Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos:
DEVIDO AS INÚMERAS DÚVIDAS NA HORA DA ELABORAÇÃO DE UM MINI PLANO DE CURSO, DEIXO UM ESBOÇO DE UM POSSÍVEL MINI PLANO DE CURSO.
Escola: E. E. BRASIL DO FUTURO Disciplina:
CIÊNCIAS Data: 04/10/2018
Mini- curso: Biologia e a Vida Série: 1ª ANO ENSINO MÉDIO Professor: NOME DO PROFESSO
Nº de Alunos : 30
|
||||
Tema Gerador : A Importância da Célula na Vida
Diagnóstico das Turmas: Turmas numerosas (mais de 30 alunos), vindos de
realidades socioeconômica
diferentes. Sendo que a maioria ( mais de 95% ) desconhecem
conceitos/explicações básicas do ensino fundamental, como por
exemplo - que
as plantas são seres vivos que produzem seu próprio
alimento.
|
||||
Objetivos
Gerais
|
Objetivos Específicos (Competências e Habilidades):
|
Conteúdos
|
Nº
Aulas
|
Desenvolvimento Metodológico
|
.
Estimular aos alunos conhecer, pensar, analisar e tomar decisões acerca da vida, de forma global e contex- tualizada. Já que a Biologia é a ciência que estuda a vida. |
- Verificar a
importância da Biologia como ciência inserida na história da
humanidade.
.- Diferenciar células procariontes de células eucariontes. .- Diferenciar a da fotossíntese e da respiração. - Reconhecer as principais diferenças entre mitose e meiose. - Conhecer medidas de prevenção de doenças sexualmen- te transmissíveis: herpes, AIDS, sífilis, gonorréia, etc., identifican-do seus agentes etiológicos. |
Aula 1:
I. Organização celular
na vida:
A célula como unidade estrutural e funcional dos
seres vivos:
.Células procarióticas e eucarióticas; .Células vegetais e animais; .Composição química da célula; .Respiração celular, fotossíntese; .Estrutura e replicação do DNA, transcrição, código genético, síntese de proteínas, tradução e mutação; .Ciclo celular: intérfase, divisão mitótica e meiótica.
Aula 2:
II. Sistemas Reprodutores Humano:
.Masculino e Feminino
.Ciclo mesntrual e controle hormonal
Aula 3:
III. Reprodução:
.Gametogênese e fecundação
.Etapas do desenvolvimento embrionário humano e anexos embrionários. .Doenças sexualmente transmissíveis. |
Serão
3 aulas
de
50 min.
Cada.
Total:
150 min.
|
Preparação:
Cartazes
e desenhos, livros referente ao assunto para pesquisa, computador para
pesquisa, retroprojetor, biblioteca.
|
Introdução
do assunto:
Falar sobre o assunto que será estudado,
sobre a sua importância e sobre a sua vivência do dia-dia. Mostra o processo
e as transformações que ocorrem a todo momento na vida de todos e a
importância de conhecer estes processos para se obter uma melhor qualidade de
vida.
|
||||
Desenvolvimento
e estudo ativo do assunto:
Programação
de:
1.
Exercícios de reprodução – teste rápidos para verificar assimilação de
habilidades.
2.
Tarefa de preparação para estudo – Diálogo estabelecido entre o
professor/aluno, aluno/professor e observa e revisão de matérias anteriores.
3. Tarefas de fase de assimilação de matérias-
Atividades que favoreçam o confronto entre os conhecimentos e a realidade dos
alunos.
4.
Tarefas na fase de consolidação e aplicação – compõe-se de exercícios e
revisão de fixação.
|
||||
Sistematização
e aplicação: Método Democrático.
-
Participação dos alunos na construção do conhecimento;
-
A forma de aprendizagem é decidida em conjunto com os estudantes;
-
O professor é o mediador da aprendizagem, é o incentivador, é um estimulador;
-
Integrar a realidade do aluno ao que esta sendo estudado;
-
Atentar para a formação crítica dos estudantes, estimular o debate sobre o tema que esta sendo
estudado e a realidade dos estudantes.
|
||||
Tarefas
para Casa:
Pesquisa sobre
células: tipos e formas.
Procurar
em livros e revistas artigos que falam sobre as células, reprodução e doenças
celulares.
Conversar
com os familiares sobre o assunto.
|
||||
Avaliação: Contínua,
com atividades em classe e extra-classe, de acordo com os
conteúdos ministrados a
metodologia aplicada e recursos utilizados. Levando em consideração a realidade individual dos educando. |
||||
Referencia
Bibliográfica:
- Livro
Adotado: Biologia - vol. único - Sérgio Linhares e
Fernando Gewandsznajder - Editora Ática.
- Bio - Vol. único - Sônia Lopes - Editora Saraiva.
-Citologia - Textos Acadêmicos da UFLA -Citologia - Laurence - Ed. Nova Geração |
Observação:
Para seu melhor aproveitamento “os
professores devem levar em consideração as suas fases: preparação e
apresentação dos objetivos, conteúdos e tarefas; desenvolvimento da matéria nova; consolidação
( fixação de exercícios, recapitulação); avaliação” ( LIBÂNEO, 1993, p.241
).
Podemos
apresentar de outra maneira um mini-plano de curso. Cada professor tem sua
característica própria de montagem de seu plano, mais as regras expressas pela
legislação educacional vigente deve ser respeitada. Muitas instituições já tem
a sua forma de montagem de plano elaborada, mais cabe ao professor buscar a
realidade escolar e do público alvo ( aluno, comunidade, etc... ) e montar um
curso que dê suporte as necessidade e os anseios do público alvo. O professor
deve ser um mero mediador no processo ensino-aprendizagem, cabe a ele instigar,
estimular e orientar o desenvolvimento e o aprendizado dos alunos.
Deixo uma nova representação de um Mini Plano de Curso.
E.
E. BRASIL DO FUTURO Data:
04/10/2018
|
|||
Disciplina: Biologia
|
Professor(a): NOME DO PROFESSOR
|
||
Mini- curso: Biologia e a Vida
|
Série: ENSINO
MÉDIO
|
Nº de Alunos :
30
|
Nº de Aulas : 3
De 50 min. cada.
Total : 150 min.
|
Tema gerador: A
Importância da Célula na Vida
Aula1 : . Organização celular na vida
Aula 2 : Sistemas Reprodutores Humano
Aula 3 : Reprodução
|
|||
Objetivos
Gerais: Estimular aos alunos
conhecer, pensar, analisar e tomar decisões acerca da
vida, de forma global e contex-tualizada. Já que a Biologia
é a ciência que estuda a vida.
|
|||
Objetivos Específicos (Competências e Habilidades):
- Verificar a importância da Biologia
como ciência inserida na história da humanidade.
.- Diferenciar células procariontes de células eucariontes. .- Diferenciar a da fotossíntese e da respiração. - Reconhecer as principais diferenças entre mitose e meiose. - Conhecer medidas de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis: herpes, AIDS, sífilis, gonorréia, etc., identifican-do seus agentes etiológicos. |
|||
Conteúdo:
Aula 1:
I. Organização celular
na vida:
A célula como unidade estrutural e funcional dos
seres vivos:
.Células procarióticas e eucarióticas; .Células vegetais e animais; .Composição química da célula; .Respiração celular, fotossíntese; .Estrutura e replicação do DNA, transcrição, código genético, síntese de proteínas, tradução e mutação; .Ciclo celular: intérfase, divisão mitótica e meiótica.
Aula 2:
II. Sistemas Reprodutores Humano:
.Masculino e Feminino
.Ciclo mesntrual e controle hormonal
Aula 3:
III. Reprodução:
.Gametogênese e fecundação
.Etapas do desenvolvimento embrionário humano e anexos embrionários. .Doenças sexualmente transmissíveis |
|||
Conceitos: Célula,
Sistema reprodutor, Reprodução.
|
|||
Estratégia:
Método
Democrático.
-
Participação dos alunos na construção do conhecimento;
-
A forma de aprendizagem é decidida em conjunto com os estudantes;
-
O professor é o mediador da aprendizagem, é o incentivador, é um estimulador;
-
Integrar a realidade do aluno ao que esta sendo estudado;
-
Atentar para a formação crítica dos estudantes, estimular o debate sobre o tema que esta sendo
estudado e a realidade dos estudantes.
|
|||
Procedimento:
Desenvolvimento
e estudo ativo do assunto:
Programação
de:
1.
Exercícios de reprodução – teste rápidos para verificar assimilação de
habilidades.
2.
Tarefa de preparação para estudo – Diálogo estabelecido entre o
professor/aluno, aluno/professor e observa e revisão de matérias anteriores.
3. Tarefas de fase de assimilação de matérias-
Atividades que favoreçam o confronto entre os conhecimentos e a realidade dos
alunos.
4.
Tarefas na fase de consolidação e aplicação – compõe-se de exercícios e
revisão de fixação.
|
|||
Recursos:
Cartazes e desenhos, livros referente ao assunto para
pesquisa, computador para pesquisa, retroprojetor, biblioteca, jornais e
revistas.
|
|||
Introdução
do assunto:
Falar
sobre o assunto que será estudado, sobre a sua importância e sobre a sua
vivência do dia-dia. Comentar sobre os
processo e as transformações que ocorrem a todo momento na vida de todos e a
importância de conhecer estes processos para se obter uma melhor qualidade de
vida.
|
|||
Tarefas
para Casa:
-
Pesquisa sobre células: tipos e formas.
-
Procurar em livros e revistas artigos que falam sobre as células, reprodução
e doenças celulares.
-
Conversar com os familiares sobre o assunto.
|
|||
Avaliação:
Contínua, com atividades em classe
e extra-classe, de
acordo com os conteúdos ministrados a metodologia aplicada
e recursos utilizados. Levando em consideração a realidade individual dos
educando.
|
|||
Referencia
Bibliográfica:
- Livro
Adotado:
Biologia - vol. único - Sérgio Linhares e Fernando Gewandsznajder -
Editora Ática.
- Bio - Vol. único - Sônia Lopes - Editora Saraiva.
-Citologia - Textos Acadêmicos da UFLA
Citologia - Laurence - Ed. Nova Geração
|
Bibliografia:
- FETZNER, Andréa Rosana. Curriculo. vol. 1, Rio de Janeiro: Fubdação
CEDERJ, 2010, p. 112.
- GANDIN, D.A prática
do planejamento participativo. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 1994.
- VASCONCELLOS, Celso
dos S. Construção do conhecimento em sala de aula.17. Ed. São Paulo: Libertad,
2008.
- BASE NACIONA
CURRICULAR.
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/.Acesso: 02/10/201818.
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/.Acesso: 02/10/201818.
Nenhum comentário:
Postar um comentário