sexta-feira, 16 de abril de 2010

Aneurisma Cerebral

Aneurisma Cerebral



O que é, tratamento, causas, riscos e sintomas




O que é aneurisma cerebral



Aneurisma é uma dilatação anormal na parede de uma artéria, a qual é um vaso sanguíneo que carrega sangue rico em oxigênio do coração para outras partes do corpo. Quando o aneurisma ocorre em uma artéria do cérebro ele é chamado de aneurisma cerebral. A maioria dos aneurismas cerebrais não produz nenhum sintoma até que fiquem grandes e comecem a vazar sangue ou rompem-se. Quando o aneurisma cerebral cresce demais ele pode romper-se, causando sangramente perigoso, e freqüentemente fatal, dentro do corpo.



Um aneurisma cerebral que rompe causa derrame, o qual pode incluir como sintomas dor de cabeça forte e súbita, náusea, vômito, pescoço duro, fraqueza repentina em uma área do corpo, dificuldade repentina de falar e até perda de consciência, coma ou morte. O grau de periculosidade do aneurisma cerebral depende do seu tamanho e localização no cérebro, se ocorreu vazamento ou ruptura, e ainda a idade e saúde geral da pessoa.





Causas do aneurisma cerebral


Um aneurisma pode ser resultado de arteriosclerose. Quando a arteriosclerose desenvolve-se, a parede da artéria fica grossa, danificando e perdendo seu revestimento interno normal. A área danificada da artéria pode se dilatar em decorrência da pressão sanguínea, resultando em aneurisma. O aneurisma também pode ocorrer em decorrência da constante pressão alta dentro de uma artéria.








Fatores de risco para o aneurisma cerebral



Os fatores que podem aumentar o risco de aneurisma cerebral incluem:
* Arteriosclerose.
* Fumo - há oito vezes mais risco de desenvolver aneurisma se a pessoa fuma.
* Histórico familiar de aneurisma, doença cardíaca ou outros problemas nas artérias.
* Pressão muito alta e contínua entre os 35 e 60 anos de idade.
* Uso de entorpecentes como cocaína.





Sinais e sintomas do aneurisma cerebral



Se o aneurisma cerebral pressionar nervos do cérebro, ele pode
causar sinais e sintomas que incluem:
* Pálpebra caída.
* Visão dupla ou outras alterações na vista.
* Dor acima ou atrás do olho.
* Pupila dilatada.
* Fraqueza ou falta de sensibilidade em um lado da face ou do corpo.
.


Se o aneurisma cerebral romper-se, os sintomas podem incluir dor de cabeça súbita e forte, náusea, vômito, pescoço duro, perda de consciência e sinais de derrame. Os sinais de derrame são similares aos mencionados para o aneurisma cerebral, mas eles geralmente aparecem subitamente e são mais severos. Qualquer um desses sintomas requer atenção médica imediata.





Tratamento do aneurisma cerebral




O tratamento para aneurisma cerebral depende do seu tamanho, localização, se está infectado e se houve ruptura. Um aneurisma cerebral pequeno que não se rompeu pode não necessitar de tratamento. Um aneurisma cerebral grande pode pressionar o tecido do cérebro, causando dor de cabeça forte ou visão prejudicada, e tem grande probabilidade de romper. Se o aneurisma romper, haverá sangramento no cérebro, que causará derrame cerebral. Se um aneurisma cerebral ficar infectado, necessitará de tratamento médico imediato. O tratamento para muitos aneurismas cerebrais, especialmente os grandes ou que estão crescendo, envolve cirurgia, a qual pode ser arriscada dependendo da localização.





Colocação de stent ajuda no tratamento de aneurisma cerebral


A embolização de aneurisma com colocação de stent assistida é uma opção de tratamento eficaz para pessoas que sofreram de um aneurisma cerebral com ruptura, revela um estudo publicado na revista “Radiology”.


Um aneurisma cerebral é uma dilatação que se desenvolve numa área frágil da parede de uma artéria cerebral. A ruptura do aneurisma resulta numa hemorragia intracraniana, a qual é frequentemente fatal. Os tratamentos para uma ruptura de um aneurisma incluem a cirurgia e um procedimento pouco invasivo denominado de “embolização”, no qual a dilatação na artéria cerebral é preenchida com fios metálicos para ajudar na prevenção de hemorragias repetidas e para restaurar o fluxo sanguíneo normal.








No entanto, na opinião dos autores do estudo, este procedimento pode ser falível em situações em que a região da artéria proximal ao aneurisma é larga, o que pode levar a que os fios metálicos sejam projectados para fora da dilatação.



Para este estudo, os investigadores da University of Tempere, na Finlândia, avaliaram uma outra opção de tratamento, denominado por “embolização com colocação de stent” assistida”. Neste procedimento, um stent é colocado na região proximal ao aneurisma, de forma a ajudar a manter os fios metálicos dentro da dilatação.



Os investigadores, liderados por Olli Tahtinen, verificaram que a implementação teve sucesso em 44 dos 61 participantes do estudo. Foi também constatado que o fluxo sanguíneo foi restaurado em 64% dos casos.



Em declarações ao sítio HealthDay, Olli Tahtinen afirma que este novo procedimento “é uma opção eficaz para o tratamento de aneurismas cerebrais com ruptura, os quais são difíceis de serem tratados cirurgicamente ou pela embolização com balão.”

terça-feira, 13 de abril de 2010

Novo Código de Ética Médica

Resumo das principais mudanças no novo

Código de Ética Médica

Hoje, 13/04/2010 entrou em vigor no País o novo Código de Ética Médica, que disciplina o exercício destes profissionais de saúde. Segundo o Conselho Federal de Medicina, o médico que infringir qualquer ponto do código poderá sofrer processo administrativo.

A pena vai desde advertência em privado e advertência pública até o descredenciamento, sem que isso elimine eventual processo criminal pela falta cometida.

Confira as principais mudanças trazidas pelo texto.

Abrangência


O código passa a valer não apenas para médicos com contato direto com o paciente, mas também para aqueles em posição de gestão, pesquisa e ensino.

Falta em plantão


Já era proibida antes, mas foi incluída uma cláusula que responsabiliza o estabelecimento de saúde, que pode ser advertido, notificado e, na reincidência, até descredenciado.

Letra legível


É proibido ao médico receitar, atestar ou emitir laudos de forma secreta ou ilegível, sem a devida identificação de seu número de registro no Conselho Regional de Medicina da sua jurisdição ou assinar em branco folhas de receituários, atestados, laudos ou quaisquer outros documentos médicos.

Manipulação genética


O médico não pode influir de qualquer forma sobre genoma humano (conjunto de genes) com vista à sua modificação, exceto em terapia que influa beneficamente sobre os genes, excluindo-se qualquer ação em células germinativas (embriões) que resulte na mudança genética dos filhos. Considerando a aplicação de novas tecnologias, o médico zelará para que as pessoas não sejam discriminadas por nenhuma razão vinculada à herança genética, ou seja, garantir o acesso a todos aos benefícios de tais terapias, independente de qualquer fator.

Pacientes terminais


Em paciente com doenças irreversíveis e terminais, o médico evitará a realização de diagnósticos e terapias que não resultem em cura, melhora do quadro clínico, alívio de dor ou aumento do conforto do paciente e proporcionará a ele todos os cuidados paliativos apropriados.

Receita à distância


É vedado ao médico prescrever tratamento ou outros procedimentos sem exame direto do paciente, salvo em casos de urgência ou emergência e impossibilidade comprovada de realizá-lo, devendo, nesse caso, fazê-lo imediatamente após cessar o impedimento.

Segunda opinião


O médico não pode opor-se à realização de um trabalho conjunto com outro médico ou uma segunda opinião solicitada pelo paciente ou por seu representante legal. É vedado ao médico deixar de encaminhar o paciente de volta ao médico assistente e, na ocasião, fornecer-lhe as devidas informações.

Sexagem


É proibido ao médico decidir ou permitir aos pais que decidam qual será o sexo do bebê fruto de reprodução assistida.

Uso de placebo


É proibido ao médico manter vínculo de qualquer com pesquisas envolvendo seres humanos que usem placebo (remédio sem efeito) em seus experimentos, quando houver tratamento eficaz e efetivo para a doença pesquisada.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Holismo e O Homem

Holismo


Holismo (grego holos, todo) é a ideia de que as propriedades de um sistema, quer se trate de seres humanos ou outros organismos, não podem ser explicadas apenas pela soma de seus componentes.


A palavra foi criada por Jan Smuts, primeiro-ministro da África do Sul, no seu livro de 1926, Holism and Evolution, que assim a definiu: "A tendência da Natureza a formar, através de evolução criativa, "todos" que são maiores do que a soma de suas partes".

É também chamado não-reducionismo, por ser o oposto do reducionismo. Pode ser visto também como o oposto de atomismo ou mesmo como do materialismo. Vê o mundo como um todo integrado, como um organismo. O princípio geral do holismo pode ser resumido por Aristóteles na sua Metafísica:

"O inteiro é mais do que a simples soma de suas partes."

De uma forma ou de outra, o princípio do holismo foi discutido por diversos pensadores ao longo da História. Entretanto, o primeiro filósofo que o instituiu para a ciência foi o francês Augusto Comte (1798-1857), ao instituir a importância do espírito de conjunto (ou de síntese) sobre o espírito de detalhes (ou de análise) para uma compreensão adequada da ciência em si e de seu valor para o conjunto da existência humana.


Os direitos dos cidadãos são decorrência dos direitos das profissões e as profissões só existem via regulamentação estatal. O instrumento jurídico comprovante do contrato entre o Estado e a cidadania regulada é a carteira profissional que se torna, em realidade, mais do que uma evidência trabalhista, uma certidão de nascimento cívico.

Administração Pública na Área da Saúde




No atual contexto de globalização das economias e tendências neoliberais adotadas pelo atual governo, representadas pelas diversas "políticas de ajuste", acordos e metas com o Fundo Monetário Internacional (FMI), o país encontra-se com enorme carência de políticas sociais capazes de atender às demandas da população. Esta encontra-se desassistida dos principais serviços que deveriam ser a prioridade de todo governo: saúde, educação, segurança, enfim, serviços capazes de garantir condições mínimas de dignidade e sobrevivência.



O setor saúde caracteriza-se por sua extrema importância e necessidade para uma grande parcela da população, que depende diretamente dos serviços prestados por não ter alternativa de acesso a planos particulares de saúde.

Embora ainda esteja longe de ser realidade, a Constituição Federal de 1988 prevê, através da implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), a garantia de acesso igualitário e universal a todos cidadãos brasileiros, através de procedimentos de alta qualidade e abrangência.

O SUS prevê a descentralização do Sistema de Saúde brasileiro, ficando a cargo dos municípios a gestão dos recursos e prestação dos serviços à população. Portanto, através desse sistema "municipalizado", é possível os governos locais aplicarem os recursos de acordo com as necessidades e prioridades de cada município, que apresenta realidades muito distintas uma das outras.







Porém, é necessário que os municípios se adaptem aos requisitos e normas estabelecidas pelo SUS, através da Norma Operacional Básica de Saúde (NOB) que regulamenta as condições para a gestão plena dos recursos repassados pelo Ministério da Saúde.

Além disso, esse sistema possibilita a concretização de uma cidadania participativa, viabilizada pela maior proximidade entre gestores e usuários do SUS e pela criação de mecanismos como o Conselhos de Saúde, formado por gestores, funcionários e usuários do setor.


Assim, a descentralização da saúde permitiu que se alterasse a gestão do setor, tornando-a mais democrática e participativa. Esse processo, entretanto, requer o estabelecimento de novas relações econômicas, políticas e sociais entre governo e sociedade, que passam a ter maior participação na gestão da saúde e a oportunidade de colocar suas propostas e contribuir para o bom funcionamento de sistema.

Como se pode perceber, houve uma revolução no Sistema de Saúde com a implantação do SUS, através da criação de uma estrutura ágil e eficiente inexistente até então. Com certeza ainda há muito o que ser feito, adequado e aperfeiçoado nesse sistema, pois apesar dessas grandes iniciativas, o setor ainda apresenta uma carência enorme de recursos, sendo incapaz de garantir aos cidadãos, seus direitos expressos na Constituição.

CAPÍTULO I



A Evolução do Sistema de Saúde Brasileiro



Por um longo período, o Sistema de Saúde brasileiro caracterizou-se pela ineficiência e fragmentação no acesso aos serviços, não contendo uma estrutura bem definida que proporcionasse agilidade e qualidade no atendimento.



A política de saúde entrou para a agenda do governo em 1923, através da Lei Eloy Chaves, junto com o Sistema Previdenciário. Foram criadas as "Caixas de Aposentadorias e Pensões" (CAPs), que se constituíam em fundos privados mediante contribuição dos empregadores, empregados e do Estado (ou seja, da sociedade).

Até a década de 30, os serviços de atendimento médico eram prestados por entidades privadas (ou CAPs), não havendo, portanto, uma política nacional de saúde.

O Ministério da Saúde foi criado em 1930, juntamente com o Departamento Nacional de Saúde e Assistência Médico-Social, que passou a organizar a saúde pública através de campanhas nacionais e de serviços médicos associados aos Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs), caracterizando a medicina curativa em detrimento à preventiva.


Na década de 70, o sistema caracterizava-se pela segmentação de clientelas, fragmentação institucional e gestão hiper-centralizada de recursos e poder decisório na estrutura do INAMPS e do Ministério da Previdência e Assistência Social, tendo o Ministério da Saúde ficado em segundo plano.


Nesse período, apenas o indivíduo que trabalhava tinha direito de usufruir dos serviços públicos de saúde, ou seja, os direitos de cidadão estavam representados na carteira de trabalho, caracterizando a condição de pré-cidadania na sociedade brasileira. Durante o regime militar tal situação agrava-se com a exclusão do trabalhador do Sistema Previdenciário e com a concessão de benefícios e privilégios aos militares e servidores públicos, acirrando ainda mais a desigualdade no acesso aos serviços públicos.


Foi somente a partir da década de 80 que surgiram propostas mais democráticas de um novo modelo de política de saúde, enfatizando a universalização dos serviços básicos de saúde a toda população brasileira, sem qualquer tipo de discriminação.

Procurou-se, através dessa iniciativa, recuperar e redefinir o papel do Estado democrático em suas funções públicas, atribuindo ao aparato estatal do governo a competência e responsabilidade de normatizar, financiar, controlar e assegurar a universalização da saúde.



Nesse período, foram instituídas diversas tentativas de descentralizar o sistema de saúde, através da implantação:


-das Ações Integradas de Saúde (AIS), em 1983, que procuravam integrar os serviços de diversas instituições públicas através de convênios e repasse de recursos financeiros e humanos;

-do Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde (SUDS), em 1987, que estabelecia as diretrizes que consolidassem as ações das AIS.










Porém, a descentralização somente se consolidou com a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) em 1988, quando as inovações assumiram a direção de uma verdadeira reforma político-institucional setorial, constituindo-se como dever de cada esfera de governo, prover de forma Universal e Igualitária o acesso aos serviços de saúde.

A Constituição de 1988 universalizou o acesso aos serviços de saúde pública. A Lei Orgânica da Saúde (Lei 8080, de 19.09.1990) regulamentou o texto constitucional e instituiu o SUS - Sistema Único de Saúde, e descentralizou e democratizou a gestão. Foram mudanças profundas na Saúde Pública brasileira, instituindo diretrizes baseadas em princípios de Universalidade, Equidade e Integralidade, formada por uma rede de serviços regionalizada, hierarquizada e descentralizada, com direção única em cada esfera de governo. A Lei 8142/90 também regulamenta preceitos constitucionais, propondo e estimulando a participação popular através dos Conselhos de Saúde e Conferências Municipais de Saúde realizadas periodicamente.


Os gestores municipais, por estarem mais próximos à realidade particular de cada município, devem ser os principais responsáveis por coordenar, planejar, articular, controlar, negociar, programar, executar e avaliar as ações de Promoção, Proteção e Recuperação da saúde.



É indispensável também a articulação entre gestores das três esferas de governo e desses com a sociedade, para a efetiva consolidação de uma gestão participativa e democrática.




O Sistema Único de Saúde - SUS



O Sistema Único de Saúde foi estabelecido na Constituição de 1988, sendo um modelo criado para seguir a mesma doutrina e os mesmos princípios organizativos em todo país, sob responsabilidade das três esferas de governo: municipal, estadual e federal.




O SUS foi criado com base nos princípios da universalidade, equidade e integralidade:


Universalidade: todo e qualquer cidadão tem direito garantido ao acesso a todos os serviços públicos de saúde, inclusive aos contratados pelo poder público.



Equidade: todo cidadão deve ser tratado de forma igualitária e ser atendido conforme suas necessidades, até o limite do sistema.


Integralidade: o sistema de saúde deve ser integral, devendo promover, proteger e recuperar a saúde dos cidadãos, priorizando atividades preventivas.


O SUS é formado por uma rede de serviços que seguem os seguintes Princípios:


Regionalização e Hierarquização: com o objetivo de permitir melhor controle nas ações de vigilância epidemiológica, sanitária, educação em saúde, atenção ambulatorial e hospitalar, a rede de serviços deve estar organizada de forma hierarquizada e regionalizada, possibilitando assim, maior consciência dos problemas de saúde da população;



Resolutibilidade: o serviço de atendimento deve estar sempre apto a solucionar e enfrentar qualquer problema que lhe compete resolver;


Descentralização: as atribuições de cada nível de governo deve ser redefinida reforçando-se sempre o poder municipal, a fim de estimular a municipalização;


Participação dos cidadãos: através dos Conselhos de Saúde e Conferências de Saúde.


Quando a contratação de serviços particulares se fizer necessária, estes devem ser complementares à rede pública e atuar sob as diretrizes propostas pelo Sistema:




O interesse público deve prevalecer sobre o particular na celebração do contrato;


A instituição deve concordar com os princípios e doutrinas do SUS;


A integração dos serviços privados deve se submeter às normas do SUS e ser igualmente estruturado aos serviços públicos.


Gestores do SUS



Os gestores são encarregados de implantar o SUS e fazer com que ele funcione dentro de suas doutrinas e princípios, em todos os níveis de governo:



Municipal: são responsáveis por coordenar, planejar, articular, controlar, negociar, programar, executar e avaliar as ações de promoção, proteção e recuperação da saúde. São os maiores responsáveis pelas ações de saúde da sua população, por melhor avaliar e programar as ações conforme as necessidades do município;



Estadual: é responsável pela coordenação da saúde em seu estado, executando apenas as ações que os municípios não forem capazes de executar. Deve corrigir as distorções existentes e incentivar os municípios a desenvolverem ações, promovendo sempre a descentralização;




Federal: o Ministério da Saúde é responsável por liderar o conjunto de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, e pelo planejamento, financiamento, cooperação técnica e controle do SUS.

Os gestores de cada esfera devem se articular com os demais setores da sociedade e estimular sua participação no processo; devem também se articular entre si, promovendo a integração entre as esferas.

Os Conselhos de Saúde são órgãos que ajudam a estruturar o SUS e aproximar a as negociações entre as esferas de governo com a comunidade, sendo composto por representantes do governo, funcionários e usuários. Atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, podendo ser de nível municipal, estadual ou federal.



Financiamento



Os investimentos e custeios do SUS são provenientes dos recursos arrecadados nas três esferas de governo: federal, estadual e municipal, através do Orçamento da Seguridade Social (OSS).


O OSS é composto pelas receitas provenientes das seguintes contribuições sociais:


-dos empregados, incidente sobre a folha de salários, o faturamento e o lucro;

-dos trabalhadores;

e
sobre receitas de concursos de prognósticos.





Uma parte dos recursos federais é retida para investimento e custeio das ações federais e outra é repassada às secretarias estaduais e municipais conforme as necessidades de saúde e rede assistencial.





Nos estados, os recursos repassados pelo Ministério da Saúde são adicionados aos alocados pelo governo e geridos através de um fundo estadual. Parte desses recursos é retida para as ações e serviços estaduais e parte é repassada aos municípios.







Os municípios irão gerir todos recursos repassados juntamente com os arrecadados através do Fundo Municipal de Saúde. A criação desse fundo é de extrema importância, pois assegura que os recursos sejam administrados pelo setor saúde e não pelas secretarias da fazenda, em caixa único (sobre o qual a secretaria de saúde tem pouco acesso).




O repasse de recursos do Ministério da Saúde para os estados, Distrito Federal e municípios tem por base alguns requisitos definidos na Lei nº8142, de 28 de novembro de 1990:


1. Fundo de Saúde;
2. Conselho de Saúde, com composição paritária;
3. Plano de Saúde;
4. Relatórios de Gestão;
5. Contrapartida de recursos para a saúde no respectivo orçamento; e
6. Plano de Cargos, de Carreiras e Salários.





O financiamento do SUS é caracterizado pelo comportamento cíclico e instável decorrente da irregularidade nos fluxos financeiros oriundos do Orçamento da Seguridade Social. Para tentar solucionar esse problema, o governo tem sucessivamente recorrido a empréstimos de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que se constituem em crescentes dívidas a pagar inscritas no Ministério da Saúde.




sábado, 10 de abril de 2010

Cinciência da Realidade

Triste Tragédia ( A realidade que Um Povo não deve deixar de Cobrar – nas Urnas)


Atragédia poderia ser Evitada ?



Morro do Bumba em Niteroi



São 7 anos sem o Governo investir no Estado do Rio de Janeiro, agora com a tragédia vem o mesmo a “liberar verba”, ainda mais num ano eleitoral, o que é triste e vergonhoso, pois, não foi feito o seu dever o de implementar o desenvolvimento da Nação. Por interesse político o mesmo não investiu no Estado, passou governos e alegava que não havia verba suficiente par implementar o saneamento básico e infra-estrutura, tudo em nome de interesse político. Todo esse descaso contribuiu para que o sinistro viesse a acontecer.


Será que não é oportunismo o governo fazer campanha dos seus projetos, se alia ao governo do estado e divulgar a liberação de R$ 70 milhões, para saneamento e projetos residenciais, tudo isso deveria ter sido feito anteriormente, e certamente o sinistro acontecido teria sido evitado ou minimizado.


O Governo não faz favor nenhum, ele foi eleito para isso, é obrigação do governo atuar em todos os pontos e momentos, sem imposição de : raça, cor, religião, credo político, idade, sexo, interesse próprio ou qualquer outra distinção.


Muito cuidado tem que ser tomado para que os administradores que estão cumprindo as suas obrigações tardiamente, não saiam beneficiados com o descaso que foi cometido durante esses 07 (sete) anos passado.


No Estado do Rio de Janeiro se esqueceu do investimento como um todo, investiu-se em Segurança pública, muito mais no município do Rio de Janeiro que nos demais Municípios. O pior de tudo a resposta não foi tão satisfatória. Investiu-se na candidatura do Estado do Rio de Janeiro para sediar a Copa do Mundo de 2010 e das Olimpíadas de 2016 e com isso deixou-se de fazer o investimento em saneamento básico, no melhoramento das infra estruturas dos Municípios, investiu-se em Hospitais de Campanha esquecendo e abandonando os Hospitais já existentes.


Tivemos epidemias como a da Dengue, da Gripe Suína, e o posicionamento dos governantes só foi paliativo. O saneamento certamente viria contribuir em muito para evitar ou diminuir a propagação da Dengue e a Gripe Suína, sem contar que seria uma marco para evitar ou minorar catástrofes como a que esta acontecendo no Estado do Rio de Janeiro.


Está provado que a briga política entre os governantes só traz prejuízo para o povo, que o investimento egoísta do governante seu bem estar político, só traz prejuízo para uma vítima que é o povo, e prioritária para o povo mais carente, que não tem o preceito mais prioritário da constituição , que é o direito : a saúde, a moradia, a educação e ao trabalho.



Vamos esperar que as obrigações dos governantes, que não foram cumpridas no momento adequado sejam cumpridas agora, e certamente, pelo menos de maneira paliativa serão anunciadas, pois o mundo todo esta de olho no Estado do rio de Janeiro e nos seus governantes. Sem esquecer que a mesma será sede da Copa de 2010 e 2016.



Nenhum governante faz nada por favor ao povo, ele foi eleito para fazer pelo povo, pois, é obrigação dele administrar positivamente em favor do povo. Ele foi eleito para isso.




Não podemos nos esquecer que nenhum administrador público faz alguma coisa sem o Aval da Câmara, seja ela dos Vereadores (Municípios), dos Deputados Estaduais (Estado) e Deputados Federais e Senado (União)- ASSIM, O POVO NÃO DEVE NADA A NUNHUM POLÍTICO – É OBRIGAÇÃO DELE LUTAR PARA O DESENVOLVIMENTO E MELHORIA DE UM POVO.




ELE FOI ELEITO PARA ISSO.



UM VÍDIO RETIRADO DO YOU TUBE MOSTRA O QUE VEM ACONTECENDO NO SENÁRIO POLÍTICO:

VÍDIO QUE CIRCULA NO YOU TUBE:




O DESCASO -
http://www.youtube.com/watch?v=HzEY3ISq10E













quarta-feira, 7 de abril de 2010

ATRAGÉDIA RONDA NITEROI

1961 FOI O FOGO HOJE É A ÁGUA


INTRODUÇÃO


A maior tragédia da história dos picadeiros foi em Niterói, em 1961, quando o Gran Circus Norte-Americano pegou fogo. O incêndio, criminoso, provocou a morte de mais de 400 pessoas. Houve ainda acidentes fatais como o do Circo Vostok, em Pernambuco, em 2000, quando uma criança de 6 anos foi devorada por leões. Mesmo números sem animais ferozes podem acabar mal. A maioria dos espetáculos coloca a vida dos artistas em risco e nenhum número é completamente seguro.



FOGO DESTROI O PICADEIRO


Niterói era a Capital do Estado do Rio e tinha uma população à época, semelhante a densidade demográfica de Cabo Frio hoje: cerca de 200 mil habitantes. Era 17 de dezembro de 1961 e o Gran Circus Norte-Americano estava apresentando, após exaustiva divulgação pela cidade, a sessão inaugural de uma temporada de 10 dias. Exatamente por ser a primeira apresentação, o circo recebera uma superlotação de público. Era uma tarde de domingo muito quente. Fazia em torno de 39 graus. Além de 300 convidados, pagaram ingressos 2800 pessoas.



Adilson Marcelino Alves, o “Dequinha”, foi o principal responsável pelo espetáculo de horror que traumatizou o mundo e atraiu milhares de voluntários para o socorro às vítimas que sobreviveram à tragédia. “Dequinha”, o incendiário, havia sido contratado como mão-de-obra temporária para a montagem do circo, com outros 49 trabalhadores. Mas se desentendera com um funcionário do circo.Por isso,acabou expulso debaixo de agressões. Ele resolveu vingar-se e chamou dois amigos para ajudá-lo no ato criminoso. Ele foi demitido após 2 dias de trabalho sob acusação de preguiçoso e ladrão pelo dono do circo, Dino Stevanovich.


Juntaram-se a “Dequinha”, José dos Santos, “Pardal” - ladrão que cumpria 10 anos de cadeia, mas estava solto sob licença especial do diretor do presídio – e Walter Rosa dos Santos, “Bigode”, ambos acompanhados de Regina Maria da Conceição e Dirce Siqueira de Assis, respectivamente. A caminho do picadeiro da tragédia, “Bigode” comprou l litro de gasolina e deixou a garrafa com o combustível escondida numa árvore.O show já estava em andamento quando “Dequinha” e “Bigode” removeram um tapume e passaram por baixo da lona.Conseguiram entrar sem pagar os ingressos. “Pardal”, o terceiro cúmplice, preferiu aguardar à distância, bebericando, na companhia das duas mulheres.



Lá dentro do Gran Circus Norte-Americano, os dois incendiários ocuparam o último degrau da arquibancada.Assistiram vários números e até deram gargalhadas e bateram palmas. O show estava chegando ao fim quando o funcionário do circo, Maciel Felizardo, reconheceu “Dequinha” na platéia e ameaçou deslocar-se ao seu encontro na arquibancada.As trapezistas apresentavam os últimos minutos de um número de contorcionismo, quando “Dequinha” deu a ordem a “Bigode”: ta na hora, gritou. Nesse momento, de acordo com o inquérito,o comparsa tentou demover o principal criminoso do plano, alegando que havia muita gente no local e alguém poderia morrer. “Dequinha” reagiu, afirmando “que estava com bronca do dono do circo e que ele o devia”.



Os dois criminosos saíram do circo por onde entraram e voltaram a se juntar a “Pardal” e as duas mulheres para o ato máximo da loucura: “Bigode” derramou a gasolina sobre a lona e ainda ponderou com “Dequinha”, dizendo que já havia derramado o combustível e se ele quisesse tocar fogo, que tocasse, problema dele.O incendiário não pestanejou: riscou o fósforo e o atirou sobre a lona embebida de gasolina. O fogaréu provocou um pavor tão grande que, soube-se depois, a trapezista Nena Stevanovich não concluiu o tríplice mortal e, desesperada, caiu sobre a rede de proteção. Foi a primeira a gritar fogo! Pronto: estava começando a maior tragédia já vista em Niterói. O mundo acompanharia depois as cenas dramáticas daquela terrível tragédia que arrasou a ex-capital do RJ naquele domingo de dezembro de 1961.



Os detalhes desse incêndio criminoso do Gran Circus são ainda mais comoventes e absurdos. Por exemplo: o circo ardeu em chamas quando faltavam apenas 20 min. para o encerramento daquele primeiro espetáculo, onde estavam mais de mil crianças. Ao anunciar que a lona era de nylon, a companhia confessara uma propaganda enganosa. Em menos de 50min, o fogo consumiu todo o material ordinário de cobertura, ingrediente a mais para ativar a fúria do fogo e atingir rapidamente as pessoas que, em vão, tentavam a fuga impossível no meio de uma multidão aos gritos, em pânico, atingida pelo fogo ou eram pisoteadas.



Os espectadores – todos ao mesmo tempo – tentavam deixar aquele local, agora de pavor e morte, por um mesmo corredor de entrada. O clima de fim de mundo do incêndio se completava com o rugir das feras, feridas e presas nas jaulas nos fundos do circo. Resumo da ópera bufa: “Dequinha” era um desequilibrado.Na época tinha 22 anos, mas a idade mental dele era de 6 anos e 3 meses.Réu confesso, pegou 16 anos de cadeia, mas foi assassinado a tiros uma semana após deixar a prisão.”Bigode” também foi condenado a 16 anos e “Pardal” pegou l4 anos de cadeia. O cirurgião plástico Ivo Pitangui teve participação fundamental no socorro às vítimas. Ele utilizou 300 metros de pele liofilizada (congelada) - enviados pelos EUA - nas cirurgias reparadoras.



Figura emblemática desta tragédia de Niterói em 1961 foi o então empresário de transportes José Datrino, que abandonou seus caminhões e, “numa performance religiosa”, ouviu as vozes “astrais” que –segundo confidenciara aos amigos – o chamaram para uma missão espiritual junto as famílias dos mortos do circo. Datrino, que ganhou fama no eixo Rio – Niterói como “Profeta Gentileza” fez das cinzas do circo um belo jardim e passou a consolar familiares enlutados, levando-lhes palavras de paz, bondade e compreensão. Erguendo uma túnica branca comprida, cabelos longos, e sempre empunhando uma placa com mensagens positivas e otimistas,o Profeta Gentileza deixou sua marca nas pilastras do Viaduto do Caju e, antes de sua morte, foi homenageado pelo cantor Gonzaguinha, Marisa Monte e pela Escola de Samba Grande Rio.



O ano de 1961 foi, como se constata, marcado realmente por muitos acontecimentos importantes e relevantes do ponto de vista histórico (e até nostálgicos) , mas nenhum fato atingiu o absoluto nível de gravidade como o trágico incêndio do Gran Circus Norte-Americano, que transformou, (através de um mutirão de voluntários) o Ginásio Caio Martins numa fábrica improvisada de caixões,e o Hospital Antônio Pedro num endereço de muita dor, pavor e mortes. Assim foi 1961, o ano da Bossa Nova, do Santos e do Botafogo. Da pílula e do twist. Do então astronauta soviético Yuri Gagarin, primeiro homem a entrar em órbita. Lá de cima ele deu uma olhada e disse que a terra era azul. Niterói não deveria estar no foco de Gagarin. Aqui a paisagem era sombria, e a dor muito profunda. A cidade, ardendo em chamas, chorava e enterrava centenas de mortos.



FONTE DA PESQUISA : http://intertvonline.globo.com/rj/colunas.php?id=82



HOJE NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO A CHUVA JÁ MATOU MIS DE 140 PESSOAS, SÓ EM NITEROI JÁ HOUVE 82 ÓBITOS ATÉ O MOMENTO .





Chuvas provocam novo deslizamento em Niterói

Dezenas de casas foram atingidas na noite desta quarta-feira



A cidade mais castigada pelas chuvas que caem sobre o estado do Rio desde a noite de segunda-feira, Niterói, a 15 km da capital, sofreu com um novo deslizamento de terra pouco antes das 22h desta quarta-feira, 7.


Segundo informações do Corpo de Bombeiros, aproximadamente 45 casas teriam sido atingidas pelo deslizamento e soterrado cerca de 50 pessoas, no Morro do Bumba, no Viçoso Jardim – bairro conhecido como "mar do morros".

Segundo moradores, no momento do deslizamento não chovia na região. No entanto, segundo os bombeiros, o fato de o terreno ser propício a deslizamentos pode ter contribuído para o acidente.



Pouco depois da tragédia, moradores estavam desesperados, chorando, gritando nomes de parentes e tentando ajudar com as próprias mãos as equipes dos bombeiros que foram desviadas de outros locais para tentar encontrar soterrados.



De acordo com o coronel Alves de Souza, três corpos já foram encontrados no local. Outras 25 pessoas foram resgatadas. Ele assegurou que os bombeiros que fazem o trabalho de remoção não correm risco de morte ou de sofrer acidentes.



O trabalho segue durante a madrugada, com ajuda de escavadeiras para remover toneladas de entulhos e lama. Um helicóptero auxilia na iluminação da área já que a rede elétrica teve de ser desligada para evitar mais acidentes.



Conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura, como a área já havia sido muito atingida pela enxurrada, havia a expectativa de que muita gente tivesse saído de casa e o número de vítimas fosse menor.



O número de mortes decorrentes das chuvas no Rio nos últimos dias superou os óbitos ocorridos na tragédia que abalou Santa Catarina em novembro de 2008.



Enquanto em SC foram 135 mortos em 16 municípios, no Rio, pelo menos 146 pessoas morreram em apenas sete cidades.



Fonte: Correio do Povo

Novo deslizamento deixa ao menos três mortos em Niterói

Um deslizamento de grandes proporções ocorrido às 20h50 desta terça-feira provocou ao menos três mortes no bairro Viçoso Jardim, no morro do Bumba, em Niterói. Com isso, sobe para 82 o número de mortes confirmadas no município por causa das chuvas que atingem a região desde o início da semana. Niterói é a cidade mais afetada pelos temporais que castigam o Rio de Janeiro há dois dias. Até às 23h30, os corpos de três pessoas tinham sido encontrados e 21 sobreviventes haviam sido resgatados.

Dezenas de casas soterradas no Morro do Bumba, Niterói #chuvanorio

Bombeiros já confirmam duas mortes. Cerca de 30 casas foram cobertas por terra e lama no Morro do Bumba, no Cubango

Um deslizamento de terra, na noite desta quarta-feira, soterrou dezenas de casas no Morro do Bumba, próximo à garagem da Viação Santo Antônio, na localidade conhecida como Viçoso Jardim, em Niterói. O número de imóveis atingidos pode chegar a 50, segundo bombeiros que estão no local. Estima-se que cerca de 60 pessoas estejam soterradas, e pelo menos dois corpos já foram retirados.

Vinte e três pessos já foram resgatadas com vida. Os feridos estão sendo levados para o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), em Niterói. O fornecimento de energia foi cortado no local, para evitar riscos de explosões e incêndios. Bombeiros dos quartéis de Niterói, Itaboraí, Itaipu e São Gonçalo foram mobilizados. O trabalho de resgate vai atravessar a madrugada. O secretário estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, e o prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, estão seguindo para o local da tragédia.

GLOSARIO DE ALGUMAS PLANTAS MEDICINAIS

Uso das ervas populares é regulamentado pela Anvisa



http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/bed98b8041b63b4f8cb5dd255d42da10/tabela.pdf?MOD=AJPERES


Recorrer a uma planta, folha, casca, raiz ou flor para aliviar os sintomas de algum problema de saúde como gripe, dor de cabeça ou mal-estar é prática comum. Tomar um chá de boldo para curar a dor de estômago ou de camomila para acabar com a ansiedade é receita de vovó seguida à risca de geração em geração. A boa notícia é que agora a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) reconhece os benefícios das chamadas “drogas vegetais” e regulamenta o seu uso.


Porém, a Agência alerta que a ação terapêutica desses vegetais é influenciada pela forma de preparo. Alguns possuem substâncias que se degradam em altas temperaturas e por isso devem ser macerados. Já as cascas, raízes, caules, sementes e alguns tipos de folhas devem ser preparados na água em ebulição (fervente). Frutos, flores e grande parte das folhas devem ser preparadas por meio de infusão, ou seja, joga-se água quente sobre o produto, tampa e aguarda-se um tempo determinado para a ingestão.



A resolução da Anvisa também fica de olho na segurança da manipulação desses produtos que serão submetidos a testes de garantia de que estão livres de microrganismos como bactérias e impurezas, além da qualidade e da identidade. A fabricação, importação e comercialização das ervas deve ser informada no mínimo de cinco em cinco anos.



Os locais de produção destas “drogas vegetais” também devem cumprir as Boas Práticas de Fabricação. As empresas precisam informar nas embalagens dos produtos o nome e endereço do fabricante, datas de fabricação e validade, contra-indicações, número do lote, posologia e formas de uso.

Assim como as ervas, os medicamentos fitoterápicos também são obtidos de plantas medicinais, mas são manipulados e distribuídos em cápsulas, xaropes, tinturas etc.



Obs: O uso de qualquer substância, natural ou não, deve ser consultada antes com especialistas para que se tenha o máximo de certeza. Pesquise, comente, se informe.



Veja a relação abaixo um pequeno glossário sobre plantas medicinais:


Agar-ágar – Alga marinha usada como laxante suave, aumenta o bolo fecal melhorando as contrações intestinais. Fonte natural de colágeno vegetal, substância importante para prevenir rugas e flacidez. Auxilia no tratamento de emagrecimento.

Alcachofra – Estimulante das funções digestivas e hepáticas. Atua nas afecções do fígado e vias biliares. Reduz a taxa de colesterol e triglicérides. Auxilia no emagrecimento. Usado no tratamento de hepatite, cirroses, cistites, hipertensão arterial e edemas.


Alcaçuz – Controlador da azia, ulceras, gastrites é popular contra a hepatite, icterícia, estomago dilatado, enjôo e espasmos musculares. Age na expectoração dos brônquios e combate a asma.

Alfafa – Fortificante, combate o raquitismo, abre o apetite, é calmante, tônico, repõe as forças na debilidade. Suplemento alimentar rico em vitamina A, B, C,E e k e minerais como fósforo, ferro, magnésio e silício.


Berinjela – Pode reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, combater a arteriosclerose e problemas cardiovasculares. Diminui o ácido úrico e auxilia nas dietas de emagrecimento.


Betacaroteno – É encontrado em frutas, verduras e legumes. Essencial para a função normal da retina, crescimento ósseo, função testiculares, ovarianas e regula o crescimento do tecido epitelial.

Beterraba – Ajuda a baixar os níveis de colesterol total e LDL (mau colesterol). Evita que as paredes das artérias sejam danificadas e oxidadas pelos radicais livres. Favorece o bom funcionamento do fígado, rins, vesícula, baço e intestino.


Boldo – possui propriedades estimulantes e tônicas da função digestiva. Ministrado e casos de problemas estomacais, fígado, prisão de ventre e ressacas.


Carqueja – Possui ação reguladora do aparelho digestivo. Combate dor de cabeça e problemas hepáticos. Auxilia no controle da obesidade.


Carvão Vegetal – Auxilia no tratamento das dores de estômago, mau hálito, aftas, gases intestinais e intoxicações. É também recomendado como um antidiarrético.

Cáscara Sagrada – Indicado no tratamento de constipação intestinal e como laxativo.

Castanha da Índia – Poderoso agente contra diversos males da circulação sanguínea. Aumenta a resistência dos vasos capilares, diminuindo a queda de cabelos fracos. Indicado no tratamento de varizes, hemorróidas, flebites e perturbações na circulação venosa.

Catuaba – Tonico estimulante do sistema nervoso indicado para estabelecer a potencia sexual, funções digestiva e fraqueza em geral.

Cavalinha – Combate das doenças das vias urinaria, rins e bexiga. É cicatrizante auxilia no tratamento de úlceras, cálculos renais, gota e doença do fígado. A cavalinha é indicada para regime de emagrecimento.


Centelha Asiática– Suplemento que pode reduzir os riscos de desordens circulatórias, celulite informações de quelóides. Regula a produção de colagem, ajuda a liberar a gordura localizada.


Chapéu de Coro – Combate a tose gripes e resfriados. É diurético e facilita as infecções dos rins, bexiga e vias urinarias. Utilizado no tratamento do reumatismo e da gota.

Clorela – Alga de elevado valor nutritivo, conhecido como a mais completa fonte de vitaminas e sais minerais. Indicada nos casos de carência alimentar. Agem no sistema imunológico e elimina metais pesado do organismo.


Dente de Leão – Tem propriedades diuréticas; é tônico, digestivo, estimulante do fígado e das glândulas linfáticas. Ajuda e eliminar a uréia o colesterol e o acido úrico. Alivia anemia, insuficiência e hepática, cistite reumatismo e gota.

Espirulina - Fonte natural proteínas, vitaminas e sais minerais. Eficaz no tratamento de desnutrição, anemia e no combate no estresse fortalecendo o sistema imunológico, eliminando metais pesados do organismo.

Fucus – Auxilia no tratamento de emagrecimento e da gordura localizada. Possui efeitos desintoxicantes intestinais e laxantes.


Garcínia Camboja – Auxilia Nos regimes de emagrecimentos. E supressora do apetite, reduz lipídios do sangue e aumenta o nível de energia do organismo.


Garra-do-Diabo – Possui ação antiinflamatória. Auxilia no tratamento de doenças reumático e digestiva e do sistema locomotor como: atrite, artrose, gota, bursite, fibromialgia, tendinite, reumatismo.

Gengibre – Estimula as atividades gástricas, celebrais, e exerce pronunciada ação sobre os órgãos reparatórios e o aparelho genital. Usado em dispepsias, cólicas, flatulência, rouquidão, bronquites e catarros.


Ginkgo Biloba – Melhora a memória, visão, combate a labirintite, usado n tratamento das microvarizes e ulceras varicosas. Eliminas os radicais livres.


Ginceng – Considerado como rejuvenescedor. Ativa a recuperação do sangue, combate ao estresse estimula as funções sexuais. É também utilizado no combate ao diabetes.


Guaraná – estimulante natural de ação rápida, combate o cansaço físico e mental, oferecendo o organismo uma sensação de bem-estar e vitalidade.


Hipérico – Indicado no combate a insônia, nervosismo, depressão, insuficiência hepática, má digestão, diarréia crônica, acideis excessiva no estomago e vermes intestinais.


Kava-Kava – Indicado como ansiolítico e modulador de áreas os sistemas nervoso central. Relaxante muscular, atua também no tratamento de insônia, alem de amenizar o sintoma da TPM.

Lecitina de Soja – Auxilia na redução da taxa de colesterol e triglicérides, combate arteriosclerose. Previne a formação de cálculos biliares, fornece colina e fósforo que são nutrientes essenciais ao cérebro.


Levedo de Cerveja – Suplemento natural rico em vitaminas do complexo B e aminoácidos. Aumenta a resistência física, principalmente dos atletas. Fortalece a raiz dos cabelos.


Maçã – Melhora o desempenho sexual induzindo naturalmente na produção de testosterona provocando o aumento da libido.


Maracujá – A farinha da casca do maracujá e um suplemento indicado como fibra alimentar, regulariza a função intestinal e eficaz no combate da diabetes e do colesterol.


Marapuama – Antidisentérico, anti-reumático, antiestresse, e tônico. Aumenta libido e estimula o desempenho sexual. Combate a sonolência, indisposição, fadiga e cansaço. Aumenta o vigor físico e a capacidade mental.

Óleo de Alho – Efetivo antimicrobiano e antiviral. Combate a bronquite, gripe e afecções intestinais, fluidifica o catarro, melhora a absorção da vitamina B, prevenindo beribéri, o cansaço muscular e nervoso.


Óleo de Copaíba – Conhecido como o balsamo de copaíba. Anti-séptico e cicatrizante natural, usado no tratamento das vias urinarias, respiratórias, pulmonárias, contra tossi e bronquite.

Óleo de gérmen de trigo – Fonte natural de vitamina E. eficaz na fertilidade em ambos os sexos. Aumenta a resistência física dos esportistas, combate a fadiga revitaliza a pele agindo contra o ressecamento e as rugas.

Óleo de linhaça – É um suplemento que resultou em uma freqüência de ataques de asma. Reduz a pressão arterial, combate as doenças cardiovasculares, reduz o colesterol e triglicérides, mantém a pele saudável, fortalece o sistema imunológico, auxilia no tratamento da osteoporose, e da artrite reumatóide.


Óleo de Prímula – Usado contra o endurecimento da parede das artérias e no tratamento da TPM. Combate a esclerose múltipla, pressão alta, cirrose hepática, inflamação e reduz o colesterol.

Pata-de-Vaca – Considerada eficaz no tratamento do diabetes e nas ações purgativas e diuréticas. Se usada diariamente, permite um regime alimentar menor rigoroso para os diabéticos. Possui ainda propriedades antidiarréicas.


Porangaba – Supressora do apetite, agente emagrecedor, cardiotônica, estimula a circulação sanguínea e elimina o deposito de gorduras nas veias reduzindo as doenças cardiovasculares.


Quebra-Pedra – Usado na eliminação de cálculos renais, nefrites e cistites. Diurético e eficaz no tratamento do ácido úrico e de todas suas manifestações.

Tribulus Terrestre – Estimula a função erétil e o aumento da libido em homens e mulheres, aumenta os níveis corporais de testosterona, e LH reduzindo os níveis de colesterol. É cardiotônica estimulante do apetite. Os tribulus terrestres combate a síndrome pó-menopausa e auxilia no aumento muscular dos atletas.

Senne – Possui ação laxativa, elimina os gases e normaliza o funcionamento do intestino.

Unha-de-Gato – Poderoso imunoestimulante. Indicada contra gripe,virose, alergia em geral, sinusite, renite, amidalite, bursite, artrite, gastrite, ulcera gástrica, inflamações geniturinárias, prostatite, reumatismo, diabetes, alterações do ciclo menstrual.


Valeriana – Combate a taquicardiaco, insônia, fadiga, cefaléia, de origem nervosa enxaqueca estresse depressão. E sedativo e anti-espasmótico.

Vinagre de Maçã – Indicado no regime de emagrecimento. Ajuda o fígado a promover a desintoxicação do organismo. Agiliza o metabolismo, eliminando o excesso de gordura acumulada no corpo. auxilia na redução do colesterol e promove o bom funcionamento do intestino.