sexta-feira, 2 de novembro de 2018

ANÁLISE DOS DIFERENTES TIPOS DE CULTURAS




RELAÇÃO ENTRE AS CULTURAS


1.  Destacar os pontos que distinguem a diferença entre cultura Patente e Cultura Latente.

Resposta:
- A cultura se divide em dois aspectos: a patente e a latente. Respectivamente, uma corresponde a artefatos observáveis e questões declaradas na própria organização, como móveis, vestimenta, descrição de cargos, jargões, organograma, princípios e missões organizacionais, este representa um nível mais objetivo e superficial. Já o outro implica aos pressupostos, referentes a questões informais, subliminares e ocultos, ou seja, as crenças, tanto as ditas quanto as não ditas, os valores da organização, caracterizando um nível mais abstrato e profundo. A cultura patente é aquela estabelecida segundo os padrões vigentes numa coletividade, num determinado momento. Ela está instituída por normas, idéias, valores e práticas que vigoram, dando à ordem social uma dimensão de atualidade e realidade concretamente palpável. Além disso, ela funciona do jeito que “deve ser” considerado adequado em um determinado contexto social. Já a cultura latente é aquela que existe incompleta e precariamente, institucionalizando outras formas de ser da sociedade. Nesse caso, ela está por se fazer, inovando e construindo outras normas, idéias e valores, que existem como possibilidades no âmbito das relações sociais. Assim, ela cria, transforma e renova a realidade existente. Na realidade, a cultura patente representa aquilo que a escola tem sido, enquanto a cultura latente, o que ela pode vir a ser a sua reinvenção.

2.  As autoras Thomaz e Bittencourt trazem reflexões sobre o papel da cultura no processo de ensino-aprendizagem (Thomaz; Bittencourt, Educação superior a distância: a cultura organizadora do real, p.2). Após leitura dos artigos, explicar sobre as diferenças e proximidades entre cultura patente e cultura latente.

Resposta:

-   Para análise devemos considerar 3 forma de culturas existentes: a parente, a latente e a emergente. A “cultura patente” representa o instituído, o estabelecido que são as normas, as leis, os regulamentos. Corresponde ao “nível racional de funcionamento do grupo ou o pólo técnico das interações grupais, regido, portanto, pelos perceptos e pelas funções conscienciais pragmático-refexivas”. A “cultura latente” “é o nível afetivo, ou afetual de estruturação do grupo, regido pelo dispositivo do inconsciente em suas características analíticas e neuro-psicológicos”. São nas vivências que se dão as emoções, o imaginário e que permitem compreender a grupalidade, a afetividade e a dimensão simbólica do grupo. “A cultura emergente” ou enativa “é captada no trajeto entre a ‘cultura patente’ e a ‘cultura latente”. Cultura latente, é a cultura que não se manifestou, permanece oculta, adormecido, deve ser trabalhada.  A cultura patente é um  instrumento competitivo, que tem uma importância para a informação cultural e  tecnológica. A cultura patente e a cultura latente caminham lado a lado, pois, a sociedade é diversificada e depende muito das condições e estruturas educacionais de cada sociedade, mais as mudanças em cada contexto pode acontecer desde que haja estímulos e orientações adequadas para o crescimento e o aprendizado do indivíduo do indivíduo, utilizado as condições sociais e vivencias do dia-dia  de cada indivíduo. A integração entre a escola, a sociedade e o aluno, é o grande marco para o sucesso da cultura e da educação.

3.   Como definir a diversidade cultural no Brasil e sua influência sobre a educação?
Resposta:

A diversidade cultural diz respeito aos diferentes costumes de uma sociedade, desta forma podemos citar: a culinária, as manifestações religiosas, as vestimentas, as tradições, etc. O Brasil por apresentar um extenso território, apresenta diferenças econômicas, climáticas, sociais e culturais entre as suas diferentes regiões. Os colonizadores europeus, os indígenas e os escravos africanos são os principais representantes da diversificação da cultura brasileira. Depois, os imigrantes alemães, árabes, poloneses, japoneses, italianos e outros, vieram abrilhantar a popularidade cultural brasileira. Fatores como as etnias, o processo de mestiçagem contribuiu para a diversidade da cultura brasileira no que diz respeito aos costumes, práticas, valores, entre outros aspectos que poderiam compor o caráter nacional.  A educação escolar não se limita a fazer uma seleção entre os saberes e os materiais culturais disponíveis num dado momento, ela deve também, para torná-los efetivamente assimiláveis às jovens gerações, entregar-se a um imenso trabalho de reorganização, de reestruturação, ou de “transposição didática“. Todos os conceitos educacionais são renovados a cada geração, visto que em cada momento e época histórica os indivíduos têm uma determinada visão de mundo, bem como um conjunto de conhecimentos e de valores. Essa renovação não quer dizer que se esqueça o velho conceito, mas que esteja considerando as novas maneiras de viver que caracteriza um grupo ou sociedade. A escola é uma  orientadora de tudo que constitui a experiência coletiva, isto é a cultura viva de uma sociedade.


REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

Pluralidade Cultural - Portal MEC. portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pluralidade.pdf

CANDAU, Vera Maria( Org.). Sociedade, Educação e Cultura(s): questões e propostas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
Reinventar a Escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
FORQUIN, Jean Claude. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Medicas Sul, 1993.

Diversidade Cultural: A Importância das Diversas Culturas no Ensino-Aprendizagem, no Desenvolvimento da Cidadania e na Preservação de Valores Éticos e Morais. https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/diversidade-cultural





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