http://geces.com.br/simposio/anais/anais-2012/Anais-077-087.pdf >. Acesso em: 02 set. 2020.

 

Saberes e práticas da inclusão. 2005. Disponível em:

< http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000427.pdf >. Acesso em:

03 set.2020.

 

 

terça-feira, 15 de setembro de 2020

A Influência da Pandemia na Melhora da Qualidade do AR

  O AR  ANTES - DURANTE E DEPOIS DA PANDEMIA.

                                                                                 Publicação: Deocleciano de Freitas                   



      O Instituto do Meio Ambiente (IMA) no Brasil realizou pesquisa comparando o ar de algumas cidades brasileiras, no período antes da declaração de pandemia e o mesmo período, após as medidas que restringiram a circulação das populações para conter a propagação da Covid-19. As cidades Observadas no Brasil foram:

1. Santa Catarina: 2. Curitiba; 3. São Paulo e Rio de Janeiro; 4. Belo Horizonte.

           Nas imagens a poluição é representada pelas manchas: amarelas, laranjas e vermelhas.

    A análise realizada pelo IMA, teve como base as imagens dos satélite Sentinel 5-P, da Agência Espacial Européia ( ESA ), períodos pré e pós quarentena, onde notou-se considerável redução da concentração de NO2 ( dióxido de nitrogênio ) nas cidades já citadas. O NO2 em concentrações elevadas é um gás tóxico, um dos mais agressivos à saúde humana, que se origina da queima de combustíveis fósseis de veículos e indústrias, pode causar doenças pulmonares e em algumas regiões da Europa e Ásia se apresentam em grande quantidade, sendo responsável pela chuva ácida.

     A NASA também mostrou imagens geradas pelo satélite onde se observa queda no nível de poluição na China, Imagens 5 e 6. 

        As imagens mostram um declínio dramático nos níveis de poluição na China.  Segundo cientistas da NASA, isso se deve à desaceleração da economia durante o período de Quarentena. Os Satélites de acompanhamento da ESA, também detectaram redução significativa no índice de NO2 na atmosfera da China durante esse período da pandemia da Covid-19.  As imagens acima mostram a concentração de NO2:

·         antes da quarentena: 1º e 20 de janeiro;

·         durante a quarentena 10 e 25 de janeiro.

  Os cientistas  ressaltam que, essa queda nos níveis de NO2 também já havia sido observada na crise da economia global de 2008 e também durante as Olimpíadas de Pequim.

     Outro fato observado pelos cientistas, é a redução nos níveis de NO2 durante as celebrações do ANO NOVO Chinês, já que muitas empresas fecham entre a última semana de janeiro e o início de fevereiro para comemorar o feriado. Depois do término da comemoração o índice volta a aumentar. Neste período de 2020, a taxa de redução está muito mais prolongada e a redução é muito maior, isto se deve ao fato de todo o mundo está tomando medidas para reduzir a disseminação do vírus SARS-CoV-2. 

    Depois de todas essas explanações, podemos observar que o homem é o grande causador de todo o problema referente à poluição atmosférica. No momento em que ele reduz as suas atividades ou mesmo tomar medidas para reduzir a emissão de gases poluentes, o panorama atmosférico muda para melhor. Sabemos que o progresso é necessário, mais que venha um progresso consciente e sustentável.

 

 

 Referências:

 

 Poluição ao meio ambiente diminui após medidas de isolamento social. PUC.. Disponível em: https://www.puc-campinas.edu.br/poluicao-ao-meio-ambiente-diminui-apos-medidas-de-isolamento-social/. Acesso em: 09 set. 2020.

                 

Pesquisa do IMA comprova melhora da qualidade do ar nas maiores cidades brasileiras. IMA. Disponível em: https://www.ima.sc.gov.br/index.php/noticias/1450-pesquisa-do-ima-comprova-melhora-da-qualidade-do-ar-nas-maiores-cidades-brasileiras

. Acesso em: 08 set. 2020.

 

Redução da poluição no ar durante pandemia convida à mudança de comportamento social. ((O))eco. Disponível em: https://www.oeco.org.br/reportagens/reducao-da-poluicao-no-ar-durante-pandemia-convida-a-mudanca-de-comportamento-social. Acesso em: 08 set. 2020.

   

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

A QUARENTENA E A REDUÇÃO DA POLUIÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA

                                          O LADO BOM DA PANDEMIA



A pandemia e o lado bom de toda problemática. Choramos a morte de inúmeras pessoas no mundo, mais, tudo que é ruim nos mostra o caminho correto a seguir. Foi observado em várias parte do mundo que durante a pandemia, com as medidas de QUARENTENA, houve a redução nos índices de poluição, onde o vilão dióxido de nitrogênio ( NO2 ) teve considerável baixa nos seus níveis. Tal fato foi observado em todo mundo, onde as metrópoles, onde a vida industrial e as atividades são intensas, foi observada por satélites que comprovaram a queda nos níveis de poluição. Podemos citar as seguintes cidades: Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Mais o grande destaque aconteceu na China, onde os níveis de poluição são enormes, mais, durante a Quarentena, veio a grande surpresa que pode ser observada na imagem que acompanha esta postagem. A imagem mostra os níveis de poluentes antes da quarentena e durante a quarentena, a figura a esquerda, representa em vermelho e amarelo os poluentes e a figura à direita mostra o fenômeno causado pela Quarentena, níveis baixíssimos de poluentes na atmosfera. Com isto podemos dizer que o home é o grande causador da destruição de si próprio e dos ecossistemas. Fica a dica dada pela pandemia, se fizermos uso do progresso de maneira sustentável a natureza agradece e nosso descendentes agradecem amais ainda. O que será dos nossos descendentes se não cuidarmos da natureza agora?

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Peerguntas e Respostas Sobre Biologia

 Perguntas e Respostas

1.   Que radiação pode causar má formação fetal?

  R:  Raio X

2.  Podem causar mutações Gênicas?

 R: Raios Ultravioletas e Radiações Ionizantes

3.  Que material pode ser usado para barrar a radiação beta?

  R: Pedaço de madeira

4.  O câncer de pele pode ser causado pela radiação?

  R: Ultravioleta

5.  Qual a cor da Radiação Ultravioleta?

  R: é invisível aos nossos olhos.

6.  Qual o material pode ser usado para barrar o Raio X?

  R:  Chumbo

7.  A radiação é barrada pela camada de Ozônio?

  R: Ultravioleta C

8.  A Síndrome prodômica está relacionada a:

  R: altas dores de Radiações Ionizantes.

9.  Radiação envolvida no Efeito estufa?

  R: Infravermelho

10.  Os óculos de Sol devem ser usados:

  R:  para barrar a Radiação Ultra violeta.

11.  Corpos Negros são corpos que:

  R: absorvem toda radiação Incidente.

12.  Exemplos de radiação Corpuscular:

  R:  Alfa e Beta.

13.  Exemplo de radiação Não-Ionizante:

  R:  Ultravioleta, infravermelho e microondas.

14.  Radiação usada no Controle Remoto:

  R: Infravermelha

15.  Qual a cor da radiação Infravermelha?

  R:  ela é invisível aos nossos olhos.

16.  O Césio 137 brilha no escuro por que?

  R: emite luz visível.

17.  Qual a Cor da radiação Gama?

  R:  ela é invisível aos nossos olhos.

18.  Algumas Algas marinhas brilham no escuro por que?

  R:  emite luz visível.

19.  Exemplos de radiações Ionizantes:

  R:  Alfa, Beta, Gama, Raio X.

20. Radiação emitida a partir da frenagem brusca de elétrons.

  R: Raio X

21.  Núcleos de átomos de Hélio emitidos por isótopos radioativos como U-238.

 R: Partículas Alfa

22.  Tipo de radiação capaz de ionizar átomos e moléculas de importância biológica.

  R:  Ionizante.

23.  Emissão de luz por organismos vivos.

  R: Bioluminescência  ( Vaga lume )

24. Emissão de energia por meio de ondas ou partículas.

  R: Radiação.

25.  Tipo de radiação que atua promovendo excitação molecular, mais não tem energia suficiente para ionizar átomos e moléculas de importância biológica.

  R: Não-Ionizante

26.  Radiação eletromagnética que é invisível aos nossos olhos.

  R:  Gama

27.  Quando a emissão de luz se dá quase que simultaneamente com a excitação da substância e desaparece logo que a excitação termina.

  R: Fluorescência.

28.  Emitidas por núcleos de alguns isótopos instáveis, como o C-14, I-132 e o K-40.

  R: Partícula Beta.

29.  Quando a emissão de luz persiste por um tempo razoavelmente longo mesmo após a excitação desaparece.

  R: Fosforescência.

30.  Emissão de luz por uma substância previamente excitada por uma radiação eletromagnética.

   R:  Luminescência.

31.  As usinas nucleares são usadas para seu fornecimento.

  R: Energia Elétrica.

32.  Cidade Brasileira onde estão em operação duas usinas nucleares.

  R: Angra dos reis

33.  Radiação eletromagnética ionizante com grande poder de penetração no corpo humano.

  R:  Gama

34.  Tem carga igual a de um elétron.

  R: Partícula beta.

35.  Capaz de ejetar elétrons da  camada mais externa de átomos de importância biológica como o C, N, P e H.

  R: Radiação Ionizante.

36.  Aumenta a energia dos eletros nos átomos, mais não tem energia para ejetá-los.

  R: Radiação Não-Ionizante.

37.  Núcleo de um átomo de Hélio.

  R: Partícula Alfa.

38.  Radiação Não-Ionizante que pode causar Câncer de pele.

  R: Ultravioleta.

39.  Emitida a partir de frenagem brusca de elétrons.

  R:  Raios X.

40.  Muito usado na medicina para diagnóstico ou tratamento de problemas na Tireóide.

  R: Iodo - 131.

41.  Radiação que faz parte do espectro de luz visível.

  R: Verde.

42.  A maior catástrofe nuclear civil da história deixando mais de 25 mil mortos, sendo estimativa oficial.

  R:  Chernobyl.

43.  Radionucliotideo que levou ao maior acidente radioativo da História do Brasil.

  R:  Césio – 137.

44.  Acidente em usina nuclear causado por um terremoto.

  R:  Fukushima ( No Japão ).

45.  Energia que vem dos Rios?

  R:  Hidroelétrica.

46.  Tipo de energia que pode causar acidentes radioativos?

  R:  Atômica

47.  Tipo de energia Limpa?

  R:  Solar

48.  Fonte de energia Não-Renovável?

  R:  Petróleo.

49.  Energia obtida de fontes naturais capazes de se regenerar?

  R:  Renovável.

50.  Energia que vem dos ventos?

  R:  Eólica.

51.  Energia que vem da queima de Carvão?

  R: Térmica.

52.  Energia proveniente dos Gêiseres?

  R: Geotérmica.

53.  É a quantidade de calor necessária para elevar em 1ºC a temperatura de 1g de substância, sem que haja mudança no estado físico.

  R:  Calor Específico.

54.  Exemplo de processo Endotérmico.

  R:  Água Fervida.

55.  É definida como a quantidade de Calor necessária para elevar a temperatura de um corpo em 1ºC.

  R: Capacidade Térmica.

56.  É o Calor Ganho ou perdido por um corpo durante uma mudança de estado físico quando isto não resulta em nenhuma mudança de temperatura.

  R: Calor Latente.

57.  Processo que libera energia térmica (Calor ).

  R:  Exotérmico.

58.  É o calor ganho ou perdido por um corpo resultado em mudança de temperatura.

  R:  Sensível.

59. Processo que absorve energia térmica (Calor).

  R:  Endotérmico.

60.  Exemplo de processo Exotérmico.

  R: Contração Muscular.

61. O que vem a ser transporte Passivo?

R:  -  é o transporte sem gasto de energia química. Não gasta ATP.

62.  O que vem a ser transporte Ativo?

R:  - é o transporte com gasto de energia Química. Gasta ATP.

63. Como são feitos os transportes Passivos?

R: - os transportes Passivos são feitos de acordo com o gradiente de concentração:

   - o deslocamento das substâncias se dá da região de maior concentração para a de menor concentração.

64.  O que é difusão?       

 R: -  Difusão é a distribuição homogênea das partículas de um soluto em um solvente. É um processo lento nos  líquidos e rápido nos gases.

65.  Como os gases atravessam a membrana celular?

R: - As moléculas de O2 e CO2 entram na célula por difusão, deslocando-se passivamente do local que tem maior pressão para o local com menor pressão.

66.  O que é Osmose?

R:  - é a difusão da água pela membrana celular, que é semipermeável. A água desloca-se do meio mais diluído ( hipotônico ) para o meio concentrado ( hipertônico ), obedecendo às leis físicas da difusão.

67.  O que é transporte Passivo por Difusão Facilitada?

R:  -  é a Difusão mediada por carreador ou seja: o transporte de soluto é feito por permeases ou proteínas carreadoras.

68.  O que é Transporte Ativo?

R: - É o transporte de substância pela membrana com gasto de Energia. O soluto é transportado contra um gradiente de concentração, o que consome moléculas de ATP, razão pela qual o transporte Ativo está normalmente acoplado à respiração celular.

 



sábado, 1 de agosto de 2020

MOVIMENTO FEMINISTA NO BRASIL E NO MUNDO

BREVE RESUMO DO MOVIMENTO FEMINISTA NO MUNDO

 

1.       Introdução

 

   A primeira manifestação de poder do ser humano sobre o outro foi do homem sobre a mulher, isso se deu nos primórdios da humanidade.

   Podemos dividir o Movimento feminista em “três ondas”:

1º.  Sufrágio Feminino -----   Direito ao VOTO;

2º.  Idéias e ações associadas às lutas de liberação feminina ( 1960);

3ª.  Ampliação dos movimentos pela igualdade legal e social para as mulheres ( 1990 ).

 

      A relação dos movimentos históricos que estão relacionados aos Movimentos Feministas são:

a. Revolução francesa:  as mulheres são encorajadas a entrar na luta;

b. Revolução industrial: surge a percepção das operárias sobre as injustiças maiores maiores dentro do mercado de trabalho. Neste período surge a reivindicação pela igualdade;

c. Suffragettes: grupo de mulheres britânicas militantes de uma das primeiras organizações feministas em prol do voto feminino. Surge pós Revolução Industrial, no Século  XIX, no Reino Unido e se espalha pelo Mundo.  As mulheres buscavam o direito ao VOTO e consequente o direito de serem votadas.

   Numa pesquisa observa-se várias definições para o Movimento Feminista, aqui deixamos alguns:

 

1.  O Movimento Feminista, é um movimento social, político e econômico que tem o objetivo de discutir e lutar por direitos das mulheres. O feminismo luta para que as mulheres deixem de ser vítimas de diversas formas de opressão social para levar a sociedade a estruturas mais justas.

2. O Movimento Feminista, é o movimento que busca a igualdade e equidade entre os gêneros, desenvolvendo-se como uma estratégia filosófica, política e social que luta pelos direitos das mulheres.

 

3. O Movimento Feminista, é um movimento social e político que busca conquistar o acesso a direitos iguais entre os gêneros e, consequentemente, o fim do patriarcado, ou seja, o fim dos abusos  e opressão do homem sobre a mulher.

 

   Observação: 

Patriarcado, é um sistema social em que homens adultos mantêm o poder primário e predominam em funções de liderança política, autoridade moral, privilégio social e controle das propriedades. No domínio da família, o pai (ou figura paterna) mantém a autoridade sobre as mulheres e as crianças.

 

4. O Movimento Feminista, é a luta pela igualdade de gêneros (homens e mulheres), e consequentemente pela participação da mulher na sociedade.

             

    Através desta simples e breve explanação podemos deixar a idéia que o Movimento Feminista visa garantir a participação da mulher na sociedade, primeiramente visa garantir os direitos políticos e sociais.

    Como vimos é dividido em três Momentos ou Ondas:

1º Momento:

     O primeiro momento, foi marcado pelo fim do século XIX e início do século XX. Neste momento as mulheres reivindicavam principalmente o reconhecimento dos seus direitos políticos, isto é, direito de VOTAR e ser VOTADA. Reivindicavam ainda Direito a Propriedade, direitos jurídicos, direitos contratuais, direito de assinar um contrato, direito de ter um imóvel e principalmente o fim dos casamentos arranjados, que eram constantes na época.

 

  2º.  Momento:

      Essas mudanças se deram na segunda metade de 1960 e final de 1980. As mulheres lutavam principalmente contra as desigualdades culturais e ainda políticas, fatos que influenciavam na vida profissional e pessoal das mulheres.

    A mulher tinha um salário diferenciado, bem menor que do homem e cumpriam os mesmos afazeres que os homens.

       Este momento foi muito divulgado nos USA, com a liderança das mulheres no chamado protesto:  A QUEIMA DOS SUTIÃS. As mulheres foram às ruas se despiram e queimaram os sutiãs.

 

 3º.  Momento:

        Deu-se no início da década dos anos 90, foi um movimento mais organizado e difundido através da situação social das mulheres. Desafiou paradigmas e a discussão era sobre micropolíticas, com os seguintes temas:

·         O que é melhor para a mulher;

·         A participação mais ativa da mulher na sociedade.

  Esses foram os temas principais desse terceiro momento, marcaram o início da década feminista dos anos 90.

 

        O  BRASIL  MOVIMENTO FEMINISTA

    No Brasil, o movimento feminista ganhou força em 1910, com Bertha Lutz, uma Bióloga e Cientista que previa a luta pelo VOTO, ou seja: incentivo ao direito político das mulheres, já em 1927, ela organiza e leva um abaixo assinado ao senado pedindo a aprovação desse projeto de lei, onde ela reúne milhares de assinaturas e finalmente em 1932, as mulheres conquistam esse direito através do Novo Colégio Eleitoral - dessa forma a mulheres venceram mais uma barreira e adquiriram o direito de VOTAR. 

     Após esta vitória, o movimento perde a força e volta a ter força nos anos 60, durante o regime da DITADURA MILITAR.

     Dessa forma, a

s manifestações femininas crescem no Brasil em face ao Regime Militar e culmina com exílio de várias feministas, que foram viver fora do Brasil, principalmente na França, em Paris, onde elas tiveram contato com os movimentos feministas que se processavam na Europa. Nesse momento elas lutavam contra a ditadura e algumas pregavam até a implantação do Socialismo no Brasil.

    Nos anos 80, o movimento ganha efervescência, com inúmeros grupos sendo criados. Este grupo criaram pautas pautas para discussão, tais como: 

·         Violência;

·         Sexualidade;

·         Direito à Maternidade;

etc.

    Dessa forma o movimento eclode durante os anos sofridos de 1980.  Já no final da década de 80 e início dos anos 90, há um crescimento da violência contra a mulher, onde apenas e tão somente nos anos de 2006, o governo dá atenção a criação de ONGs, e a partir das ONGs, surge a chamada LEI MARIA DA PENHA, que tem a função de resguardar os Direitos da Mulher, em face das agressões sofridas pelo seu companheiro. Assim, são criadas Delegacias Especializadas, as famosas DDM ( Delegacia dos Direitos da Mulher ), que protege a mulher na relação afetiva.  

 

      A Pandemia e Suas Consequências para a Mulher

 

    A pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, foi anunciada pela Organização Mundial da Saúde em 15 de março de 2020 e tem afetado significativamente a vida de bilhões de pessoas. Como se sabe, o confinamento social tornou-se a maior medida preventiva contra o contágio do vírus, fazendo com que muitas pessoas tenham suas atividades restritas ao ambiente doméstico. Algumas delas, mulheres de diversas idades e condições econômicas, encontram-se confinadas com parceiros agressivos e vemos o alarmante aumento da violência de gênero se tornar destaque em vários jornais pelo mundo.