domingo, 25 de julho de 2010

SARCOMA DE K A P O S I

O que é sarcoma de Kaposi


O sarcoma de Kaposi é um tipo de câncer no qual as células malignas formam no tecido que reveste os vasos linfáticos sob a pele ou nas membranas mucosas.



O sarcoma de Kaposi causa lesões (tecido anormal) que crescem sob a pele no revestimento da boca, nariz, garganta, e em outros órgãos. Essas lesões geralmente são roxas e feitas de células cancerosas, novos vasos sanguíneos, e células sangüíneas brancas. Diferente de outros tipos de câncer, no sarcoma de Kaposi as lesões podem começar em mais de uma local do corpo ao mesmo tempo.





Tipos de sarcoma de Kaposi

Há vários tipos de sarcoma de Kaposi, incluindo:
* Sarcoma de Kaposi clássico.
* Sarcoma de Kaposi africano.
* Sarcoma de Kaposi relacionado à imunossupressão induzida.
* Sarcoma de Kaposi epidêmico.
* Sarcoma de Kaposi não-epidêmico.



Sarcoma de Kaposi clássico


O sarcoma de Kaposi clássico é uma doença rara que pode incluir lesões de crescimento lento nas pernas e pés. Com o tempo, as lesões podem se formar em outras partes do corpo e geralmente não causam qualquer sintoma. As lesões podem crescer em tamanho e quantidade no período de 10 anos ou mais. Esse tipo de sarcoma de Kaposi afeta principalmente idosos de origem européia ou judaica.
















Sarcoma de Kaposi africano


Esse tipo de sarcoma é comum em homens adultos jovens nas regiões da África equatorial. Os sintomas podem ser os mesmos do sarcoma de Kaposi clássico, mas existe uma forma mais agressiva que causa feridas na pele e se espalha até os tecidos dos ossos. Esse tipo de Sarcoma de Kaposi é raro fora da África.






Sarcoma de Kaposi relacionado à imunossupressão induzida



Esse tipo de sarcoma de Kaposi ocorre em pacientes que tiveram transfusão de órgão. Esses pacientes recebem medicação para impedir que o sistema imunológico ataque o novo órgão, e isso pode levar ao desenvolvimento desse tipo de sarcoma de Kaposi. O sarcoma de Kaposi relacionado à imunossupressão induzida geralmente afeta somente a pele, mas pode ocorrer nas membranas mucosas e outros órgãos.



Sarcoma de Kaposi epidêmico


O sarcoma de Kaposi epidêmico ocorre em pacientes com o sistema imunológico enfraquecido por causa da AIDS.

Sarcoma de Kaposi não epidêmico
Esse tipo de sarcoma de Kaposi progride lentamente em pessoas sem sinais de infecção por HIV. As lesões são mais comuns nos braços, pernas e genitais, mas podem se desenvolver em qualquer lugar na pele. Esse tipo de sarcoma de Kaposi é raro.




Diagnóstico do sarcoma de Kaposi

Testes que examinam a pele, pulmões e trato gastrointestinal são usados para detectar e fazer o diagnóstico do sarcoma de Kaposi. Os testes a seguir podem ser usados:
* Exame físico em conjunto com histórico médico.
* Biópsia.
* Raio-x do peito para diagnóstico de sarcoma de Kaposi nos pulmões.
* Endoscopia para procurar por lesões do sarcoma de Kaposi no trato gastrointestinal.
* Broncoscopia para examinar a traquéia e passagens aéreas nos pulmões.





Como o sarcoma de Kaposi se espalha

As três formas pelas quais o câncer se espalha no corpo são:
* Através do tecido. O câncer invade os tecido normal ao redor.
* Através do sistema linfático.
* Através do sangue.

Quando o câncer se espalha a partir do tumor original para outros lugares do corpo, isso é chamado metástase. O tumor secundário é do mesmo tipo de câncer do tumor original. Por exemplo, se câncer de mama se espalhar para os ossos, as células cancerosas nos ossos são de câncer de mama.

Prognóstico e opções de tratamento para sarcoma de Kaposi

Certos fatores afetam o prognóstico (chance de recuperação) e opções de tratamento, como:
* Tipo do sarcoma de Kaposi.
* Saúde geral do pacientes, especialmente do sistema imunológico.
* Se o câncer se espalhou.
* Se o câncer é recorrente (foi tratado e retornou).

Tipos de tratamentos para sarcoma de Kaposi

O tratamento para sarcoma de Kaposi epidêmico (associado à AIDS) combina tratamentos para o sarcoma com os para a AIDS. Terapia antiviral usada para diminuir a progressão da AIDS pode ser combinada com medicamentos contra o câncer e remédios para prevenir e tratar infecções.

Há quatro tipos de tratamentos padrão para sarcoma de Kaposi: radioterapia, cirurgia, quimioterapia e terapia biológica que usa o sistema imunológico do paciente para lutar contra o câncer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário