Mostrando postagens com marcador direito a saúde. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador direito a saúde. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 28 de junho de 2011

COMO ESCOLHER UM BOM VINHO

Dicas para escolher um bom vinho

COMO ESCOLHER UM BOM VINHO

É a pergunta que se faz a si mesmo quando surge a ocasião de oferecer um jantar ou um almoço para os amigos ou parentes, então vem a dúvida de qual vinho escolher?

Apesar de não ser tão fácil escolher um bom vinho, também não nenhum bicho de sete cabeças.

Muitas pessoas têm a falsa idéia de que vinhos envelhecidos são os melhores, mas nem sempre isso é verdadeiro, já que há de se considerar que a safra tem um tempo certo para ser bebido, além de que o armazenamento que é essencial na maioria destes casos.

Você pode muito bem comprar um bom produto que seja acessível financeiramente e sem ter muito conhecimento. Há vários vinhos bons e baratos.

Ah, “Não sei dizer se este vinho é bom, pois não entendo nada de vinho”, é uma frase bem comum, porém por mais inexperiente que você seja, basta colocar uma taça de um bom vinho e uma de um ruim que você saberá qual é o melhor.

Vamos então as dicas para escolher um bom vinho:

1 – O preço pode ser um indicador da qualidade do vinho, você não precisa comprar o vinho mais caro, mas também não vai comprar o mais barato, principalmente em supermercados onde há produtos de boa e os de péssima qualidade, como feijão tipo A, B, C etc.

2 – Observe o líquido sob a luz, se o vinho branco estiver amarelado e o tinto muito acastanhado pode ser que esteja oxidado, uma característica de alteração pelo contato do líquido com o ar. Para reduzir a chance de comprar vinho oxidado, escolha locais com boa rotatividade de estoque.

3 – Compre vinho com menos de 4 anos, principalmente os brancos.

4 – Normalmente nos contra-rótulos das garrafas há sugestões dos pratos a serem servidos de acordo com sua característica. Uma norma usual recomenda os brancos para peixes, os tintos para carnes e os vinhos doces para sobremesas.

5 – Quando não conhecer a marca e o tipo, só compre uma garrafa, se aprovado você pode comprar mais, se não aprovado você não fica com um produto que não quer.

6 – Faça uma lista dos nomes dos que você gostou e também dos que não lhe agradaram para serem evitados. Imagine que um dia terá a tarefa de escolher um no restaurante, é só ler a carta que você lembrará dos que mais gosta.

7 – Dica dos amigos, ou matérias especializadas que existem em revistas, jornais e na própria Internet.

8 – Seja curioso, leia sobre o assunto, os tipos e uvas usadas etc. Quando mais você se informar, mais fácil vai ser para você escolher.

9 – Opte por comprar vinho em locais especializados, lá você poderá obter uma orientação muito melhor do que qualquer outro lugar.



10 – Participar de cursos de degustação, ou mesmo montar com amigos grupos de degustação, para experimentar vários vinhos, cotejando- os lado a lado.

11 – Não beba por beber, preste atenção nos mínimos detalhes, o aroma, a cor, o paladar, à medida que se bebe mais, e mais e se presta atenção, mais se consegue identificar a riqueza das sutis gamas de sabores e aromas de cada bebida. Para que serve isso? Apenas para uma coisa: amplificar o prazer. Para chegar a esse ponto, o melhor caminho é a prática.

12 – Experimentar. Você pode não saber como escolher o melhor vinho hoje, nem amanhã, mas a medida que você vai degustando e apreciando esta bebida tão especial, vai aprendendo, aos poucos, escolher o de seu gosto, e neste caso, só sua experiência pessoal irá lhe ajudar obter a bebida de sua preferência. É seu paladar, seu gosto, que dirá aquilo que o agrada, o tipo de vinho que prefere.

Isso não quer dizer que, uma vez experimentado um vinho que agrada, o bebedor vá ficar a vida inteira amarrado nele. A oferta hoje é tão variada que dificilmente alguém gosta somente de um tipo de vinho – a tendência é termos várias preferências.

Assim, o que é mais importante na escolha de um bom vinho é seu gosto.


APRENDA A ESCOLHER UM BOM VINHO

Poucos são aqueles que sabem identificar um vinho de qualidade.

Como escolher a melhor safra, aquele com o gosto mais compatível com o alimento a ser servido e o mais saboroso entre uma quantidade de milhares de tipos.

Vinho –

a. Como Comprar,

b. Escolher,

c. Degustar.

“Sem gastar uma fortuna, ou anos de estudo, há dezenas

de maneiras de melhorar sua experiência com os vinhos.

O vinho é uma bebida incrível, que se torna melhor

quanto mais você a conhece”.

Há dicas que devem ser avaliadas no ato da compra feita em um supermercado ou em adegas.



No primeiro caso, explica-se que as vantagens de compra são os preços competitivos e a organização simples. “(Nesses locais) O que ganhará no preço provavelmente vai perder em variedade e interesse”,.

Além disso, geralmente não são estabelecimentos com pessoas experts no assunto que poderão tirar qualquer dúvida sobre o produto. Em lojas especializadas, além de não passar esses problemas, ainda há a opção de degustar, o que faz toda diferença.

O segundo passo é entender os rótulos das garrafas, cuja informação mais importante é acerca do produtor:

a. saber quem são os melhores do mundo

b. é a diferença entre o vinho bom e o ótimo.

Também deve-se analisar a variedade – dividida em Novo Mundo e Velho Mundo , assim como a região e vinhedo.



Outros itens essenciais são a safra, o teor alcoólico e aditivos.

O único cuidado é deixar-se levar pela estética da garrafa – dividida em Bordeaux, Champanhe e Borgonha e Francônia –, o que não garante uma boa bebida.

Entre as demais instruções estão a melhor forma de abrir a garrafa, como servi-lo, a temperatura ideal, armazenamento e as combinações gastronômicas.

“Conforme a comida fica mais pesada, assim também deve ser o vinho”, recomenda, acrescentando que o peso não corresponde a quilogramas, mas à sensação ao ingerir a comida. As melhores combinações são:

a. O Xerez fino e azeitonas verdes,

b. O Champanhe e ostras,

c. O Chardonnay e frango assado,

d. O Rosé e mozarela,

e. O Sangiovese e pizza,

f. O Mascato e sorvete italiano,

entre outras.



CURIOSIDADES

- Conforme o vinho envelhece, a rolha permite um fluxo constante e vagaroso de oxigênio para dentro da garrafa, o que pode ter um efeito maravilhoso sobre alguns.


- Fatores que influenciam no preço final da bebida são origem, o produtor e a reputação da região, a variedade de uvas, safra, raridade e a idade.

- A melhor maneira de degustar a bebida é colocá-la na taça, cheirá-la, agitar levemente e sentir seu aroma de novo. Deve-se manter o vinho na boca por cerca de nove segundos, espalhando. Em seguida, puxe um pouco o ar e só assim sentirá o seu gosto de verdade.

- Ao servi-lo, deve-se ter preocupação até com o saca-rolha, com as taças – esqueça os cálices de metal – e a temperatura (muito gelado esconde aromas e sabores agradáveis e altera a textura).

Tim, tim e saúde!

terça-feira, 21 de junho de 2011

PORQUE A ANS NÃO FAZ O MESMO COM O SUS

Planos de saúde terão prazo para marcação de consultas

Agência Nacional de Saúde fixa em até 7 dias tempo para obter horário com pediatra e clínico


PORQUE A ANS NÃO FAZ O MESMO COM O SUS ?


Antiga reivindicação dos usuários dos planos de saúde, a partir de setembro haverá prazo máximo para marcação de consultas e procedimentos médicos. A Agência Nacional de Saúde (ANS) determinou às operadoras limite entre sete e 21 dias para o atendimento aos clientes.

Para as consultas básicas como pediatria, clínica médica, cirurgia geral — incluindo odontológico —, ginecologia e obstetrícia o prazo será de sete dias. As demais especialidades, que não são consideradas de alta complexidade, o período passa a ser de 14 dias.

Caso um paciente não possa ser atendido pelo médico escolhido, a operadora terá que apresentar outros médicos que o atendam o mais rapidamente possível, desde que seja dentro da área de abrangência do plano. Em caso de descumprimento da norma dos prazos, haverá multa de até R$ 80 mil.

Serviços de diagnóstico por laboratórios de análises clínicas deverão ocorrer em até três dias. Nos atendimentos com nutricionista, psicólogo ou terapia ocupacional o prazo será de 10 dias.

A alteração nas regras para os planos de saúde foi publicada ontem no Diário Oficial da União. As empresas obtiveram prazo de 90 dias para se adequar.



RETORNO


A ANS dispensou os retornos dos quadros de prazos estabelecidos. Fica a critério do especialista que fez a consulta o período para retorno.

Nos casos de ausência de rede assistencial no município, a operadora deverá garantir o atendimento em prestador descredenciado na mesma cidade ou o transporte, de ida e volta, do usuário até especialista credenciado.

Caso a operadora não ofereça as alternativas para o atendimento deverá reembolsar os custos assumidos pelo beneficiário em até 30 dias. Nos casos de planos de saúde que não possuam alternativas de reembolso com valores definidos contratualmente, o reembolso de despesas deverá ser integral. Após a determinação entrar em vigor, em setembro, a operadora que descumpri-la estará sujeita a pagamento de multa de até R$ 80 mil. com agências)



Dificuldades para agendar atendimento

A servidora Mariza Almeida Silva, 55 anos, considerou positiva a resolução da ANS. Ela afirmou já teve problemas para conseguir marcar consultas na data desejada.

“A ginecologista é a mais difícil de marcar. Tem um dia específico do mês. Se não for naquele, não consegue. Não dá para marcar para um dia perto. Demora mais de uma semana”, disse.

As operadoras informaram que os prazos são compatíveis de serem cumpridos.

Operadoras consideram possível cumprir prazo da ANS



Representantes das operadoras de planos de saúde avaliam ser possível cumprir os prazos estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar para atendimento dos seus usuários.

A Federação Nacional de Saúde Suplementar disse que os prazos "são razoáveis de serem cumpridos". A organização representa 15 empresas.

A Associação Brasileira de Medicina de Grupo afirmou que os prazos já vêm sendo praticados pelo mercado. Mas alertou que a marcação de consultas e exames é controlada pelos médicos e laboratórios. "Vale lembrar que os médicos têm total controle de suas agendas de marcação de consultas, assim como os laboratórios para exames", diz a nota.

RECLAMAÇÕES - As reclamações contra operadoras de saúde são constantes. A demora no atendimento e a negativa de procedimentos estão entre as líderes de queixa dos consumidores. De acordo com a agência, cerca de 9% das reclamações recebidas pela agência são sobre demora no atendimento e 60% de negativa de cobertura por parte do plano de saúde.

As reclamações podem ser feitas pelo Disque ANS (0800 701 9656), de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. As queixas na agência costumam ter rápida. A estimativa de profissionais que atuam no setor de saúde é de que em até três dias a ANS resolva a situação. Além disso, o usuário que se sentir lesado pode registrar reclamação nos órgãos de defesa do consumidor ou ajuizar processo judicial contra a sua operadora, neste caso a solução tende a ser mais lenta.

Antes de publicar a resolução, a agência realizou consulta pública, quando recebeu cerca de 3.000 sugestões. (das agências)


Fonte da pesquisa :

http://www.dgabc.com.br/News/5894343/governo-altera-regras-e-impoe-prazo-para-consultas-medicas.aspx


http://extra.globo.com/noticias/economia/planos-de-saude-terao-prazo-para-atender-os-pacientes-2081310.html



22/06/2011
JORNAL EXTRA

http://extra.globo.com/noticias/economia/planos-de-saude-conselho-regional-de-medicina-pretende-ir-justica-contra-prazos-para-marcacao-de-exames-consultas-2088537.html


Planos de saúde: Conselho Regional de Medicina pretende ir à Justiça contra prazos para a marcação de exames e consultas


A determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) de que o agendamento de consultas e exames pelos planos de saúde deverá acontecer no prazo máximo de sete a 21 dias — dependendo da especialidade e do tipo do procedimento — vai parar na Justiça. O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio (Cremerj) prepara uma ação contra a norma, publicada na segunda-feira passada.

Para a médica Márcia Rosa de Araujo, presidente do Cremerj, a medida é inconstitucional e servirá somente para abalar as relações entre médicos e pacientes.

— Eles querem jogar os pacientes contra os médicos. Ninguém vai procurar um advogado e dizer que ele terá que resolver um número determinado de processos por ano. A resolução é um tremendo absurdo — contestou a médica.

De acordo com Márcia, pelo menos 40% dos médicos já se descredenciaram de algum plano de saúde no último ano. E, por conta da resolução da ANS, esse número ainda pode aumentar.

— Cresce o poder econômico das classes no país e, com isso, aumenta o número de pessoas contratando planos de saúde. Mas com a mesma quantidade de médicos credenciados. Hoje, é possível dizer que há mais descredenciamento do que credenciamento de médicos — afimou Márcia.

Um dia após a ANS publicar uma resolução, o Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou uma pesquisa em que mostra que quase 60% dos usuários de plano de saúde relataram enfrentar, no último ano, algum problema no serviço oferecido pelas operadoras. Segundo o estudo, a queixa mais comum dos consumidores (26%) é a demora em conseguir atendimento em pronto-socorro, laboratório ou clínica.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

PRIVATIZAÇÕES DAS EMEGÊNCIAS DOS HOSPITAIS DO RIO

Sindenfrj conquista liminar contra contratação de OS pela Prefeitura
17/02/2011

A Justiça concedeu liminar à ação do Sindicato dos Enfermeiros do Rio (Sindenfrj) que visa a impedir a entrega do controle das emergências de quatro hospitais da cidade e dois PAMs às organizações sociais. A decisão proíbe que a Prefeitura contrate qualquer OS e divulgue a empresa que ganhou a licitação.


A liminar foi concedida um dia antes da licitação das organizações sociais que serão contratadas para controlar os serviços nas emergências do Hospital Souza Aguiar, do Salgado Filho, do Miguel Couto e do Lourenço Jorge e dos PAMs Del Castilho e Irajá, prevista para esta sexta-feira (18), na sede da Prefeitura.





Fevereiro de 2011

Sindicato faz assembleias nos hospitais cujas emergências podem ser entregues às OSs
15/02/2011


A partir de março, o Sindicato dos Enfermeiros e entidades que representam os trabalhadores da saúde do Rio farão assembleias nos hospitais cujas emergências a Prefeitura pretende entregar às organizações sociais. Nesta sexta-feira(18), militantes e dirigentes da categoria participam de manifestação em frente à Prefeitura (Cidade Nova) para impedir a realização da licitação das OSs. O protesto começa ao meio-dia.


Assembleias (a partir das 9h)

16/03 – Hospital Salgado Filho

21/03 – Hospital Souza Aguiar

22/03 – Hospital Lourenço Jorge

23/03 – Hospital Miguel Couto




DEU NO JORNAL

SINDICATO DOS ENFERMEIROS DO RIO ENTRA NA JUSTIÇA CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DAS EMERGÊNCIAS DOS HOSPITAIS MUNICIPAIS DO RIO DE JANEIRO

Fevereiro de 2011

Sindenfrj aciona Justiça contra privatização das emergências do município
08/02/2011


O Sindicato dos Enfermeiros do Rio vai entrar na Justiça para impedir que a Prefeitura entregue o controle de emergências de quatro grandes hospitais da cidade a organizações sociais que já controlam postos do Programa de Saúde da Família. As unidades atingidas são o Souza Aguiar (Centro), Salgado Filho (Méier), Miguel Couto (Gávea) e Lourenço Jorge (Barra). A proposta também prevê a gestão de dois postos de saúde (PAMs Del Castilo e Irajá) pelas OSs.

Batizada pelo secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, de Programa de Emergência e Urgência de Pronto Atendimento, a medida foi anunciada sob a alegação de que agilizará o atendimento e evitará a falta de especialistas. O primeiro a ser atingido será o Miguel Couto, provavelmente a partir de junho.

No meio sindical, a medida causou indignação. A presidente do Sindenfrj, Mônica Armada, lembra que a lei municipal 5.026/2009 (das OSs) só permite a gestão de organizações sociais no Programa de Saúde da Família e em novas unidades. Segundo ela, a aprovação da lei, em maio de 2009, causou polêmica e ocorreu sob protestos de servidores da saúde e da educação.

- Por causa da pressão do funcionalismo e das entidades que os representam, a Prefeitura recuou em alguns pontos para conseguir aprovar o projeto. Entre eles o que proíbe a transferência de gestão de unidades antigas para organizações sociais. Logo, repetiremos a pressão e acionaremos a Justiça para impedir mais essa investida contra a saúde pública.

Mônica lembra também que as contratações pelas OSs vão preterir os aprovados no concurso de 2008.



Esta no endereço :


http://www.sindsprevrj.org.br/jornal/secao.asp?area=9&entrada=4647

Dia 18, grande ato contra privatização de hospitais do município do Rio
10/02/2011

Por Olyntho Contente



Da Redação do Sindsprev/RJ



Servidores protestam contra privatização nas galerias da Câmara do Rio, em 2009


A Frente de Luta Contra a Privatização da Saúde no Rio de Janeiro, criada nessa quinta-feira (10/02), no auditório do Sindsprev/RJ, convoca servidores municipais, usuários, conselheiros e todo o movimento popular para um ato público no próximo dia 18, a partir do meio-dia, no Centro Administrativo da Prefeitura do Rio (Piranhão). O objetivo é barrar a licitação prevista para acontecer no mesmo dia e local, para a escolha das Organizações Sociais (OS) às quais o prefeito do Rio, Eduardo Paes, quer entregar as emergências de quatro grandes hospitais municipais.

A Frente aprovou ainda, como parte da luta contra a implantação das OSs, a mobilização da categoria, com visitas, sempre às 7 horas da manhã, aos hospitais que podem ser atingidos pelo projeto privatista do prefeito Eduardo Paes: na próxima segunda-feira, 14/02, Hospital Salgado Filho; na terça-feira, Souza Aguiar; na quarta-feira, Miguel Couto; e na quinta-feira, Lourenço Jorge. Além disto, será elaborada carta aos parlamentares sobre as ilegalidades e inconstitucionalidades da entrega dos hospitais às OSs, convovando-os a participar do ato do dia 18 e da audiência do dia 17, em Brasília, com a ministra Carmem Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a inconstitucionalidade de projetos que privatizam a saúde.



Ampliar a Frente



Foi decidido, ainda, ampliar a Frente, com a participação de todos os segmentos da saúde (estadual e federal), também atingidos por várias formas de privatização, processo que irá se aprofundar com a MP 520, editada pelo presidente Lula, no final do seu mandato, e que cria uma empresa privada para gerir os hospitais federais. Serão convocados, também, sindicatos de outras categorias e parlamentares. À reunião dessa quinta-feira compareceu a deputada estadual Janira Rocha (PSOL-RJ), que estará presente no ato do dia 18 e nas visitas aos hospitais. Ela colocou seu gabinete à disposição da luta contra a privatização da saúde. O gabinete do vereador Paulo Pinheiro (PPS) também esteve representado pelo assessor Orlando Roberto Dias.



Nova reunião



Uma nova reunião da Frente de Luta Contra a Privatização da Saúde no Rio de Janeiro, para definir detalhes das visitas e do ato público no Piranhão, foi marcada para a próxima segunda-feira, às 16 horas, no auditório do Sindsprev/RJ (Rua Joaquim Silva, 98-A, Lapa). Na ocasião serão dados, ainda, informes sobre as medidas judiciais cabíveis para impedir a entrega dos hospitais às OSs.



Canto da sereia

A secretaria municipal de saúde vem fazendo reuniões com médicos dos hospitais municipais e postos de saúde, passando a idéia de que a privatização trará o melhor dos mundos para essas unidades. A verdade é que a privatização beneficia apenas grupos particulares, colocando em risco a estabilidade do servidor. Coloca também em risco o atendimento gratuito à população, como acontece em São Paulo.

A entrega de hospitais a Organizações Sociais (chamadas de OSCIPs, em São Paulo) está há muito tempo em curso. Em dezembro último, a Assembléia Legislativa paulista aprovou projeto, sancionado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), que acaba com a gratuidade em 25% dos atendimentos de alta complexidade na rede hospitalar pública estadual, gerida por organizações sociais. Quando elas foram implantadas naquele estado, o governo paulista também afirmava que não haveria privatização e nem prejuízos para a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Erro na Saúde - De quem é a Culpa ? MAIS UM


REPORTAGEM DO JORNAL EXTRA DO DIA : 11 DE JANEIRO DE 2011


Funcionário que entregou guia de óbito errada foi demitido

Erro em hospital de Realengo / Crédito: Reginaldo Pimenta / Extra Priscilla Souza

O funcionário do Hospital Albert Schweitzer que entregou a guia de óbito da aposentada Maria da Conceição Souza, de 92 anos, antes do reconhecimento do corpo, foi demitido nessa manhã. De acordo com a Secretaria estadual de Saúde, o diretor da unidade, Dilson Pereira, determinou abertura de sindicância para identificar os profissionais responsáveis pelo erro que levou à troca da ficha de identificação das pacientes.

O diretor afirmou que, por questão de rotina, a paciente foi trocada de leito na sexta-feira, porém a troca do prontuário médico não foi feita, o que ocasionou a falha na comunicação do óbito.

Familiares da aposentada Maria da Conceição Souza, de 92 anos, devem processar o Estado. Para isso, a família já acionou uma advogada que está estudando o caso.

— Vamos entrar na Justiça com uma ação de danos morais e materiais. Além disso, vamos solicitar em juízo que o óbito seja cancelado — afirmou a advogada Joseli Vicente da Costa.

Maria da Conceição Souza foi declarada como morta, na sexta-feira, pelo médico Adler Magalhães da Silva, do Hospital estadual Albert Schweitzer, em Realengo. No sábado, o médico Edson Vieira Alves deu alta para a idosa.

A confusão começou na sexta-feira, quando o neto da aposentada, Rodrigo Garcia Pereira, de 30 anos, recebeu a notícia do falecimento da avó no hospital e foi orientado a registrar o óbito no cartório. Ele acionou a funerária e voltou para o Albert Schweitzer. Ao chegar ao necrotério, a surpresa: não era a sua avó.

— O funcionário do hospital ainda teimou comigo, dizendo que aquela era, sim, a minha avó — disse Rodrigo. 

De acordo com Rodrigo, a diretoria do hospital não deu nenhum auxílio para a família, pelo contrário. A equipe de segurança tentou impedir que os familiares ficassem ao lado da idosa afirmando que ela não tinha direito a acompanhante.

Comentário :

O funcionário do Hospital Albert Schweitzer que entregou a guia de óbito da aposentada Maria da Conceição Souza, de 92 anos, antes do reconhecimento do corpo, foi demitido nessa manhã. De acordo com a Secretaria estadual de Saúde, o diretor da unidade, Dilson Pereira, determinou abertura de sindicância para identificar os profissionais responsáveis pelo erro que levou à troca da ficha de identificação das pacientes.

Quem assinou o óbito ?

Quem liberou o corpo da Enfermaria ?

Quem fez o pacote?

Será que mais uma vez a corda só vai ARREBENTAR do lado mais fraco?

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Síndrome de Aase


Síndrome de Aase

Nomes alternativos:

síndrome de Aase-Smith

Síndrome de anemia e Polegar Trifalángico Congénito,


Síndrome do Polegar Trifalángico


Síndrome de Aase Smith I


Polegar Trifalángico Hipoplásico

Definição:

Distúrbio hereditário incomum caracterizado por anemia e algumas deformidades articulares e esqueléticas.

É uma doença genética rara caracterizada por provocar anemia e deformidades esqueléticas.

Pensa-se que seja autossómica dominante. A base genética desta doença ainda é desconhecida.

A anemia é causada por um subdesenvolvimento da medula óssea. O nome da doença advém dos pediatras dos Estados Unidos da América, Jon Morton Aase e David Weyhe Smith.

Observação:

A Síndrome de Aase ou síndrome Aase-Smith é uma doença genética rara.

Anemia e deformidades ósseas são as características importantes desta síndrome.

Na Síndrome de Aase os pacientes têm uma ou mais deficiência física e lento crescimento na infância. Já o retardo mental e outros problemas neurológicos não estão relacionadas com essa síndrome.

É também conhecido como Síndrome da Anemia congênita trifalângico-polegar

Causas, incidência e fatores de risco:

É possível que a síndrome de Aase seja um distúrbio hereditário autossômico recessivo. A anemia é causada pelo subdesenvolvimento da medula óssea, local da formação dos glóbulos vermelhos.

Sintomas:

· leve atraso do crescimento

· pele pálida

· fechamento tardio das fontanelas (partes moles)

· ombros estreitos

· polegares trifalângicos

· Alteração em crescimento

· Palidez cutánea

· Atraso no fechamento de fontanelas

· Ombros estreitos

· Triplo articulação do polegar, pequenos ou ausentes nudillos, diminuição de dobras cutáneos em articulações dos dedos

· Imposibilidad de extensão articular desde nascimento (contractura congénita)

· Paladar dividido

· Deformidad em pavilhões auriculares

Sinais :

Exames:

  • ecocardiograma revelando possíveis defeitos no coração (o mais comum é o defeito do septo ventricular);

  • raios X revelam anormalidades esqueléticas, como as descritas acima;

  • pode-se realizar também biópsia da medula óssea

Observação:

  • Hemograma: anemia e diminuição de leucocitos (leucopenia).
  • Ecocardiograma pode revelar defeitos cardíacos (o mais frequente defeitos em septos ventricular).
  • Radiografia para o estudo de anormalidades oseas.
  • Biopsia de medula osea.

Tratamento:

A anemia é tratada, no primeiro ano de vida, por meio de freqüentes transfusões de sangue. Pode-se administrar prednisona, embora este medicamento deva ser evitado nos primeiros meses de vida, devido aos efeitos colaterais sobre o crescimento e desenvolvimento do cérebro. Se outros tratamentos falharem, pode ser necessário realizar um transplante de medula óssea.

Expectativas (prognóstico):

Em geral, a anemia desaparece com o tempo.

Complicações:

  • complicações resultantes da anemia, como fraqueza, fadiga e diminuição da oxigenação do sangue
  • alteração da capacidade do organismo para reagir às infecções, devido à redução de glóbulos brancos
  • possíveis defeitos cardíacos podem causar múltiplas complicações (dependendo do defeito específico)

sexta-feira, 18 de junho de 2010

DEZ MANDAMENTOS PARA UMA BOA QUALIDADE DE VIDA


01. DEZ MANDAMENTOS DA VIDA SAÚDAVEL






1) Ter um sono de qualidade.
2) Manter uma alimentação balanceada.
3) Praticar atividades físicas regularmente.
4) Não fumar.
5) Ter moderação no consumo de bebidas alcoólicas.
6) Encontrar satisfação nos trabalhos que realiza e buscar atividades
prazerosas.
7) Curtir a natureza.
8) Sorrir sempre.
9) Ser caridoso.
10) Amar e ser amado.



02. Os Dez Mandamentos para um
Coração Saudável





1 - Diga não à obesidade e controle o seu peso
2 - Consulte o seu médico periodicamente
3 - Meça a sua pressão arterial com freqüência
4 - Diga não ao fumo
5 - Verifique a quantidade de sal nos rótulos dos alimentos
6 - Diga não ao sedentarismo. Pratique esportes
7 - Escolha bem os alimentos
8 - Saiba se é diabético e se tem colesterol alto
9 - Evite o estresse
10 - Ame a vida e o seu coração




03. Os 10 Mandamentos para Prolongar a Vida



01. Não comer demasiado.
02. O menu tem de ser compatível com a idade.
03. Tente encontrar um trabalho apropriado.
04. Arranje um(a) companheiro(a) para a vida.
05. Ter o seu próprio ponto de vista.
06. Pratique desporto.
07. Dormir num quarto fresco.
08. Não guarde rancores.
09. Exceda-se! Faça Exercício físico.
10. Faça exercícios mentais.