segunda-feira, 18 de setembro de 2017

O Homem Antes da Educação Não Passa de Uma Possibilidade ?


Será que o Homem antes da Educação Não Passa de Uma Possibilidade ?



São vários os teóricos que se dedicaram ao estudo da infância e contribuíram muito para a Educação Infantil. Para efeito de curiosidade, podemos citar: João Amós Comênio (1592-1657), Jean Jacques Rousseau (1712-1778), Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827), Friedrich Fröebel (1782-1852), Ovide Decroly (1871-1932), Maria Montessori (1870-1952), Celestin Freinet (1896-1966), Jean Piaget (1896-1980), Lev Semenovich Vygotsky (1896-1934) e outros.

      Sobre o trecho,  “a verdade que tudo isto proclama em definitivo é que o homem como homem, antes da educação, não passa de uma possibilidade, isto é, ainda menos do que uma esperança”.

   Com referência do período Infantil, a velha sociedade, na Idade Média, via mal as crianças, onde esta tinha uma convivência muito curta com a família e logo era encaminhada para o ensino de um ofício com outra família, é evidente que nesse período não havia o afeto familiar, hoje a sociedade atual cuida da criança e tenta compreendê-la, estudando-a. Com a tecnologia de hoje e os estudos podemos entender a Infância, podemos obter as características da criança através da Ultrassonografia, quando ainda na vida uterina.

       O bebê se caracteriza-se por não ter o domínio da fala, assim, podemos definir a infância como sendo o período entre a ausência da fala até a sua aquisição.  A infância é um longo período que se encerra a partir da puberdade. Na puberdade  há à ação marcante dos hormônios que desencadeiam as características  sexuais secundárias, que tem como objetivo preparar a capacidade reprodutiva, de ambos os sexos. Este é o período da entrada da adolescência. Os períodos do desenvolvimento de uma criança é estabelecido da seguinte forma pelos estudadores: primeira Infância (0-3 anos), segunda Infância ( 3-6 anos), idade escolar (6-12 anos) e Adolescência ( 12-18 anos). Os  três primeiros anos de vida de uma criança ( infância ), são fundamentais para o desenvolvimento das estruturas físicas e psíquicas, sem esquecer das habilidades sociais. A experiência  de vida neste período, influenciarão por toda a vida, seja na sua forma de estabelecer laços amorosos e sociais com as pessoas que o cercam. Nesse período a vulnerabilidade da criança é total, este depende  de um ambiente especial, de cuidados físicos para o seu desenvolvimento psicológico. Ao nascer, o bebê é um amontoado de massa corporal e para o seu desenvolvimento será necessário o contato com outros seres humanos, que tenham a capacidade de transmitir a linguagem, só assim o bebê  pode ingressar no mundo humano. A criança fica cercada por uma gama de linguagem, e desta gama de linguagem terá que retirar a possibilidade de se comunicar com o outro ser humano.

     Pelo que foi comentado até o presente momento, podemos observar que o desenvolvimento de uma criança depende do meio em que vive.  Se a criança vive num meio de um certo animal, sendo este a única fonte de contato, observa-se que esta criança vai adquirir as características comportamentais deste animal. Assim, a frase: “ o homem é fruto do meio em que vive”, esta bem enquadrada no que diz respeito à aprendizagem. Malson (1988 ), admite  que o homem não nasce homem, mas é construído, e que a maior parte  das crianças consideradas selvagens, comprova que suas dificuldades  não provém de uma deficiência biológica, mas, de uma insuficiência cultural.

      Isto mostra o quanto é necessário o contato humano, a importância  da  troca de informação, em fim, o aprendizado na infância  é primordial para que o homem se torne homem.  Seguindo esta linha de análise, é perfeitamente aceitável a colocação:

     “a verdade que tudo isto proclama em definitivo é que o homem como homem, antes da educação, não passa de uma possibilidade, isto é, ainda menos do que uma esperança”.  A educação é primordial para que um ser se transforme em homem e deixe de ser apenas uma possibilidade de ser homem.

Referências:

MARIA MANSO DE BARROS, Rita. Fundamentos da Educação 2: Psicologia da Educação. 1. ed. RJ: CEDERJ, 2014. 403 p. v. Unico.




RIBEIRO, A. M. Curso de Formação Profissional em Educação Infantil. Rio de

Janeiro: EPSJV / Creche Fiocruz, 2005.









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