segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Sistemas Abertos e Fechados num Ecossistema



   Ecossistema

    Ecossistema é sistema onde se vive, é o local que apresenta um conjunto de características biológicas, químicas e físicas, que proporcionam a existência de uma espécie vegetal ou animal.
    É um local formado por uma parte abiótica ( água, sais minerais, radiação solar e gases que compõem a atmosfera) e por uma parte biótica ( animais, microorganismos e vegetais) que se relacionam entre si, e com isto formam um sistema estável, que favorecem a vida na terra.
 
  Divisão dos Ecossistemas
     Os ecossistemas são divididos em dois tipos:
a)       Ecossistemas terrestres;
b)      Ecossistemas aquáticos.
  Os Ecossistemas terrestres abrangem diversos tipos de ralações ecológicas que interagem através de fatores abióticos e bióticos. Já os Ecossistemas aquáticos abrangem os ambientes ricos em água. São formados desde um simples reservatório de água, como um simples copinho de água até grandes reservatórios e oceanos.


Entradas e Saídas
     Como os sistemas são caracterizados por seus fluxos, é importante conhecer as portas de entrada e saída da matéria ou energia que flui num sistema, tanto dentro dos compartimentos que o compõem, quanto com o meio externo ao sistema, quando este for um sistema aberto.
      Por exemplo, num sistema de esgotamento, a água de abastecimento consumida é a entrada do sistema, enquanto que as águas servidas, tratadas ou não, despejadas nos rios, oceanos ou outro qualquer lugar são a saída.

    Ecossistema Fechados e Abertos

1.   Ecossistema Fechado
    Consideremos um ecossistema como fechado, aquele que não depende da troca de matéria com a parte externa do sistema. Devemos ressaltar que no interior de um sistema ecológico fechado, qualquer substância produzida por uma espécie integrante desse sistema deve ser aproveitada pelo menos por outra espécie desse sistema.
      Outro fato importante que deve ser ressaltado é que um sistema ecológico fechado deve apresentar pelo menos um organismo que produza seu próprio alimento ( autotrófico ) através da quimiossíntese ou da fotossíntese. É importante ressaltar que quase todos os ecossistemas ecológicos fechados são baseados em seres autotróficos ou fotoautotróficos.
   É importante ressaltar que nos sistemas fechados, a matéria fica confinada, isto é, flui em ciclo. Como exemplo, podemos citar: o ciclo do Carbono e do nitrogênio.

2.   Ecossistema Aberto
      No sistema aberto, a matéria flui numa única direção, criando assim fontes de entrada e de saída do sistema.

  Observação:
     Podemos observar ainda sistemas semi-abertos ou semi-fechados, isto depende respectivamente de sua representatividade de entrada e de saídas, quando comparadas ao seu  fluxo interno.
     Como exemplo, podemos citar, que: na Terra todos os fluxos de matéria ocorrem em sistemas fechados. Isto se dá pelo fato da Terra não trocar matéria com o espaço. Já em relação à energia é o contrário. Todos os sistemas que trabalham com o fluxo de energia são obrigatoriamente abertos, pois a energia utilizada não pode ser recuperada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário