Diferentes processos de formação de
educadores, numa perspectiva
histórico-social, indicando as diferenças mais
características de cada
um de maneira
sucinta.
Teorias:
Podemos citar os seguintes representantes:
Comênico, para ele o homem tinha
como objetivo a felicidade eterna, não observa a tendência nata de cada
indivíduo. Pestalozzi, a educação é um fator de transformação social, deve
respeitar as características de cada criança.
Herbert, a base psicológica de
aquisição do conhecimento, seguindo as etapas: preparação, apresentação,
associação, sistematização e aplicação.
Na Escola Nova, o processo está
centrado no aluno. A avaliação é Qualitativa e surge a auto-avaliação, há valorização
do aluno.
Seus representantes são: A.Teixeira, L. Filho e Azevedo. No Brasil, a
Pedagogia de Paulo Freire tem papel de denuncia das condições alienantes do
povo.
O ensino é centrado na realidade social, valoriza o conteúdo e o
professor é um mediador.
Freinet, foca a escola democrática e popular,
orientada para a emancipação e orientação para o trabalho.
Piaget, mostra as
mudanças qualitativas que a criança passa nos estágios da vida: assimilação,
ação e operações.Vygotsky, foca o processo de construção do conhecimento.
A
aprendizagem se inicia ao nascer, as mudanças vêm da interação da própria
história, cultura e sociedade.
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