Mostrando postagens com marcador texte do olhinho. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador texte do olhinho. Mostrar todas as postagens

domingo, 10 de julho de 2011

Teste da Orelhinha – Olhinho – Pezinho no recém-nascido é lei

TESTE DO OLHINHO OU TESTE DO REFLEXO VERMELHO

Alguns testes são realizados no recém-nascido ainda na maternidade, depende do hospital, os testes da orelhinha, pezinho e olhinho que mencionamos abaixo são obrigatórios por lei.

Teste do olhinho, realizado ainda no berçário, o bebê recebe um feixe de luz direcionado nos olhos, nada prejudicial.

E tem como objetivo detectar doenças que merecem cuidados e tratamento. Devem ser realizados ainda nos primeiros meses de vida do bebê, se possível antes dos três meses da criança.




O teste do reflexo vermelho, mais conhecido como teste do olhinho, já faz parte da rotina obrigatória do exame de recém-nascidos em vários estados brasileiros.

Regulamentado em forma de lei em alguns lugares, esse exame detecta diversos problemas oculares e previne uma série de sequelas.

Como exemplo podemos citar:

a. Catarata congênita,

b. glaucoma congênito avançado,

c. infecções intra-oculares,

d. malformações,

e. tumores.

Entre outros problemas de saúde ocular são possíveis de diagnosticar nesse exame, que deve ser feito antes de a criança sair da maternidade.

NoBrasil, o teste já é obrigatório no Estado:

a. de São Paulo,

b. do Paraná,

c. do Rio de Janeiro,

d. de Porto Alegre.

"Isso é um passo importante para a saúde pública e, sem dúvida, pode beneficiar significativamente a saúde ocular de muitas crianças".

Ainda hoje os números de crianças deficientes visuais ainda são elevado estimando que estejam, em todo o mundo, em torno de 1,5 milhão, metade dessas vivendo em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento e em grande parte dos casos em grande parte dos casos essas cegueiras poderiam ser evitadas.

"Com esse teste, que é bem simples e rápido, posse-se mudar esse quadro. No Brasil, o importante é que esse teste se torne lei nacional".

Observação:

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 16,5 milhões de brasileiros sofrem de algum tipo de deficiência visual e cerca de 30% desse total é formado por crianças. Muitos casos podem ser prevenidos com a execução desse teste em recém-nascidos e esse quadro se tornaria bem distinto com a realização desse exame, que pode ser feito por oftalmologista, pediatra ou mesmo um profissional de saúde bem treinado.

Os médicos recomendam o teste do olhinho nos próprios berçários sempre antes da alta do bebê. Sem contraindicações, o exame pode ser feito em todas as crianças recém-nascidas (inclusive prematuras) e identificar casos precoces de cegueira. "Fazendo o teste do olhinho evitamos sérios problemas de visão. O importante é fazer o diagnóstico de doenças oculares que podem, inclusive, levar à perda irreversível da visão".

Esse teste do olhinho pode ser facilmente feito com a emissão de luz sobre a pupila do recém-nascido por meio de um aparelho chamado oftalmoscópio. A luz atravessa a córnea, pupila, cristalino, corpo vítreo e reflete-se na retina sem causar qualquer dano. O reflexo normal tem uma cor avermelhada e contínua nos olhos saudáveis, descartando a presença de doenças oculares. Na ausência de reflexo ou em casos de assimetria, a criança deve ser encaminhada ao oftalmologista para fazer outros exames.

Resumos dos Principais Testes em Bebês

Teste da orelhinha

O teste da orelhinha, agora é lei, e deve ser realizado ainda na maternidade. É um dos testes pelos quais o bebê precisa passar , mede a capacidade auditiva de recém-nascidos.

É realizado com um aparelho que emite um som e a partir dai observa se existe uma resposta da cóclea, parte do órgão que muda as vibrações sonoras em impulsos nervosos, que são enviados ao cérebro.

O ideal é que seja realizado 48 horas após o nascimento da criança, para que não haja vestígio do liquido aminiótico.

Teste do pezinho

O teste do pezinho é realizado no calcanhar do recém-nascido, colhe-se uma gotinha de sangue. Os serviços de saúde, públicos ou particulares, fazem a triagem de três maneiras: básica, mais e super.

Triagem básica: detecta três doenças:

a. fenilcetonúria,

b. hipotireoidismo congênito ,

c. anemia falciforme;


Triagem “Mais”: detecta sete informações de doenças, incluindo fibrose cística;


O teste “Super”: pode detectar umas 46 patologias.

As maternidades não deveriam dar alta ao bebê antes de realizar o teste do pezinho. Algumas maternidades fazem ele, sem você tomar conhecimento.

Na hora que tiver alta do hospital pergunte se ele foi realizado e quando irá sair o resultado.


O teste do pezinho deve ser feito antes dos três meses, preferencialmente no primeiro mês de vida do bebê, após 48 horas de nascido, pois algumas doenças podem ser reversíveis se detectadas a tempo.

Teste do Olhinho ou do Reflexo Vermelho


Poucas Pessoas Sabem da Existência do mesmo.


Vamos divulgar este exame de prevenção e ajudar a diminuir o número de deficientes visuais.


ATENÇÃO:

Não fique revoltado quando umafotografia sair com olho Vermelho, fique atento ou melho procure avaliação de um especialista imediatamente quando a fotografia apresentar um olho branco.


UM EXAME SIMPLES E BARATO


Teste do Olhinho, ou do Reflexo Vermelho, deve ser realizado rotineiramente, ainda na sala de parto, serve para detectar e prevenir doenças oculares como a retinopatia da prematuridade, catarata, glaucoma, infecções, traumas de parto e até mesmo cegueira.


Muitos pediatras ou Neonatologistas, porém, ainda não examinam os olhos dos recém-nascidos e o resultado disso é assustador: mais de 50% das crianças só têm o problema de visão descoberto quando estão cegas ou quase cegas para o resto da vida.

Para os bebês prematuros, em São Paulo, o Teste do Olhinho é obrigatório porque 30% dos bebês que nascem com menos de 40 semanas ainda não têm os vasos sanguíneos da retina formados. A retina é onde se compõe a visão. Quando a retina não está formada, ela pode dar origem à retinopatia da prematuridade, principal causa da cegueira infantil na América Latina.

Este teste preventivo é de baixíssimo custo. Por Exemplo, em São Paulo. A Amusp, por exemplo, realizou doações de vários Oftalmoscópios (equipamento usado para fazer o Teste do Olhinho) para maternidades e hospitais, pelos quais pagou R$ 340,00 cada um.

Esse é o custo (corrigido à época da compra) a ser absorvido pelas maternidades e pelos estabelecimentos hospitalares, já que o exame pode ser feito pelo Neonatoligista ou Pediatra que recebe a criança na sala de parto, bastando para isso um treinamento que pode ser realizado pela Secretaria Estadual de Saúde, com apoio de entidades como a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, que vem se dedicando à divulgação do assunto.



Observação:


A Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica estima que, de cada cem crianças nascidas, uma tem catarata, que se for cuidada a tempo pode evitar a cegueira. Atualmente, o Ministério da Saúde dispõe apenas do exame de Fundo de Olho, que também serve para detectar a catarata congênita.

Esse exame não é obrigatório, mas se pais o pedirem logo depois do nascimento, pode ser feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Mas ainda é muito pouco.




Como é realizado o Texte do Olhinho


O Teste do Olhinho, realizado pelo pediatra e sem uso de colírios prévios, é utilizada uma fonte de luz para se observar o reflexo que vem da retina.


O reflexo vermelho normal (em tons de vermelho, laranja ou amarelo, dependendo da incidência de luz e da pigmentação da retina) significa que as principais estruturas internas do olho (córnea, câmara anterior, íris, pupila, cristalino e humor vítreo) estão transparentes, permitindo que a retina seja atingida de forma normal.

Já quando está alterado, geralmente não se observa o reflexo ou a qualidade dele é ruim. O Teste do Olhinho também pode ser feito em ambas as pupilas simultaneamente e a comparação dos reflexos pode fornecer informações sobre outros problemas oculares.


Importância do Exame


A grande importância do exame é a detecção precoce de patologias que podem ser tratadas antes do seu agravamento, como é o caso de tumores, catarata congênita e traumas de parto. Segundo dados estatísticos, essas alterações atingem cerca de 3% dos recém-nascidos em todo Mundo. Caso não sejam diagnosticados a tempo, estes problemas podem levar à perda irreversível da visão.



Teste do olhinho: fundamental para todos os Nenês


Existem hoje em dia vários tipos de exames que são realizados logo que o bebê nasce, antes mesmo da alta hospitalar. São triagens neonatais que podem prevenir doenças e até mesmo detectar alguma alteração o mais cedo possível para evitar seqüelas mais graves.

Testes do Pezinho, da Orelhinha e o teste do Olhinho, tão importante quanto os outros dois.


O teste do olhinho (ou o teste do reflexo vermelho) é um exame que deve ser realizado rotineiramente em bebês na primeira semana de vida, preferencialmente antes da alta da maternidade, e que pode detectar e prevenir diversas patologias oculares, assim como o agravamento dessas alterações, como uma cegueira irreversível.

Ao contrário do teste do pezinho, que é super conhecido nacionalmente (até por ser obrigatório), os testes da orelhinha e olhinho são muito menos "famosos" entre os pais. A explicação para a pouca fama se deve ao fato de ambos os testes são realizados somente em alguns Estados e cidades do país.

Para alívio das mamães, o teste do olhinho é fácil, não dói, não precisa de colírio e é rápido (de dois a três minutos, apenas). Uma fonte de luz sai de um aparelho chamado oftalmoscópio, tipo uma "lanterninha", onde é observado o reflexo que vem das pupilas. Quando a retina é atingida por essa luz, os olhos saudáveis refletem tons de vermelho, laranja ou amarelo,

Já quando há alguma alteração, não é possível observar o reflexo ou sua qualidade é ruim, esbranquiçada. A comparação dos reflexos dos dois olhos também fornece informações importantes, como diferenças de grau entre olhos ou o estrabismo.

O teste do olhinho previne e diagnostica doenças como a retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma, infecções, traumas de parto e a cegueira. Segundo dados estatísticos, essas alterações atingem cerca de 3% dos bebês em todo o mundo.





Prematuros



Bebês prematuros devem obrigatoriamente realizar esse teste visual, de modo que afaste o risco da retinopatia da prematuridade, principal causa da cegueira infantil na América Latina.

"Como essas crianças prematuras ainda passam por um processo de formação, possuem vasos sangüíneos imaturos no globo ocular".



O teste do olhinho pode ser realizado por um pediatra, mas se alguma alteração é identificada, o bebê deve ser encaminhado para o oftalmologista para a realização de exames mais específicos.





Não deixe para depois



Pelo menos 60% das causas de cegueira ou de grave seqüela visual infantil podem ser prevenidos ou tratáveis se fossem detectadas precocemente, antes de se agravarem. Daí a importância do teste do olhinho.



O pior de tudo é que mais da metade dos casos só tem o problema descoberto quando estão cegas ou quase cegas para o resto da vida. A Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica prevê cerca de 710 novos casos de cegueira por ano.





Dicas



A mamãe e o papai podem observar as fotografias de seu filho. Se em vez do reflexo vermelho que fica nos olhos aparecer uma mancha branca, procure um oftalmologista.

Pergunte ao pediatra do seu bebê quais exames que foram realizados ao seu nascimento. Se o teste do olhinho não estiver entre eles, converse com o médico a possibilidade de realizá-lo.

A catarata não é um problema só de idoso, não. A catarata congênita é uma patologia presente ao nascimento e uma em cada cem crianças nascidas apresenta essa alteração.