O que significa educação
especial?
A Educação
Especial é o ramo da educação voltado para o atendimento e educação de
pessoas com alguma deficiência.
Normalmente em instituições de ensino
regulares ou ambientes especializados, tais com: escolas para surdos, escolas
para cegos ou escolas que atendem a pessoas com deficiência intelectual.
Considera-se também público-alvo
dessas escolas, as crianças com transtornos globais de desenvolvimento ou com
altas habilidades, consideradas super-dotação.
Vale apena dar uma olhada n seguinte artigo:
Objetivos da Educação Especial
Os objetivos da educação especial são os
mesmos da educação em geral. O que difere, entretanto, é o atendimento, que
passa a ser de acordo com as diferenças individuais do aluno.
EXERCÍCIO SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL
1. A deficiência física refere-se ao
comprometimento do aparelho locomotor que compreende o sistema osteoarticular,
o sistema muscular e o sistema nervoso. Sendo assim, assinale pode-se dizer que:
- Para Vygotsky, o
desenvolvimento cognitivo da criança ocorre por meio de constantes
desequilíbrios e equilibrações. O aparecimento de uma nova possibilidade
orgânica na criança ou a mudança de alguma característica do meio ambiente, por
mínima que seja, provoca a ruptura do estado de repouso - da harmonia entre o
organismo e o meio - causando um desequilíbrio;
2. Paralisia
cerebral é um termo genérico para descrever um grupo heterogêneo de déficits
motores. Várias classificações são utilizadas para descrever tais déficits. De
uma forma geral, deve ser feita por tipo clínico e pela divisão da localização
da lesão no corpo. Assim, com relação à classificação por tipo clínico, pode-se
descrever corretamente que a lesã que produziu a Atáxica ocorreu da seguinte
maneira:
- A lesão
ocorreu em uma região do cérebro chamada cerebelo, responsável, entre outras
coisas, pelo equilíbrio. Os movimentos são incoordenados e bruscos. Pode haver
a presença de um certo tremor. A criança tem dificuldade em manter uma postura
parada. É um tipo raro de paralisia cerebral;
3. O desenvolvimento infantil da criança sem deficiência é o ponto de partida ou o parâmetro para se fazer qualquer avaliação da criança que apresenta deficiência física e, em especial, a decorrente de paralisia cerebral, que abrange um universo maior de comprometimentos, no qual toda experiência pedagógica adquirida poderá ser estendida e aplicada com outras crianças cuja deficiência física tenha outras origens que não só a neurológica. Sendo assim, é INCORRETA afirmar que:
- O desenvolvimento parte do específico para o geral, dos grandes para os
pequenos músculos e depois se amplia do complexo para o simples;
4. Crianças com
problemas neurológicos, em especial as que sofreram paralisia cerebral, em sua
quase totalidade, sofrem de distúrbios no desenvolvimento da fala e da
linguagem, podendo apresentar alterações variáveis em maior ou menor grau de
inteligibilidade da linguagem falada, chegando ao impedimento por completo.
Assim, otexto abaixo descreve corretamente a disartria:
- A fala da criança pode ser executada com dificuldade de articulação
quando os fonemas não são claros (trocas fonéticas, dificuldade para falar as
sílabas complexas), necessitando de tempo, atenção e paciência do interlocutor
para o entendimento da mensagem falada.
5. A brincadeira
é a melhor forma de aprendizado que a humanidade inventou. É brincando que as
crianças aprendem mais. Sendo assim, com relação às estratégias de ação
implementadas para facilitar as experiências com a utilização dos recursos de
aprendizagem e da distribuição do tempo, estas estratégias devem prever:
- Facilitação
da livre escolha, para a criança tomar decisões, expressar suas ideias e ir se
acostumando a responsabilizar-se por seus próprios atos;
- Apresentação
da estimulação como brincadeira adequada aos interesses da criança;
- Aceitação
da autoridade e das normas, sem que isso limite a sua liberdade de expressão e
criatividade;
6. Na educação
infantil, a organização dos alunos deverá ser cuidadosa, objetivando o
agrupamento de crianças em níveis de desenvolvimento próximos para proporcionar
melhores oportunidades de troca, parcerias, ajuda mútua e outras relações
importantes, porque em um ambiente de sala de aula de escola regular dever-se-á
considerar alguns aspectos relevantes. Descreva algo que caracterize um texto
INCORRETO PARA esses aspectos:
- O número de alunos de cada classe poderá ser grande, já que é
interessante para a criança com necessidades especiais que se esforce para ser
independente para participar e executar as tarefas, requerendo, portanto, pouco
acompanhamento individual do professor nas atividades propostas;
7. O
comprometimento motor da criança com deficiência física torna-se muito evidente
nas diferentes situações de sala de aula nas quais o aluno precisa mostrar
condições de “fazer”, ou melhor, de “executar” as atividades de exploração e
manipulação de material e do próprio corpo, como recorte, colagem, grafismo,
entre outros. Sendo assim, É INCORRETA AFIRMAR QUE:
- São
raras as crianças que conseguem fazer letra de forma do tipo bastão. Para
algumas delas, é mais fácil produzir a escrita, em letra cursiva e, ao longo da
vida, poderá ser essa a única forma de escrita que conseguirão produzir;
8. É importante estar atento à postura
sentada da criança na sala de aula, pois a postura correta provê diversos
benefícios para a saúde da criança. Para tal, é possível utilizar mobiliários
diferenciados. Sendo assim, qual das alternativas descreve o cavalo de abdução?
- É colocado
tanto na cadeira de chão quanto nas cadeiras de posicionamento e serve para
manter os membros inferiores abduzidos (joelhos afastados);
9. Com relação à posição do aluno na sala
de aula e à organização do mobiliário, É INCORRETA DIZER QUE:
- No
caso das crianças com movimentação involuntária, é importante que ela se sente
no fundo da sala, longe da lousa, para maior simetria.
10. Malformação ou
anomalia congênita é qualquer alteração estrutural ou metabólica presente no
nascimento, por herança genética, ou como resultado da influência ambiental
durante a vida fetal ou o período embrionário. Sendo assim, qual das
alternativas se refere corretamente à artrogripose?
- Caracteriza-se
pela malformação das articulações do corpo, podendo haver maior ou menor grau
de comprometimento, variando de criança para criança. Essas articulações podem
ser ombros, cotovelos, punhos, mãos, quadris, joelhos, tornozelos, pés, e ainda
coluna. Quando isso ocorre, a criança fica impedida de realizar movimentos
considerados normais como dobrar e girar o corpo ou parte do corpo,
apresentando movimentações muito limitadas ou até com impossibilidade em
realizá-las nas atividades da vida diária, inclusive de participar
adequadamente das atividades da escola;
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